Em pauta!

domingo, janeiro 23, 2011

Opinião: os destaques de 2010...

A Taneshima Poplar, de "Working!!".

Quando se fala em opinião pessoal, de cara vem aquela certa "torcida de nariz" pois, como cada pessoa possui um modo próprio de ver as coisas, então nem sempre a opinião que se tem sobre algo será devidamente aceita por outra pessoa, em um processo natural ao extremo...

É nisso que está toda a graça da questão. Expor uma opinião sobre algo significa diretamente estar aberto aos comentários que a mesma terá, originando uma troca de idéias que, sendo bem feita e de forma respeitosa entre todos, será muito saudável.

Apesar desta introdução longa ( e até um pouco "chata", confesso humildemente ), esta postagem trará aquilo que o blogueiro que vos escreve neste momento tem sua mente como os destaques da animação japonesa no ano de 2010.

Então irá seguir-se, logo abaixo, quais foram os destaques de 2010 por parte deste blogueiro, entre os títulos assistidos das temporadas do citado ano.

Melhor anime ( séries, OVA, movie )

A Kotobuki Nanase, de "Bungaku Shoujo Memoir".

Neste quesito, todos os aplausos deste blogueiro vão para o movie de "Bungaku Shoujo". A estória da garota literária tem o doce e puro poder do fascínio. É notável ver como ligações paralelas ( lê-se: estórias paralelas ) se encaixam perfeitamente com a personagem principal, Amano Touko.

É bem verdade que outros títulos merecem citação, sendo este o caso: das séries "Working!!", "Kami Nomi zo Shiru Sekai", "Angel Beats!" e "Otome Youkai Zakuro"; dos movies "Suzumiya Haruhi no Shoushitsu" e "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha"; e dos OVA's "Bungaku Shoujo Memoir", "Shakugan no Shana S" e "Tamayura".

Melhor personagem feminino ( âmbito geral )

A Shiomiya Shiori, de "Kami Nomi zo Shiru Sekai".

Teria como resistir à pureza, delicadeza e gentileza da Taneshima Poplar do anime "Working!!"? Essa questão é realmente difícil, e tende à chamar a atenção. E que tal o modo subjutivo de ser da Kotobuki Nanase de "Bungaku Shoujo"? E que tal se for dado um toque à mais na questão, visto o modo quieto, inseguro e ( de uma estranha forma ) apaixonante de ser da Shiomiya Shiori de "Kami Nomi zo Shiru Sekai"? E a Tachibana Kanade de "Angel Beats!"?

Isso para não contar as reaparições de personagens que, de longa data, estão na preferência deste blogueiro, sendo este o caso da Fate Testarossa em "Mahou Shoujo Lyrical Nanoha - The Movie 1st" e da Shana no OVA "Shakugan no Shana S".

O ano de 2010 presenteou os fãs de animação japonesa com um belo e repleto "arsenal" de personagens femininas. É bem provável que alguém venha a sentir falta, nesta listagem, de personagens de animes como "High School of the Dead", de "Baka to Test to Shoukanju", de "Yosuga no Sora" e de "Omamori Himari", por exemplo. Mas, como foi bem frisado no início desta postagem, é tudo questão de gosto...

Melhor personagem masculino ( âmbito geral )

Susukihoatru e Yoshinokazura Riken, de "Otome Youkai Zakuro".

Entre os personagens masculinos, este blogueiro faz questão de citar o Katsuragi Keima de "Kami Nomi zo Shiru Sekai", o tal que se denomina como sendo o "Deus da Conquista" ( nos simuladores de encontro, bem dito ). O seu jeito de ver e de analisar as coisas é um grande fator de curiosidade. As críticas que ele faz ao mundo real, às vezes, beiram o surrealismo...

O soldado Yoshinokazura Riken ( de "Otome Youkai Zakuro" ) e o Kyon ( de "Suzumiya Haruhi no Shoushitsu" ) também merecem citação honrosa. O primeiro por ser um soldado de respeito, praticante assíduo do respeito ao próximo ( sobretudo às mulheres ), e de caráter inquestionável. E o segundo dispensa grandes apresentações, sendo o mesmo a eterna vítima das idéias mirabolantes da Suzumiya Haruhi.

Objetivamente

Zakuro, de "Otome Youkai Zakuro".

Esta postagem não vem à tratar-se de um escalão, até porque vários blogs sobre animação japonesa já publicaram as suas preferências sobre o último ano que passou ( como os parceiros "Gyabbo!" e "MBB Anime Kenkyuukai" ). Entretanto, a postagem desta casa procurou ser mais discreta, até porque este blogueiro que vos escreve não viu tudo que se passou em 2010 ( entre séries, OVA's e movies, totalizam-se 20 títulos ).

De qualquer forma, a opinião do "NETOIN!" se fez apresentar. De forma tardia é bem verdade, mas aí está. Não é nada grandioso nem tão pouco chamativo, mas o que está aqui escrito pode ser encarado, na maior sinceridade, como aquilo que representa o que significou o ano de 2010 para este humilde blogueiro, no quesito animação japonesa.

E você, visitante!? O que achou? Que opinião tens à respeito?

[ made in NETOIN! ]

2 comentários:

  1. The World God Only Knows, Angel Beats e Kuragehime foram as gratas surpresas de 2010 para mim, pois foram tudo o que achei que não seriam, engraçados, criativos, surpreendentes.
    Depois de ler, fiquei curioso para assistir Bungaku Shoujo Memoir e Otome Youkai Zakuro.
    Mas, me tire uma dúvida. A Zakuro e a Taneshima são apenas ilustração ou também são destaques de 2010?

    ResponderExcluir
  2. Saudações

    Grato pela sua opinião, Feiqui. A Taneshima e a Zakuro foram destaques. Porém, entre elas, a Taneshima ficou no top.

    Se tiver a oportunidade, assista a "Bungaku Shoujo Memoir" e a "Otome Youkai Zakuro". Talvez os títulos citados sejam de seu agrado, também.

    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!