Para muitos é difícil conhecer o mundo, ou até mesmo à lugares dentro do território de seu próprio país.
É claro que hoje em dia temos a Internet, mas ainda não se pode dizer que TODOS tenham acesso à ela.
No entanto, existe um certo hobby de algumas pessoas que torna o anseio de se conhecer o mundo mudado para outra perspectiva: ao invés de se viajar mundo afora, coleciona-se dinheiro! Sim...
Inclusive, existe uma ciência que estuda razões monetárias: a numismática. Como dito antes, hobby de algumas pessoas. Mas também pode ser profissão de outras pessoas.
Colecionar cédulas e moedas é uma verdadeira arte. E se pode aprender muito com isso. Podemos, por exemplo, aprender sobre a cultura de uma nação. Ou então aprender um pouco sobre os homenageados de cada país em suas cédulas. É só observar a cédula do meio da figura acima.
Esta cédula no valor expresso de quinhentos cruzeiros circulou até o início de 1986, quando da mudança da moeda brasileira para o cruzado. Esta mesma cédula trazia a esfinge do primeiro presidente do Brasil, o Marechal Deodoro da Fonseca.
Hoje em dia, o Real Brasileiro homenageia a fauna e flora de nosso país.
Experimentem. Participem de grupos de trocas de cédulas ou que dizem respeito à numismática. É uma ótima experiência de aprendizado cultural e, porque não dizer, de viajar pelo mundo também!
[ made in NETOIN! ]
alow galera.... herdamos alguns livros muito antigos de um tio da minha esposa que faleceu... ele era pastor e gostava muito de ler... como também temos esse hábito, todos os livros vieram pra gente, e paginando alguns bem antigos descobri 2 notas bem interessantes que ñao sei de onde são... eis as imagens:
ResponderExcluirhttp://i710.photobucket.com/albums/ww106/pahebleasby1/dinheiroantigo.jpg
acho que colecionadores saberam ao certo....
quem sabe isso tem valor comercial né... tem doido pra tudo... e dimdim agente sempre precisa...
hahahahahah
abraços a todos
Paulo Henrique
pahezinho@gmail.com