Em pauta!

quarta-feira, julho 15, 2009

Vislumbre-se com "Ef - A Tale of Melodies"...

O logo de mais um belo anime.

O anime do qual será agora tratado é uma continuação direta de um título que, com total certeza, brilhou em diversos segmentos: traços, músicas, estória, carisma dos personagens...

De fato. Todas as características mostradas no parágrafo acima pertencem ao anime "Ef - A Tale of Memories". Na última temporada de 2008, este título recebeu uma continuação, que preencheu as poucas lacunas existentes em "Memories", e acrescentou alguns outros fatores em sua estória.

Amigo visitante, esteja convidado à conhecer um pouco do anime "Ef - A Tale of Melodies".

Personagens chamativos...

Yu e Yuko: quantas coisas aconteceram entre - ou para - eles!?

Em "Ef - A Tale of Melodies" acontece algo que pode ser melhor entendido como um tipo de "troca de valores". Para um melhor entendimento, basta ressaltar que os personagens que eram secundários na série predecessora passaram à ser os principais em "Melodies", com o contrário também ocorrendo.

Himura Yu é o conhecido tutor da jovem Shindou Chihiro. Sempre com uma expressão séria em seu rosto, Yu condena-se constantemente em virtude de uma ação sua no passado. Aliás, o seu passado é algo que será demasiadamente mostrado...

O Yu quando jovem era sempre seguido pela desde então enigmática Amamiya Yuko. A Yuko, tal como Yu, vivia em um orfanato, e gostaria muito que o rapaz se tornasse o seu onni-chan. Entretanto, um sentimento surgiu ( especialmente por parte da Yuko ), e o tempo foi um grande carrasco...

Renji e Mizuki: primos que se entendem bem...

A energética Hayama Mizuki mudou-se em razão de seus estudos. Está morando na casa do jovem Renji ( e da mãe do rapaz ). A Mizuki continua com a mesma personalidade da série antecessora. O fato de agora estar longe da Shindou Kei não diminuiu o carinho que a Mizuki sente por ela.

O excêntrico vizinho de Renji e sua mãe, o violinista Kuze Shuichi, também é o mesmo. Sua personalidade nesta série é melhor mostrada. Aliás, toda a sua excentricidade é algo que merece ser melhor estudado...

Nagi, a jovem que adora se usar de modelo para seus desenhos artísticos...

Além do grupo de personagem principais apresentado, há outros que aparecem durante a estória que possuem importante participação na mesma. Um bom exemplo é uma amiga de Yu quando este era um estudante, de nome Nagi. Esta garota é uma desenhista nata, onde espelha-se no próprio corpo para fazer as suas criações artísticas...

O professor Amamiya ( Amamiya-sensei ) é outro personagem de destaque. Ele é o responsável pela Yuko, e sempre tenta persuadir o Yu para que o mesmo entre no clube de artes da escola. Uma garotinha de nome Miki também aparece no anime, com curta e interessante participação.

Ilusões, verdades, mentiras, sentimentos...


Mizuki e Kuze.

O contraste entre passado e presente é uma constante em "Ef - A Tale of Melodies". Um melhor entendimento de toda a estória deste título se dá, basicamente, na plena compreensão deste verdadeiro "choque temporal" promovido neste anime.

Atualmente, Kuze vive sozinho. Ele possui um comportamento excêntrico, porém isso esconde algo muito forte, relacionado com a vida deste personagem e, ao conhecê-lo, a Mizuki teve uma impressão inicial similar ao que o Renji tem do próprio Kuze. Entretanto, e com o passar dos dias, a Mizuki vai cultivando um carinho especial pelo violinista...

Contudo, uma guerra de forças internas aguarda de forma feroz pela pequena Mizuki. Isso se deve, principalmente, ao fato do Kuze estar no limiar entre a vida e a morte. Pior do que isso: o Kuze alterna muito o seu próprio ponto de vista e ideais sobre tal assunto, onde lutar para sobreviver ou apenas esperar a morte chegar é algo tão normal quanto a passagem do dia para a noite...

A Yuko procura uma real razão para prosseguir...

Nos momentos do passado, o anime fica centrado no Yu e na Yuko. À princípio, o rapaz aparenta ter esquecido da moça, quando a mesma aparece de forma súbita para ele. Entretanto, o Yu recorda-se da época de orfanato. O sentimento inicial de vingança ( ao melhor molde sentimental ) por parte da Yuko, de forma devagar, foi dando lugar ao amor que a mesma sempre teve pelo rapaz.

Entretanto, uma guerra de ideais se dá neste arco. Verdades e mentiras são colocadas frente à frente. O responsável pela Yuko a maltrata de forma quase constante pois, para ele, a jovem não passa de uma substituta. Aliás, um evento natural ( mais precisamente, um terremoto ) acabou com aquilo que o Amamiya-sensei e o Yu mais prezavam até o citado evento natural...

Mizuki e Yu, no presente: uma visita para averiguações...

O choque de pensamentos é frenético neste arco. Procurar entender e assimilar o que é mostrado sobre o casal Yu e Yuko é algo que pode colocar os próprios conceitos do certo e do errado, por parte de quem assistir, em xeque.

Yu mostra-se como sendo uma pessoa amargurada, que se culpa por causa de passado. Talvez, na série predecessora, todo o seu cuidado com a Chihiro tivesse esse seu lado não mostrado como pano de fundo. Porém, na busca por informações mais precisas sobre o Kuze, a Mizuki acaba conhecendo sem querer este lado do Yu ( até porque, o Yu e o Kuze eram colegas na época de escola ).

Importante ressaltar...

A Shindou Chihiro, assim como os protagonistas anteriores,
possui boa participação nesta seqüência.


Os personagens que são agora secundários ( como o Renji, a Chihiro e a Kei ) possuem importante papel no anime. Obviamente aparecem menos, porém em momentos certeiros e precisos. É raro ver tal fato ocorrer nos animes que possuem seqüências diretas, como no caso de "Ef".

O que se faz notar amplamente em "Ef - A Tale of Melodies", contudo, é um choque de pensamentos. Anseios que foram destruídos por eventos passados que, até o tempo presente, não cicatrizaram por completo. A luta em busca da realização de um sonho, em busca da felicidade, ou apenas para firmar-se como pessoa são vertentes que a estória deste anime mostra de forma direta e, em certos momentos, de forma impetuosa.

É bem verdade que o anime em seu início tende à deixar de lado todo o brilhantismo apresentado em "Ef - A Tale of Memories". Porém, com o fluxo do título em prosseguimento, o ar antes calmo e despreocupado vai dando lugar para algo muito mais sentimental e sério...

Objetivamente

Hayama Mizuki.

O título "Ef - A Tale of Melodies" mostra como que uma continuação pode ser bem feita. Enfatizar que tudo o que foi apresentado nesta seqüência assemelha-se ao seu predecessor, porém, é algo um pouco contraditório.

O descrito acima pode ser melhor baseado na parte gráfica do anime que, embora seja bela e vistosa, parece não possuir todo o brilho mostrado em "Ef - A Tale of Memories". Talvez pode ser acrescentado à tal idéia o ritmo mais "inocente" com o qual " Ef - A Tale of Melodies" iniciou-se.

Entretanto, e mesmo assim, este anime é primoroso. Se faz importante salientar a parte acústica do anime, que praticamente seguiu o exemplo da série antecessora e manteve-se no mesmo patamar, o que é excelente.

Com base em tudo que foi aqui mostrado, ao assistir "Ef - A Tale of Melodies", você tem que estar preparado para emocionar-se fortemente mais uma vez. Se tiver a oportunidade, não a deixe passar, pois este anime é mais do que recomendado!

[ made in NETOIN! ]

------------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site de "Ef - A Tale of Melodies", clicando aqui.

Um comentário:

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!