Em pauta!

domingo, agosto 04, 2019

[N! Drops] Ago'2019 #10: compreensão...


Atenção é tudo...

Fruits Basket é um clássico anime do início deste século que, agora, está recendo um remake de sua exibição original. Traços, cores, cenários, músicas e a arte no geral mostram ter passado por todo um processo de atualização. Não para menos, a obra é conhecida como Fruits Basket (2019) e, não para menos, um dos títulos que mais tem agradado este humilde blogueiro neste ano corrente.

O mais recente episódio deste anime, intitulado como "O mais importante é...", trata de um assunto bem complexo que atinge em cheio o clã dos Sohma. A temática central era o bullying, e o quanto que esta prática nada bem-vinda acarreta em sérios problemas para os alvos de tão triste ação. No caso do anime, o citado clã é possuído por animais (dada a representação do zodíaco chinês) e, diante disto, certas partes de sua fisionomia original aparecem quando estão na forma humana, mesmo que de realce.

A explanação acima reflete, igualmente, como reagem as mães de crianças da linhagem dos Sohma. Existem apenas dois caminhos a seguir, tais como comentou o jovem Momiji durante o episódio, pois a mãe tanto pode tanto ser super protetora, como também negligenciar na totalidade o seu rebento, não existindo a chance de um meio termo. Uma pequena Sohma é alvo de bullying em razão de sua aparência, sendo Kisa o seu nome.

A pequena Kisa, como a representação de um signo e com problemas bem humanos em sua vida...

A citada criança é mal vista por seus colegas de classe, dadas as cores de seus cabelos e olhos, intensificando aquilo que para alguns chega a ser uma anomalia, quase um "insulto". Sua mãe não a odeia, ao contrário, a ama e tenta compreendê-la, mas já está cansada da situação pois a Kisa não lhe conta tudo o que com ela ocorre. Aqui entra em ação a dócil Tohru Honda, que busca compreender a garotinha e lhe prover máxima atenção. E para a Honda falar sobre bullying é difícil, pois quando pequena ela também foi alvo desta ação e também nada comentou disto com ninguém, a diferenciar pelo fato de que sua mãe descobriu tudo e tratou de resolver a situação.

É uma temática triste, mas bem trabalhada neste episódio de Fruits Basket (2019). Não houve solução mágica alguma, nem tampouco a Kisa ganhou coragem e resistência "do nada" para enfrentar os seus temores e hostilidade na escola. Contudo, pode-se sim dizer que o anime transmitiu como tudo para uma resolução pode ter início, e a mesma atende por uma compreensão geral dos fatos. A Honda encampou a ideia. A Kisa aceitou o auxílio, mesmo que não de imediato. E o jovem Yuki também acabou sendo ajudado nisto, uma vez que seu passado não lhe permitia cruzar certas barreiras em sua vida.

Um dos pontos de maior impacto no episódio em pauta se deu na leitura de uma carta, escrita pela professora da Kisa e remetida para a criança, a qual parecia fazer uma "inversão de valores e culpa", mas que acabou servindo para trazer um raciocínio para o momento. No geral, não se trata de romantizar algo tão horrível como o bullying, nem de tentar blindar o que se tem defesa, mas sim de reconhecer como este episódio se saiu bem na mensagem transmitida. Por tudo isso, este blogueiro chorou ao final deste capítulo.

Novos dias virão adiante...

Momentos...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real...


"Ah, o dócil primeiro contato é sempre inesquecível..."


Sérias lembranças vindo à tona..."



"Um carinho e cuidado especial, muito bem-vindo..."


"Quando a atenção é o alvo, igualmente bem-vindo..."



"A triste verdade torna-se conhecida por todos..."


"A atenção e o carinho necessários, importantes para uma plea compreensão do todo..."



"O início da superação..."


"Força para seguir adiante..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!