Em pauta!

quinta-feira, dezembro 15, 2016

[N! 10 Anos] Haikyuu!! e a maestria no desenvolvimento de personagens


Neste momento, a campanha #netoin10anos seguirá adiante
com o seu segundo post especial que, desta vez, se tratará
de como uma obra sabe cuidar da evolução dos seus personagens...

É preciso dizer, antes de mais nada, que é imenso o prazer de estar aqui celebrando os dez anos do NETOIN! de meu caro amigo Carlírio. Por mais breve que seja minha experiência em podcasts e na blogosfera otaku, é mais do que claro pra mim que muito do tempo que passei por aqui contou também com a presença do "Padrinho". Então, sem mais delongas, vamos ao meu texto comemorativo para esta ocasião.

Introdução...

Eis a formação de Karasuno.
Faz muito tempo desde a primeira vez que vi uma animação japonesa com uma real ciência do que estou assistindo, e dentro deste meio termo, eu aprendi a gostar e desgostar de vários gêneros e demografias deste meio. Histórias de ação e aventura que antes dominavam todo meu tempo assistido por vezes ficaram sem graça, assim como eu tive épocas em que só queria ver romances colegiais ou comédias nonsense. Meu gosto se alterou inúmeras vezes. Todavia, existe um gênero de obra que nunca me decepcionou, e que eu praticamente nunca deixei de gostar durante todo este tempo. Estou falando dos animes de esporte!

Talvez seja pelo grande trabalho que os roteiristas tenham que fazem para dar um destaque para todos os membros do time, ou mesmo para os rivais do protagonista e os destaques do time adversário. Pode ser, também, pela progressão já tradicional e não muito alternativa dos animes de esporte, que ainda assim demonstram uma solidez gigantesca para se desenvolver um bom enredo. Entretanto, existe a chance de ser mesmo por eu ser um fã de alguns esportes, e com isso acabar torcendo para o time do protagonista (ou para o protagonista em si nos casos de esportes individuais), em todo santo jogo, como se tudo aquilo fosse real. Não que as emoções não sejam todas reais.

Enfim, por esta razão, e pelo timing perfeito para se trazer a tona esta animação com os dez anos de comemorações do NETOIN!, hoje, venho aqui trazer meus pensamentos sobre Haikyuu!!. Vou buscar falar um pouco da temporada atual que encerrou-se na semana anterior ao que este texto foi escrito, em conjunto com as temporadas anteriores e ao trabalho magistral do enredo desta obra.

Conceituando o todo...

A explosão de alegria,  na comemoração justa e merecida.
Haikyuu!! é um anime que tem como enfoque o esporte vôlei, sendo tratado num ambiente colegial, protagonizando uma dupla de jogadores que acaba de entrar para o ensino médio. Conhecemos logo de cara Hinata Shoyo, um animado jogador deste esporte que se maravilhou por tal desde que ouviu falar de um atleta que tinha a sua altura, sendo este a estrela de um time que despontou no intercolegial nacional. Hinata é baixo, mas tudo que não tem em altura ele tem em empolgação e sinceridade com seu esporte escolhido; fato mais que o suficiente para dar a ele uma de suas maiores características: O pequeno jogador é rápido e pode saltar quase na altura dos jogadores mais altos do esporte, entretanto, falta a ele qualquer tipo de experiência mais a fundo com o esporte.

Do outro lado, encontramos o segundo protagonista, Kageyama Tobio, um experiente jogador que estava em uma das melhores escolas, no que se trata de vôlei, durante seu ensino fundamental. Kageyama tem toda a experiência que um gênio poderia ter em sua idade, entretanto, durante o ensino fundamental, ele acabou aprendendo da pior maneira possível que apenas a sua genialidade não era o suficiente. Aqui descobrimos que o levantador era arrogante e sempre culpava os outros pelos pontos não marcados, por achar que não cobriam o necessário para receberem suas bolas.

E assim encontramos ambos no início do ensino médio. Hinata tinha acabado de perder vergonhosamente no ensino fundamental para o time de Tobio, e guardava contra ele uma rixa enorme pelo seu olhar arrogante, o garoto queria crescer e se tornar um grande jogador, unindo-se ao time da escola de Karasuno onde o “Pequeno Gigante”, seu ídolo, tinha jogado. Kageyama entra para o mesmo time por acaso, com a mentalidade de aprender a jogar apropriadamente e entender porque sofreu o que sofreu no ensino fundamental.

Guerreiros ao combate...
No decorrer do anime, então, encontramos mais dos personagens que começam a estrelar este time protagonista. Nisto aparecem Sugawara, Sawamura e Asahi, os três veteranos do terceiro ano que não desistiram até então de levantar o time novamente. No segundo ano surgem ainda Nishinoya e Tanaka, mais dois jogadores com experiência que completam o time da mesma forma. E, por fim, também iniciantes no time, estão Tsukishima e Yamaguchi. Com quase todos os personagens iniciais apresentados, a história começa a avançar ao passo em que o time começa a se unir e melhorar as suas técnicas como equipe, ao mesmo tempo que cada um deles melhora individualmente como um jogador de valor.

Não demora muito para os primeiros rivais valiosos da equipe surgirem, como os times de Nekoma e Kitagawa Daichii (sendo que Nekoma sempre foi o rival de Karasuno), e Kitagawa (uma escola potência no esporte, que tinha como uma de suas estrelas um veterano de Kageyama que sempre rivalizou com ele). O anime entra logo nas fases dos jogos oficiais e encontramos com inúmeros outros times fortes e característicos por suas estratégias diversas. E, neste ponto, a obra segue como qualquer outra do gênero esportivo o faria, onde a linha narrativa é quase a mesma, com tempo para que os jogadores cresçam entre as partidas nos treinos, bem como a maturidade dentro de jogo acaba passando por uma grande evolução. Dentro deste ponto, ainda, é importante elogiar com louvor algumas coisas de Haikyuu!!.

Pontos precisos de Haikyuu!!

Da chegada para a evolução não apenas como atleta...
Um dos pontos que merecem forte elogio é a animação. O vôlei é um esporte extremamente dinâmico. Toda vez que a bola é levantada no ar para um saque, é sabido que da próxima vez que ela tocar no chão, será dando o ponto para algum time. E para retratar toda essa dinamicidade e explosão de energia dos jogadores em curtos segundos que definem um ponto, a animação sequencial tem que ser extraordinária. Haikyuu!! passa das expectativas do por mim dito extraordinário. As animações dos pontos são incríveis, com um balanço sensacional entre sequências curtas e corridas, bem como entre aquelas mais rápidas e cenas que exigem um certo slowmotion (a famosa câmera lenta). Fora isso, pode-se notar que os responsáveis por esta área da obra estudaram muito a fundo o posicionamento, os gestos e o módulo de movimento de jogadores da vida real para realizarem as key frames da animação e, por causa disso, as ações dos jogadores se tornam muito mais próximas da realidade, havendo um grau de verossimilhança absurdo em quase todas jogadas.

Outro ponto que é mais do que necessário elogiar em Haikyuu!!, está no desenvolvimento de seu elenco. Eu acho que eu nunca vi personagens sendo tão bem trabalhados em um anime de esporte como eu vi neste, e olha que a competição não é nem um pouco fácil. Animes como Major e Hajime no Ippo tem um desenvolvimento de personagens em nível incrivelmente bom, e eu ainda digo que este fator em Haikyuu!! é ainda melhor. Este anime possui três temporadas lançadas até agora, e dentro da primeira é apresentado praticamente todos os personagens principais do time de Karasuno. Desde então, a vertente começa a crescer, são apresentados os medos e as incertezas do elenco no início, e o enredo apresenta aos poucos os obstáculos de cada um destes personagens no que se envolve o nível emocional até o nível técnico.

Hora de alçar novos e grandes voos...
Muito embora seja efetivo e cause momentos dramáticos, Haikyuu!! não é o tipo de anime que usa apenas aquelas cenas de efeito faladas na hora certa para concertar um problema emocional de um personagem. Não é assim que as coisas funcionam na vida real. É um processo lento, doloroso e que envolve muita superação e crescimento próprio derrotar seus medos e incertezas do passado para correr atrás de algo novo. E isso é algo gritante dentro do crescimento de cada um dos personagens de Haikyuu!!, com destaque para os quatro do primeiro ano que acabam de entrar, Hinata, Kageyama, Yamaguchi e Tsukishima.

É muito legal você ver que o roteiro tem todo cuidado de fazer crescer o personagem durante três temporadas inteiras, para ele ter o seu momento de brilhar após a superação quando o time mais precisa dele, e mostrar que tudo faz sentido para ele chegar naquele ponto. Ele deixa a interação e a empatia com o personagem muito mais forte e cativante, como se você fosse parte do crescimento dele, como se visse cada um dos passos dele e agora se orgulhasse daquele único momento. Isso pra mim é o carro chefe de Haikyuu!!, a sua capacidade de criar personagens e dar valor a eles na medida exata para que você se envolva por completo.

Finalizando...

Karasuno, o time que soube evoluir em sua totalidade.
Enfim, Haikyuu!! é um anime sensacional, seja para quem goste das cenas bem animadas, ou que prefira shippar personagens, que aprecie ver um elenco em franca evolução, ou que simplesmente goste de vôlei. Caso você nunca tenha visto um anime de esportes, esta seria uma ótima forma de começar neste gênero. Recomendo muito.

Desta forma, o NETOIN! agradece pela colaboração do
nobre Tadashi e toda sua devoção (justificada) por Haikyuu!!.

Nobre visitante, fique no aguardo pois mais 
textos especiais aqui aparecerão nos próximos dias.

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o jovem convidado, visitante...

Tadashi Katsuren, a nobre pessoa que tem na palavra "depende" uma definição para o todo do universo, além de gostar de animes e mangás esportivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!