Em pauta!

segunda-feira, novembro 09, 2015

[Semanal] One Punch Man #06: a cidade aterrorizante

A chamada tradicional.
Ser um herói não é nada fácil...

Para quem adentrou no ramo apenas como um mero passatempo, o Saitama está começando a notar que ser um tipo de "herói por obrigação" pode não ter sido a melhor das decisões que ele tomou. É óbvio que o Genos está junto nisto, mas a inclusão do humano benfeitor é muito mais acentuada. O protagonista do anime está, literalmente, começando a se sufocar com as regras da Associação dos Heróis, que ele mesmo não havia notado como deveria. Existem males que vem para bem, isto é fato além de um simples ditado popular, mas talvez a figura-mor desta obra não seja atingida por tais palavras.

O Saitama é muito indiferente ao ambiente que vive, tanto por não ter notado estar vivendo sozinho (agora tendo o Genos como inquilino) em seu bairro, como principalmente por estar começando a chamar a atenção da Associação dos Heróis sem nem ao menos pestanejar para tanto. Ele tem que derrotar um malfeitor por semana, caso contrário será banido do grupo citado (e perder sua fonte de renda). Por sorte (talvez não) o Sônico apareceu em sua frente, derrotando com facilidade um outro herói de nível C e mostrando ser o adversário que, naquele momento, era tudo que o protagonista de One Punch Man realmente precisava.

Este episódio mostrou bem o nível de desconhecimento do todo que a Associação dos Heróis possui, ao ponto de nem imaginarem que naquele bairro abandonado um certo nível C vive de maneira tranquila e descompromissada (minha pessoa se questiona, levemente, se o Saitama teve de comprovar endereço para realizar os seus testes de entrada no grupo ou não). Não entra como ponto negativo para o capítulo em si, mas sim como observação. Dois heróis acabaram deparando-se com um estranho monstro na citada região e, após os eventos que se seguiram com eles, o foco passou à ser mostrar como são as atividades de cunho administrativo da citada Associação.

 As duas faces do Saitama: a confiança e o temor.

Dito isto, uma nova personagem apareceu e nela a minha pessoa vislumbrou aquele desafio pelo qual o Saitama tanto anseia. Trata-se da Tatsumaki. Ela aparenta fazer parte da Associação tão citada neste post e, além disto, deve ser detentora de um imensurável poder. É nítido que One Punch Man visa trabalhar uma segmentação mais básica por detrás do dito heroísmo, mas soa muito interessante a ideia de uma futura confrontação entre ela e o humilde protagonista do anime (sim, a minha pessoa não lê o mangá desta obra, por isto tudo soa como uma grande e bem-vinda novidade). Depois disto tudo os demais heróis aparentam ter a certeza de que, naquele bairro "sem moradores" da Cidade Z, um monstro (ou uma legião deles) planeja algo terrível.

Em um ponto de vista sincero, este sexto episódio de One Punch Man foi realmente bom, porém um pouco aquém dos demais no quesito diversão (e com uma elevação no que tange à imersão na história da obra). No capítulo da semana que passou, a minha pessoa já havia demonstrado ter algum temor quanto ao anime tentar ser sério em algum ponto (clique aqui para rever a análise). Parte se comprovou no presente momento, mas por agora "o todo" não é tão gritante quanto se fez profetizar anteriormente.

De toda a forma, o anime segue entregando (no todo) aquilo que se faz dele esperar. One Punch Man segue sendo uma obra dosadamente descompromissada, uma sátira aberta ao dito leque de super-heróis, com pitadas de humor que variam do minimamente aceitável ao extravagante com certa rapidez. Diálogos simples e situações pouco complexas de serem compreendidas. O que este humilde blogueiro espera, daqui em diante, é que este anime mantenha seu escopo básico e eleve o nível da sátira citada, cada vez mais.

Isto é One Punch Man...

Momentos
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...



"Saitama, Sônico e Tanktop Tiger: momentos de grande reflexão..."


"E a nova 'vítima' do Saitama é..."


"Eis que surge a Tatsumaki..."


"Eis a Tatsumaki após ser impedida de ir à Cidade Z..."


"Na parte administrativa, a Associação dos Heróis recebe
relatos dos benfeitores e coordena novas ações..."


"Estes dois heróis nível A e o monstro irão se arrepender por algo..."


"Nada precisa ser dito, certo Genos?"


"Se estes heróis soubessem quem está por trás de tal cenário..."

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

6 comentários:

  1. ... Se vocês já tivessem lido o mangá...

    E não sei se deu pra perceber, mas o Monstro da cidade Z, ou a maior parte dos danos, são os efeitos da existência o Saitama, então não esperem por algo mais, isso vai acabar com suas expectativas... E eu pensando que isso tinha ficado claro no episódio...

    Bem, foi mais um episódio divertido no fim, porém com apenas uma coisa meio chata, apareceu um monte de personagem que não deve ser usado no anime. Pra usar a maioria desses personagens precisariam fazer 24 epis, ou pular boa parte da história (na verdade eles só tão apressando algumas coisas felizmente)... Eu torço para que o anime venda bem e haja uma segunda temporada, mesmo com o histórico de vendar das MadHouse nos últimos tempos não sendo dos melhores (Mas até que Overlord está vendendo bem).

    PS.: Eu preferia que traduzissem também o "Tanktop Tiger" na legenda do Daisuki, pois "Regata de Tigre" é muito mais engraçado, principalmente sendo esse "Regata" um.... ops quase passei um spoiler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Evilásio, o episódio deixou bem óbvio o quesito envolvendo o Saitama e os monstros. Porém, no post, o que deixei em aberto foi o fato de a Associação de Heróis sequer levar isso em consideração, e não se eu compreendi ou se deixei de entender o pressuposto em pauta...

      E sinceramente, melhor não ler o mangá agora para mim. Aproveitar o fluxo do anime, como uma "caliente" novidade à cada novo episódio, me soa bem atrativo de momento.

      Sobre os personagens já concordo contigo, embora eu ache que seja possível depositar algum fio de esperança na Tatsumaki.


      Até mais!

      Excluir
  2. Terminei de ver e pelo visto a conspiração está se formando... embora eu sinta que tudo vai terminar em uma grande piada.
    Este capítulo também me fez ver que aparência é tudo. Genos não faz nada e tem toda aquela fama, enquanto Saitama "trabalha" e não ganha nada. E ainda por cima nem é notado pela Associação de Heróis, que acha que seus feitos foram obra de algum monstro desconhecido.
    A variedade (e descartabilidade) de heróis dessa obra é tão grande quanto a de ninjas em Ninja Slayer. Tem até um certo "colorado" no meio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "E ainda por cima nem é notado pela Associação de Heróis, que acha que seus feitos foram obra de algum monstro desconhecido." - Você vai se surpreender com anime ainda se o anime for longe o basante.

      "A variedade (e descartabilidade) de heróis dessa obra é tão grande quanto a de ninjas em Ninja Slayer. Tem até um certo "colorado" no meio." - Você ainda não viu nem a ponta do Iceberg =D.

      Excluir
    2. Saudações


      Nobre Usys, acredito sinceramente que este anime não venha à realmente contemplar expectativas, mas enquanto estiver entregando de ótima maneira aquilo ao que se propõe, estará ótimo.

      E só posso concordar contigo sobre a descartabilidade de alguns personagens, mesmo que a minha pessoa não tenha lido o mangá antes.


      Até mais!

      Excluir
    3. Eles não são descartáveis, só não tá na hora de aparecer... E eu só espero que não me venham a explorar de mais a super loli. Ela é até um personagem interessante (pelo menos é bem mais que o sh...) só também está aparecendo muito cedo. E por favor, não invetem de por fanservice... (Ainda bem que é MadHouse que tah cuidando do anime, se fosse outro estúdio certeza que isso pode(i)ria acontecer.)

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!