Em pauta!

segunda-feira, outubro 19, 2015

[Semanal] One Punch Man #03: o cientista obstinado

A grande chamada.
O nome do episódio poderia ter sido outro...

O Saitama é um personagem entregue à simplicidade absoluta. Suas afeições, modo de ver o mundo, pensamentos, vontades, aspirações e tudo o mais, são apenas reflexo de sua presença neste mundo. O terceiro episódio de One Punch Man fez valer o nome do anime e abriu as cortinas para um dos momentos mais filosóficos de 2015, no que tange à animação japonesa.

O perigoso ciborgue tipo gorila, que lutou com o Genos no episódio anterior, contou tudo que podia sobre a mortal Casa da Evolução e seu sinistro líder, o doutor Genus. Uma pessoa obstinada pela evolução humana em seu esplendor, mas que rejeita o modo com o qual foi tratado pelos Homo Sapiens quando apresentara pesquisas sobre o tema. Sim, este cientista estava frustrado ao ponto de criar inúmeras cópias próprias, logo após sete décadas à fio dedicadas ao seu trabalho particular.

O grande herói e seu fiel aprendiz (por motivos de força maior) resolveram ir até o local de tais estudos maléficos. Uma amostra de como um guerreiro moderno da justiça se porta (desportivamente) e uma pitada de poder em ascensão deixaram o Genus apreensivo, ao ponto de chamar por sua mais horrenda criação, Asura Kabuto, à dar cabo dos dois forasteiros recém-chegados. Eis aí um bom nome de vilão (e a minha pessoa afirma isso com sinceridade).

 É perceptível o medo do gorila...

Eis o risco para a Casa da Evolução.

O que se fez seguir foram momentos que mesclaram, harmoniosamente, todas as reflexões de vida do Saitama, somados à uma boa sequência de luta e o resplandecer de uma grande e importante razão para um herói entrar em ação. É perfeitamente compreensível analisar com calma os motivos que levaram o guerreiro à luta ante tão potente (e asqueroso) inimigo. Apenas dois, na verdade. Um deles é a esperança do mesmo em enfrentar alguém realmente forte, e o outro é uma das razões da busca pela sobrevivência na civilização moderna. Nobre visitante, é inconcebível a um personagem como o protagonista de One Punch Man ter se esquecido de algo tão essencial para si.

O decorrer do capítulo foi totalmente esperado, porém soberbo em seu ideal. E sim, o grande segredo foi revelado para quem quisesse ouvir. Se mais humanos estivessem dispostos à seguir com os ensinamentos do Saitama, certamente o mundo atual teria muito mais super heróis do que poderia comportar. Foram três anos de atividades extremamente irrepreensíveis, angustiantes e únicas. O guerreiro mostrando como se portar. Não há nada mais digno do que isto.

É simplesmente incrível analisar como One Punch Man diverte sem apelar ou forçar uma situação. Ele é uma sátira perfeita às obras que abordam a temática do heroísmo, além de mostrar que ter o máximo que pode nem sempre é o melhor para si (Saitama exagerou em seus treinos e hoje paga o preço por isto). E quanto ao doutor Genus, é bom ele procurar um novo ramo de atividade para dedicar a própria vida, porque vai precisar.

Jamais desafie o Saitama...

Momentos...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...


"As cópias do Genus temem muito o Asura Kabuto..."


"Genos e seu novo visual, após um combate frustrado..."


"A confiança em dois escopos diferentes..."


"O receio intuitivo de um e a vontade do outro..."


 "Saiatama e o segredo de sua grande força sendo revelado!"


"O trio incrédulo, enquanto o segredo era revelado..."


"A fúria descontrolada..."


"Erguendo a bandeira da rendição..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Episódio excelente, devo dizer que em algumas cenas de Ação chegou a me desanimar, mas o que importa é o conteúdo e o anime continua no ritmo bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      A verdade, nobre, é que One Punch Man prima pela simplicidade, e isto é algo que o anime faz muito bem.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!