Em pauta!

quarta-feira, dezembro 23, 2020

[N! 14 Anos] Aniversário e festividades!


Um grande momento...

Desde 22 de dezembro de 2006, o Netoin! está na ativa. A ideia inicial, que era de um "diário virtual" sobre os mais diversos assuntos, converteu-se para ser exclusivamente sobre a animação e cultura japonesa em março de 2008. Na história deste blog houveram anos com posts quase diários, e também já ocorreram períodos nos quais as lacunas entre uma publicação e outra chegaram a durar meses. Contudo, é graças a este pequeno e humilde espaço na internet que a minha pessoa conheceu incríveis pessoas, sendo que com boa parte destas nutre valiosas amizades até os dias atuais.

O parágrafo acima apresentou um resumo bem prático sobre o porquê do Netoin! ser, especialmente, muito importante para este humilde blogueiro. Por vezes, ocorrências da vida pessoal acabam infligindo diretamente nas atividades aqui do blog bicolor, para mais e para menos. Não obstante, este espaço na internet quase se encerrou em três oportunidades distintas, por razões bem similares e próximas. Por sorte este não é o estado atual, sendo que o sentimento predominante é justamente o da continuidade e, de certa forma, da perseverança com este blog.

Desde meados de 2007, o Netoin! viu muitos blogs diferentes surgirem, sendo que com alguns deles parcerias distintas foram formalizadas. Incluso, vários deles seguem em atividade atualmente, seja mantendo o mesmo formato da criação ou por meio de outras vias. Da mesma forma, é possível constatar como que algumas parcerias duraram pouco, em razão de vários destes mesmos blogs terem tido pouco tempo de atividade, com adendo de que outros tantos blogs encerraram seus trabalhos após um bom período - de anos - no ar.

Netotin, o mascote em festa.

Tendo deixado clara a questão deste blog e sua ambientação externa, é necessário agora falar do sentimento com este humilde espaço na internet. Sim, pois não existe valia em manter um blog/site no ar se, no mínimo, não há algo de carinho e/ou de vontade em fazê-lo. Mesmo sendo um hobby, existe um tanto de responsabilidade no processo. Isto é algo que merece ser considerado. A minha pessoa realmente tenta dar o melhor de si para/com o Netoin!, dentro de todas as possibilidades e mantendo isso em mente, a cada novo post aqui presente.

Pode parecer estranho, mas existe sim o dito carinho em cada texto do blog bicolor. Isto porque, ao se analisar friamente, a maneira com a qual este humilde blogueiro desenvolve os textos não é exatamente a mais usual para um blog sobre animação e cultura japonesa ou, talvez, para nenhum tipo de temática. Ainda assim, o uso de cada palavra é tratado com calma, mesmo que alguns erros - de idioma -  acabem aparecendo.

Ao se falar de um anime, mangá, comentar sobre um podcast, um evento, uma notícia do meio animístico, está sempre presente a maneira com a qual este blogueiro que vos escreve gosta de transmitir ideias. Trata-se de um processo natural, por vezes linear, mas que visa mostrar para você, visitante, uma linha de pensamento sendo passada da maneira mais fiel possível a uma natureza própria. É possível que neste ponto o blog tenha atingido os objetivos que detém.

Netotus, Netotina e Netoin: caminho para o futuro.

No presente, 2020 foi muito representativo. Houve um aumento muito bem-vindo no total de posts publicados, em especial comparando-se com os anos de 2018 e 2019. Pode-se dizer que é o tratamento ideal de publicações para um período de doze meses. Não obstante, é difícil imaginar que o Netoin! já teve períodos nos quais os posts eram quase diários, o que pôde ser constatado em 2013 e 2014.

Para o futuro, é sabido que o ciclo de postagens irá muito variar - mais do que nunca - de acordo com o momento, uma vez que a minha pessoa iniciou uma faculdade em EAD e, com isso, épocas de provas e/ou de estudos dirigidos exigirão máxima atenção, o que já ocorreu em novembro passado. Mas isto não é nada fora do normal e, desta maneira, os planos iniciais de manter este blog na ativa seguem inalterados.

Desta maneira, a minha pessoa quer muito agradecer à você, visitante. Nesta história de catorze anos do Netoin!, tu também tem parte. E que venham mais períodos para serem comemorados, pois este é o caminho de suor e glória.

E assim se segue...

Muito obrigado!

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ #netoin14anos ]

4 comentários:

  1. Meus sinceros Parabéns Carlírio pelo blog de anime mais longero da blogosfera nacional! Obrigado pelo excelente conteúdo nesses 14 anos Padrinho! Que venham muitos mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Fico grato pelas suas palavras, nobre Evilásio.

      Até mais!

      Excluir
  2. Fala Padrinho, em primeiro lugar venho desejar-te os parabéns pelos 14 anos de vida do seu “humilde blog”, como você mesmo costuma dizer. =)
    Ano que vem vai ter festa de debutante do blog?? rsrs. Bem, se tiver eu espero que você já possa chamar alguns convidados para se aglomerarem e comemorarem juntos esses 15 aninhos. hehe

    Em segundo lugar, devo dizer-te que lendo o seu relato sobre o blog e esses 14 anos, me senti muito inserido no seu discurso, porque o meu sentimento é igualzinho ao seu no que se refere especialmente ao trabalho, prazer e responsabilidade em fazer cada post (até mesmo os posts sobre os podcasts, que já citei que os seus são ótimos), apesar de você escrever muito mais textos na média (mesmo fazendo uma proporção) e há muito mais tempo. Isso se resume perfeitamente mais resumida e especificamente no trecho “não existe valia em manter um blog/site no ar se, no mínimo, não há algo de carinho e/ou de vontade em fazê-lo. Mesmo sendo um hobby, existe um tanto de responsabilidade no processo”. E mais do que responsabilidade no processo, digo que existe um tanto de trabalho no processo, e que muitas vezes, diante de tantos afazeres, de minha parte simplesmente dá preguiça de fazer um post, seja ele qual for. Mas, o carinho e o prazer nisso nos levam adiante.
    Eu não sou dono do blog onde escrevo alguns textos, que aliás é um Fansub, mas o sentimento é o mesmo, pois tenho carta branca do dono quanto ao que escrevo, quanto às colunas que criei e pequenas modificações que precisei fazer no blog. Além de revisor na parte “fansubbística” do Shinzo Fansub, sou ADM lá também, então a responsabilidade é como se eu fosse dono do meu próprio blog. Falei disso em relação ao meu sentimento porque a minha ideia inicial quando comecei a escrever lá era justamente criar o meu próprio blog, após sair do Silex Fansub, e aí conversando sobre isso com o dono do Shinzo, onde eu já era revisor, ele falou que eu poderia fazer tudo que eu tinha em mente no próprio Shinzo, não precisava criar um blog do zero para isso e que isso seria bom para o Shinzo também. E assim criamos esse casamento. Enquanto os animes que já revisei não ficam prontos para vir a público, vou movimentando o site com os textos que eu faria no meu próprio blog.
    Dito isso, devo dizer finalmente que entendo bem o que você disse no post como um todo.

    E em terceiro lugar, boa sorte aí com a sua faculdade. o/

    Antes de concluir, em certo trecho você comenta que “o uso de cada palavra é tratado com calma, mesmo que alguns erros - de idioma - acabem aparecendo.”. Assim sendo, gostaria de fazer duas pequenas correções, como um nobre colega blogueiro que também erra: o correto é "houve anos" em vez de “houveram anos”; e é "agradecer a você" em vez de “agradecer à você”.

    Para concluir, uma pergunta: por que "blog bicolor"? É por que as cores predominantes do Netoin são azul e branco? Ou tem algo a ver com seu time de futebol ou outra coisa??

    Abraços do Sennaffogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Agradeço por suas palavras, Sennaffogo, tanto quanto às dicas de melhoria do post de acordo com as normas linguísticas atuais.

      Para este ano, se tudo der certo, espero chamar grandes e nobres pessoas para fazer guests posts especiais aqui no Netoin!, tal como foi feito - especialmente - entre 2013 e 2017.

      Quanto aos textos de chamada para os podcasts, realmente eu prefiro assim. Dá algo mais de trabalho, mas ficam bem melhor com tal apresentação.

      E sobre o "blog bicolor", é isto mesmo. Tu acertou na mosca. Tendo duas cores principais (azul e branco) caracterizo e denomino o Netoin! como um blog bicolor. Quanto ao time que torço, sou santista, e nisto teria que ser alvinegro ou alguma outra alusão próxima.

      Novamente, fico agradecido pelas suas palavras.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!