Em pauta!

domingo, junho 19, 2011

Imin Matsuri'2011 em Curitiba/PR!

A praça que fica atrás do Museu do Olho.

Um sábado frio, porém ensolarado e reconfortante: esta é a frase que resume bem o verdadeiro clima da capital paranaense. E com base nessa atmosfera tão receptiva, este humilde blogueiro se fez presente ao primeiro dia das festividades do Imin Matsuri'2011.

É bem verdade que o último evento no qual este blogueiro esteve presente foi em setembro de 2008, o Haru Matsuri. Desnecessário enfatizar que nos anos de 2009 e de 2010 não existiu uma única ida para algum evento. Mas 2011 se converteu na tão esperada redenção...

É com satisfação que este humilde blogueiro deixa clara a opinião que teve sobre o Imin Matsuri'2011 ( ao menos, no seu primeiro dia ), pois estava tudo muito bom. Desde os eventos até o público que compareceu para prestigiar o festival.

Dos eventos...

Batendo no arroz.

A primeira apresentação vista por este humilde blogueiro foi uma espécie de cerimonial. As batidas ditavam a atmosfera, enquanto que os presentes no palco revezavam as batidas no arroz.

Além das citadas batidas nos instrumentos no palco, as chamadas vocais também se fizeram presentes. Intercalando as batidas, os gritos de "força" ( em japonês, obviamente ) foram muito usados para quem estava batendo o arroz, o fizesse cada vez com mais força.

Na sequência um grupo denominado Karis Kids, da Igreja Evangélica Holiness de Curitiba, fez duas bonitas apresentações, dignas de muitos elogios. Com canções de cunho religioso, as crianças encantaram a plateia presente.

Logo após a apresentação das crianças, uma peça teatral foi encenada. A peça tinha como ideal transmitir a sábia mensagem de que alguém quer o nosso bem, a nossa salvação: Jesus está presente para a todos salvar, tal como fez propor a peça teatral, bem feita e merecidamente muito aplaudida.

Taikô!

Em uma visão bem pessoal, um dos melhores momentos do primeiro dia do Imin Matsuri'2011 foi a apresentação do grupo de Taikô. Aliás, foram quatro apresentações em três turnos ( que este blogueiro viu ).

Notou-se amplamente que o grupo que se apresentou deve estar junto há muito tempo. Cada movimento, cada batida no instrumento, cada chamada de ação eram feitos sem nenhum problema.

Um momento que chamou a atenção foi quando o locutor chamou uma jovem ao palco. A razão para tanto era que esta jovem é residente em Maceió/AL e que ela, como presente pelo seu aniversário de 15 anos, pediu a sua mãe para que viesse até Curitiba/PR prestigiar o Imin Matsuri. O blog parceiro "Tadaima! Curitiba" foi a fonte de informação da jovem para ficar à par do festival.

Uma bela apresentação.

Jovens moças, trajadas com as vestimentas tradicionais japonesas, subiram ao palco para fazer uma bela apresentação. Elas foram mostrar aos presentes no festival um pouco de dança tradicional, mas com uma perspectiva mais leve e suave.

Logo após, um grupo de senhoras, também em trajes tradicionais, também subiram ao palco para mostrar a arte do Odori, uma das danças mais conhecidas do Japão. Este blogueiro viu elas se apresentarem duas vezes, de forma intercalada.

Jovens comandando as ações no palco.

O festival era de todos e para todos. Dando veracidade para tal frase, mais um grupo de jovens subiu ao palco, para fazer uma coreografia mais moderna com base nas danças japonesas. Assemelhava-se ao Bon Odori, mas ia além.

Para este blogueiro houve muita semelhança com as danças feitas pelo grupo Odoriwakai ( ver na postagem sobre o Julin Matsuri em 2008 ).

Mais Taikô.

Estava começando a anoitecer quando mais um grupo de taikô subiu ao palco. Esse grupo, pelo que este blogueiro ouviu, já se apresentou em vários locais do Brasil.

E realmente, a apresentação deste grupo foi muito boa. A harmonia dos instrumentos ( além do taikô tradicional ) era divina. E uma coisa que se percebe ao longe é que as pessoas no palco estavam fazendo algo de que gostam muito, e isso impacta fortemente no resultado final obtido ( no caso deste grupo, parabenizações ).

Do local...

Trabalhos feitos em origami.

A presença do público, na visão deste humilde blogueiro, não foi maior do que no distante Haru Matsuri'2008. Por outro lado, o pessoal presente estava ali para uma confraternização com as festividades japonesas. E, vendo a situação por este ponto de vista, estava tudo realmente muito calmo.

Se você estiver curioso quanto aos cosplayers presentes ao festival, aí vai uma informação muito importante: eram poucos. Dentre o baixo número de cosplayers a maioria eram de personagens dos animes "Naruto" e "Bleach". Este blogueiro notou uma jovem vestida como Lolita, e um outro figurino bem feito mas com outras temáticas ( que não a animação japonesa ).

Talvez a razão para isso esteja no fato de não haver um palco para atividades de fãs de animes e mangás, e nem de haver eventos direcionados para tal público em especial.

Movimentação...

Os locais para alimentação estavam sempre cheios. Como de costume nestes festivais, a variedade de pratos dita as normas, chamando a atenção de muitos para saciar a fome ou apenas para fazer um lanche rápido.

Estandes de lojas? Estavam lá. Incrivelmente, pouquíssimos mangás à venda ( e eram poucos no teor mais forte da palavra ). Entretanto, peças de vestuário e bugigangas diversas se faziam presentes, para a alegria de muitos.

Os costumes tradicionais japoneses se faziam presentes também por meio dos amuletos conhecidos. Bonsais eram vendidos. Brincadeiras como a tradicionais de "pegar peixinho" faziam a festa da criançada.

Objetivamente

O Odori das jovens no palco...

Para este humilde blogueiro, o Imin Matsuri'2011 em seu primeiro dia foi muito convidativo e positivo. É muito legal, como sempre se faz importante ressaltar, estar em um lugar onde as pessoas partilham dos mesmos gostos como, no caso, a cultura japonesa.

A anteriormente citada área temática para os fãs de animes e mangás fazerem as suas brincadeiras e karaokê, por exemplo, pode até ser considerado um ponto negativo. Mas, ao mesmo tempo, não pode ser considerado como um demérito para o festival em si.

Bem organizado e estruturado. Assim foi o Imin Matsuri'2011 de Curitiba/PR em seu primeiro dia. Infelizmente, este humilde blogueiro não se fará presente no segundo dia ( 19 de junho ), mas ficam os votos de boa diversão para quem for.

E você? Se é de Curitiba/PR e região, foi ao Imin Matsuri? O que achou?

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Caso você esteja em uma destas fotos e queira tê-las, entre em contato através do e-mail [blognetoin@gmail.com].
O mesmo é válido para o caso de você ter se sentido ofendido em algum momento da postagem, e com isso solicitar a retirada das imagens nas quais aparece.

10 comentários:

  1. Este post ficou ótimo, sem mais a acrescentar, a quantidade de cosplays foi muit baixa realmente, mas o evento em si foi ótimo, como a bateria da minha camera acabou, "pra variar", vi boa parte das apresentações mas gostei muito das apreentações de Aikido, Kendo, taikô, e Odori, de resto passei quase que a tarde inteira na praça de alimentação. e o fim do evento perto do palco. sem mais ótimo evento.

    ResponderExcluir
  2. Saudações

    Daegar, concordo contigo. O matsuri estava ótimo.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, ao menos aparenta pelas imagens. E pouxa,Curitiba tem belos cenário, que cidade linda!

    ResponderExcluir
  4. Saudações

    De fato Roberta, Curitiba tema s suas belezas. Algumas são peculiares, outras são mais previsíveis.

    Mas a cidade é muito bonita.

    O local onde foi realizado o evento fica muito próximo ao centro da cidade, no Centro Cívico. O "Museu do Olho" ( como é conhecido o Museu Oscar Niemeyer ) fica basicamente junto aos prédios do secretariado estadual. Dali até o Palácio Iguaçu ( sede do Governo do Paraná )e até e Prefeitura de Curitiba, é rapidinho ( mesmo a pé ).

    E sim, o Imin Matsuri estava muito bem organizado.

    Grato por sua visita.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post! Quem me dera ter uma festa dessa por aqui em BH. Seria sensacional!

    ResponderExcluir
  6. Saudações


    Butecoshonen, é sério que não há nenhum evento em Belo Horizonte? Eu desconhecia isso...

    Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Claro que há aventos em BH. E o Anime Festival BH? Fora outros pequenos eventos que não seguem uma periodicidade definida. Talvez ele esteja falando de algo como o Imin Matsuri, realmente não temos nada assim T__T

    ResponderExcluir
  8. Saudações

    Obrigado pela explicação, Roberta.
    Agora entendi bem.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Já de inicio agradeço ao comentário feito no On-Sekai.
    A resenha foi muito bem escrita, conseguindo relatar com detalhes os acontecimentos do evento.
    Eu achei que o domingo supero em números eventos passados, pois estava ocorrendo o Skate Day, o que resultou em significativo aumento no público.
    Quanto a falta de cosplay, creio que não ter o palco jovem seja o motivo. Se pesarmos nos eventos de até pelo menos dois anos atrás, época que começou a crescer rapidamente a quantidade de otakus, sempre houve cosplays nos matsuris mesmo sem o palco. Para mim o possível motivo é o fato da AF e outros grandes eventos focado para otakus estarem chegando. Ou poderia ser até mesmo ser outro motivo como preguiça de ir (^^").
    Enfim o evento me agradou, e creio que grande parte dos frequentadores OLD SCHOOL.
    E ressalto mais uma vez, que gostei bastante dos eu texto.
    xD
    China XD - On-Sekai

    ResponderExcluir
  10. Saudações

    Obrigado por suas palavras, China.
    Acredito que o Imin Matsuri foi realmente muito bom.

    Desde já, fico na espera pelo Haru Matsuri que, provavelmente, deverá ser realizado em setembro.

    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!