Está na hora do nono post especial da
campanha #netoin10anos e, com ele, a chamada
para um dos animes mais comentados de 2016...
Mais uma vez, eu, Joana Barbosa, estou aqui participando do guest post do NETOIN!. Dessa vez eu vou falar desse anime que de mansinho conquistou não só o meu coração, como de umas pessoas ao redor do mundo. A postagem é também uma forma de homenagear o blog do nobre Carlírio, que está fazendo dez aninhos. Que o mesmo continue ativo por muitos anos ainda e que tenha muitos guest posts pela frente.
Yuri!!! ON ICE: nascido pra fazer história?
"Olá! Eu sou Katsuri Yuuri!" |
Acompanhamos a história do atleta japonês Yuuri Katsuki. Ele é o mais promissor japonês no esporte de patinação artística no gelo e que, com vinte e três anos, encontrasse no momento chave de sua carreira. Entretanto, logo no início do anime o vemos ficando na sexta colocação do Grand Prix Final em Sochi (na Rússia), com mais de cem pontos de diferença para o primeiro colocado. Desolado pela derrota, Yuuri volta pra casa, uma pequena cidade na ilha de Kyushu, para decidir o que vai fazer daqui para frente (continuar no esporte ou se aposentar).
E pensar que um momento tão íntimo seria de suma importância para o futuro... |
A lenda viva da patinação (e nova opção sexual das fujoshis), o Viktor Nikiforov. |
Ainda é difícil acreditar que esta cena aconteceu... |
O anime fez uma incrível impressão no PV, mas a qualidade no semanal infelizmente não se mostrou a mesma. Entretanto, os personagens continuaram incríveis. |
Nos quesitos técnicos, Yuri!!! ON ICE deixou bastante a desejar em alguns aspectos. A animação que parecia espetacular tanto nos PVs quanto no primeiro episódio foram perdendo a qualidade, tendo uma retomada apenas nos últimos dois episódios. Para os fãs mais exigentes, isso foi um tremendo “balde de água fria”. O estúdio MAPPA não conseguiu manter a qualidade que muitos desejavam. É muito perceptível o quanto a Sayo e a Kubo almejavam a cada episódio, e mesmo que a qualidade não fosse ‘horrível’ como muitos diziam por ai, também não era ‘espetacular’ como a expectativa de alguns. Em compensação, a qualidade musical foi impecável. A OST foi bem recebida por todas e acredito ser um dos pontos altos no quesito técnico.
A imagem fala por si... |
Quando o seu maior inimigo é você mesmo. |
Mesmo que o próprio se ache um desastre (informação aparente quando o ele narra os episódios), Yuuri é considerado o ace do Japão. Ele tem a habilidade de um veterano no esporte, mas falta a confiança e o guia certo para aplicá-la no ringue. Logo, acompanhar a história do japonês é ver como esse amadurecimento emocional vai influenciar seu desempenho no gelo.
Um dos poucos momentos explicativos da série, e que muita gente sentiu falta. |
Como leigo é possível entender o básico, mas alguns quesitos ficaram faltando, como a diferença entre o programa curto e o longo e de como é feita a pontuação da apresentação de forma detalhada. Isso não significa que a patinação é má representada na obra em pauta, pois na verdade ela só não sacia todas as necessidades de um leigo sobre o esporte (sendo necessária uma busca fora do anime).
Aquele momento que você encarna o personagem. |
Neste anime, as autoras optaram por usar as apresentações de patinação como um espelho do próprio personagem. Ou seja, você conhecia os personagens quando eles estavam no ringue. O que é uma sacada bem interessante, considerando que a patinação tem uma parte artística muito forte. Todas as aspirações, motivações e sentimentos dos personagens são mostrados quando eles estão no gelo, e isso enriquece não só o personagem, mas o próprio esporte.
Georgi, nossa bruxa má que transforma seus infortúnios em forças para continuar. |
Chris, o mature eros que deixou uma marca bem forte no gelo (se é que você me entende). |
Phichit, o príncipe tailandês que só quer mostrar para a Tailândia (e ao mundo) o quanto patinar é divertido. |
É interessante pensar que a própria patinação artística é assim. Os atletas reais têm entre três a quatro minutos para contar sua história e cativar a platéia. E para conseguir fazer isso, o seu lado artístico tem que estar mais evidente e forte para que o técnico (nem sempre acertar todos os saltos é o que realmente importa).
Outro personagem marcante, o tailandês Phichit Chulanot, não tem mesmo nível técnico que os patinadores, mas a sua mensagem e carisma no gelo são tão marcantes que não é preciso vários pulos quádruplos para ele conquistar o público dentro e fora do universo do anime.
Adam confirmando o que eu já pensava, desde o início do anime. |
Evgenia, a rainha desse fandom. |
Vou fingir que não estou morrendo de inveja... |
O interesse foi tão grande que o japonês Oda Nobunari e o suíço Stéphane Lambiel apareceram como eles mesmos nos últimos dois episódios. Até mesmo o Pewdiepie, que é um famoso youtuber e a princípio não tem nada a ver com patinação artística no gelo, chegou a citar um dos personagens em sua conta no twitter.
Eu te entendo Johnny, se você maratonava tudo também... |
Parece que alguém ficou feliz em se ver por aqui... |
Eu quero uma foto assim, também. |
Inclusive, se você analisar alguns personagens, poderá perceber que algumas características deles são inspiradas em pessoas reais. E essa conexão entre o mundo real e o mundo do anime só vai ficando mais forte cada vez que você pesquisa. Recomendo verem esse vídeo, além deste aqui também, para se impressionarem.
Plushenko, Oda e Lambiel marcando presença em Yuri!!! ON ICE. |
E pensar que o mais simples dos figurantes existe na vida real. |
O patinador japonês Miyamoto Kenji também foi chamado para fazer as coreografias, as quais patinou e filmou para ajudar os animadores. E cada vez que você pesquisa mais, você descobre o quanto de carinho foi posto em cada parte da obra. O próprio Johnny Weir chegou a comentar que tem coisas em YOI que ele ficou surpreso e se perguntou “como elas descobriram?”. O palpite foi que o Kenji falou muita coisa para a Kubo e a Sayo.
Fanservice ou não, eis a questão. |
Beijo ou abraço, a grande questão. |
Não só na química, mas no crescimento emocional que ambos passam por conta desse envolvimento. Como o tema dos programas do Yuuri é o amor, isso só torna a questão ainda mais sensível conforme o enredo vai passando.
Pelo bem da amizade e "brotheragem", nada melhor que trocar alianças de casamento que custaram setecentos e sessenta e quatro Euros (dentro de uma igreja). |
Phichit, o maior shipper de Viktuuri que você respeita... |
Na verdade, muitas das obras acabam se apoiando nesse fator para vender e se enquadrar no desejo dos editores/revistas (até porque muita dessas obras tem apenas um volume e pouco espaço para desenvolverem algo mais). Logo, pensar que existe um anime como YOI que mostra que podemos ter uma relação que se enquadra no gênero boy's love sem precisar ter o enfoque no romance é revigorante. Que isso possa servir como exemplo para outras obras no mesmo estilo.
E foi aqui que tudo começou... |
Só acho que vale ressaltar: que obras assim venham com mais frequência. Inclusive vale lembrar que No. 6 teve os mesmo problemas que YOI: quando o casal principal se mostrou como parte do cânone, houve uma debandada e um onda de crítica negativa muito forte contra o anime. Eu espero que muitos não desanimem de ver nenhuma dessas obras por conta do romance entre dois personagens.
Fique sempre ao meu lado... |
A season finale, por mais que tenha tido momentos memoráveis, não chegou a ser tão marcante quanto alguns episódios anteriores. Entretanto, deixou a esperança para uma próxima temporada. Doze episódios foi muito pouco tempo para mostrar o esporte e os personagens criados pela Sayo e a Kubo tem a oferecer. Foi um fator com o qual elas tiveram que lutar contra e, considerando o resultado final, a luta foi vitoriosa.
Rezando pela segunda temporada desde já. Quero minha saga olímpica, por favor... |
"Como a própria música de abertura diz, Yuri!!! ON ICE nasceu
pra fazer história. Nada muito excepcional no mundo dos animes,
mas pelo menos deixando sua marca no ano de 2016."
por: Joana Barbosa (que foi ao céu e voltou com o anime, durante a sua exibição)
Desde agora, o NETOIN! agradece muito a
participação da nobre Joana Barbosa e seu texto sobre Yuri!!! ON ICE.
Nobre visitante, fique atento...
Os especiais da campanha #netoin10anos ainda não findaram...
Até a próxima!
[ made in NETOIN! ]
Conheça a jovem convidada, visitante...
Joana Barbosa, integrante do blog Shoujismo e amante de ótimos shoujos e joseis. Além disto, divide tais paixões com os eventos desportivos (como as Olimpíadas) e ama as obras de tal temática. O título Daya no Ace deixa bem nítida esta característica da nobre. |
De fato, Yuri on Ice foi uma obra marcante, pode não ter sido a melhor do gênero, mas com toda certeza, pelo conjunto da obra, veio para fazer historia e fez mesmo! Amei o texto, mostra muito sobre como enxerguei esta obra, e que venha a segunda temporada, com direito a olimpíadas e um belo casamento de Victuuri!!!! <3
ResponderExcluirAah, que bom que gostou do texto, obrigada! Eu acho que 'Yuri!!! on Ice' conseguiu um bom desempenho com o pouco que tinha de tempo e acho a história realmente incrível. Me marcou demais, com certeza. Também estou no aguardo da segunda temporada e torcendo para ser um arco das Olimpíadas de Inverno. Torcendo para a espera valer muito a pena!
ResponderExcluirBom....Sem querer dar muitas esperanças nem nada,mais tem um boato de que Yoi vai ter a segunda temporada lançada no dia 11 de fevereiro.... Só não sei se é verdade 😓😫MAS torcendo
ResponderExcluirBom....Sem querer dar muitas esperanças nem nada,mais tem um boato de que Yoi vai ter a segunda temporada lançada no dia 11 de fevereiro.... Só não sei se é verdade 😓😫MAS torcendo
ResponderExcluirOi Nedna, então... Até onde eu sei, a 2ª Temporada de YOI não foi confirmada e não tem data. Não sei se você sabe, mas o lançamento de novos animes e novas temporadas acontecem em meses específicos, no caso: Janeiro, Abril, Julho e Outubro. Logo, não tem como a segunda temporada de YOI começar dia 11 de Fevereiro. A coisa é aguardar e torcer para que saia ainda esse ano. E caso aconteça ainda em 2017, provável que S2 só esteja disponível só em Outubro.
ResponderExcluir