Em pauta!

quinta-feira, outubro 20, 2011

Análises em Geral - parte #39: o divertido mangá NHK ni Youkoso!

Imaginação fértil?

Existe uma crença que pode beirar a imaturidade. Tal crença diz respeito às obras japonesas, sejam elas animadas ou publicadas. A mesma diz que nada se aprende com estas obras, que tudo não passa de pura brincadeira e outras coisas acerca desta ( à bem da verdade, tal crença não diz respeito apenas as obras japonesas, mas diz respeito à temática do NETOIN! ).

Para este humilde blogueiro, há uma certa inverdade em tal crença. A melhor definição para isto pode estar em uma review publicada este ano, sendo ela do anime Sayonara Zetsubou Sensei que, com seu humor escrachado e deboche de algumas situações pertinentes à sociedade nipônica atual, conquistou à muitos. Entretanto, nem esta obra serve de único exemplo contrário à crença, como também várias outras seguem o mesmo percurso.

A obra que será aqui comentada entra com grande estilo neste quesito. Retratando uma vertente da sociedade japonesa, NHK ni Youkoso! contém um tipo de história na qual este humilde blogueiro tem imensa satisfação em comentar aqui para você, amigo visitante.

NHK ni Youkoso: o convite para entrar no mundo de um hikikomori...

As capas de NHK ni Youkoso! com elas...

O mangá NHK ni Youkoso! ( Bem-vindo à NHK, muito bem traduzido e orientado ) faz um convite mais do que especial. Nele, você poderá desbravar a mente de um verdadeiro hikikomori: jovem que não estuda nem trabalha, ficando enfurnado em sua casa, estando geralmente atrás de um computador, sendo isto considerado um dos grandes males dentro da sociedade japonesa atual.

O protagonista deste interessante cenário é Satou Tatsuhiro, um rapaz que vive trancafiado em seu pequeno apartamento. Ele era um estudante universitário normal, até ser vítima de uma forte conspiração ( partindo do princípio básico no que Satou acredita ). Sua vida resume-se à ficar na frente do computador, aparentemente sem nada de melhor para fazer, uma vez que é sustentado por seus pais ( estará ele se aproveitando da situação? ).

A tal conspiração ( segundo crê Satou ) vem da conhecida emissora japonesa NHK que, segundo os pensamentos do protagonista da obra, quer transformar à todos em hikikomoris. Dentro de seu dia a dia, Satou culpa tal conspiração pelo fato de ser desempregado ( além de hikikomori ).

O que Satou nem desconfia é que um certo olhar feminino está em seu encalço, depois de uma forma nada convencional de se conhecerem. A jovem Nakahara Misaki crê que pode "salvar" Satou de sua condição de hikikomori. Mas a própria moça esconde segredos sobre a sua vida o que, de alguma forma, desperta certa curiosidade.

Como se não bastasse o fato de ser um hikikomori e de estar sendo arduamente seguido pela Misaki, Satou tem algo mais para se preocupar: o seu vizinho. Desconhecido até um certo evento, um antigo amigo de Satou revela estar ali do lado durante um bom tempo. Trata-se de um rapaz, cujo nome é Yamazaki Kaoru, que está à estudos na grande cidade.

O jovem Kaoru é um otaku de carteirinha. A comprovação disto está em seu apartamento, abarrotado de bonecas de personagens de animes. Isto para não mencionar os jogos. E além dele, há outros personagens que trarão certas lembranças para Satou, ao mesmo passo em que também farão com que o protagonista se meta em encrencas nada elegantes.

As capas de NHK ni Youkoso! com eles...

O mangá explora bem "o todo" que foi descrito nos parágrafos acima e, para este humilde blogueiro, com grande maestria. Os diálogos apresentam certa força em alguns dizeres, especialmente quando estes fazem uma referência direta ao estado atual da vida de Satou. Além disso, a arte contida na obra ajuda e muito para o serviço ficar completo.

É simplesmente hilário ver no mangá algumas das expressões faciais e corporais mais interessantes que um personagem pode mostrar. Os pensamentos de Satou são o mais puro simbolismo da crueldade mental que uma pessoa pode sofrer, contra ela própria. Apesar da grotesca definição, o jovem protagonista assim se coloca na obra, em clara evidência.

Uma questão importante referente à arte da obra está nas silhuetas femininas. Melhor enfatizando, nas amostras naturais do corpo feminino. Em especial quando Satou tem pensamentos extremamente pervertidos que podem envolver a Kashiwa Hitomi ( que era a senpai do rapaz na época de colégio ) e, principalmente, a Misaki.

Aliás, a Misaki esconde muito de sua vida durante boa parte da obra até que, em certo volume, as cartas são colocadas na mesa, para o próprio Satou. Em meio a um quadro tão diferente como o mostrado até aqui de NHK ni Youkoso!, ainda há espaço para uma história de amor? Ou será apenas exagero deste humilde blogueiro?

Objetivamente

As cinco edições de NHK ni Youkoso! deste humilde blogueiro...

Com cinco volumes já publicados no Brasil, além de contar com o sexto que está para chegar nas bancas ( ver postagem no blog parceiro Chuva de Nanquim, clicando aqui ), NHK ni Youkoso! tende à despertar um forte e justo interesse, por tudo que foi descrito nos parágrafos acima.

Além disso, soma-se o fato da obra colocar em um saudável xeque os contrastes da atual sociedade japonesa. Você tem a oportunidade de ver, em uma obra fictícia, um pouco da realidade presente em meio ao povo nipônico.

A arte, como já anteriormente mencionado, ajuda muito. Para este humilde blogueiro, combina harmoniosamente com o tema proposto pela obra. Para os diálogos, segue-se a mesma conjuntura, o que por si já vale como um grande ponto positivo.

Publicado no Brasil pela Panini Comics/Planet Mangá, NHK ni Youkoso! ( Bem-vindo à NHK! ) é uma obra que merece ser comprada e que, obviamente, este humilde blogueiro faz uma recomendação extremamente positiva.

Uma observação: não leiam este mangá dentro do ônibus. Conselho de experiência vivida por este humilde blogueiro...

[ made in NETOIN! ]

----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de NHK ni Youkoso, clicando aqui.
Para ir ao site da Panini Comics, clique aqui.

6 comentários:

  1. não leiam este mangá dentro do ônibus. Conselho de experiência vivida por este humilde blogueiro...[2]

    Reforço a observação, passei muito vergonha lendo o #1.

    O mangá de NHK é bem diferente do anime, que é mais brando. Não digo só do erotismo, mas do próprio clima mórbido da narrativa.
    Como critica, eu diria que é um mangá pouco fluido. Os quadros não fluem naturalmente, parece que há cortes fotográficos em cada quadro. Nada que prejudique a leitura, é uma história bem divertida e coleciono o mangá mesmo tendo assistido ao anime.

    Só para alertar os desavisados, Satou-kun é um hikikomori bem paraguaio!

    ResponderExcluir
  2. Saudações


    Amigo Kauê, NHK ni Youkoso! é uma obra quase obrigatória. E posso dizer, abertamente, que é uma compra mais do que válida.

    Apenas ratifico que lê-lo em um ônibus é um erro dos grandes, hehe...


    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Bem vindo á N.H.K eh infinitamente melhor que o anime e é o melhor manga que ja li na vida, bem melhor doque sora no otoshimono, blood lad, kimi ni todoke e doq My balls!!

    ResponderExcluir
  4. NHK Ni Youkoso realmente é um dos melhores anime que já vi, me apaixonei pela Misaki, esse anime me passou várias emoções fortes. Tem que assistir pra entender.

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia tá difícil achar os mangás :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Realmente, atualmente é bem difícil encontrar este mangá, nobre.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!