Em pauta!

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Um anime chamado "Toradora!"...

"Toradora!" e seu elenco principal...

Quando se fala em animes que deixaram o seu rastro perpetuando ( algo como uma lembrança ), está se tratando automaticamente de títulos que brilharam por alguma razão em especial, por mais que já se faça algum tempo da exibição original dos mesmos.

Entenda que tal afirmativa pode se encaixar para diversos animes, por mais diferentes que possam ser. O anime da vez deixou tal lembrança no ar, graças à uma certa personagem e também contando com certas situações memoráveis.

Esteja convidado, neste momento, à conhecer um pouco sobre "Toradora!".

Entendendo a estória e os personagens...

Lição do dia: tente sorrir...

O título "Toradora!" é um anime que se encaixa no contexto de uma comédia romântica. Entretanto ( e em vários de seus momentos ), o título acaba deixando o gênero citado mais de lado, abrigando-se em outras ramificações da animação japonesa onde, mesmo não havendo maestria no processo, há entusiasmo.

Com isso, torna-se interessante acompanhar as aventuras deste grupo de personagens, começando pelo apenas "aparentemente delinqüente" Takasu Ryuuji. O rapaz é apenas taxado como delinqüente por causa de seu olhar malévolo, o que não representa quase nada de seu real comportamento. O contrário ocorre com a pequena porém forte Aisaka Taika, que graças ao seu temperamento e força totalmente desproporcional à sua fisionomia, e mais conhecida como "tigresa de bolso".

Kushieda Minori, em um momento de pura serenidade...

O que começou com um mal-entendido por parte da Taiga, que queria enviar uma carta de amor para um rapaz de nome Yusaku Kitamura ( que é amigo do Ryuuji ), acabou ganhando novos e interessantes horizontes. Em virtude desta paixão da Taiga, a mesma passa à unir forças com o Ryuuji, uma vez que o rapaz é apaixonado pela jovem Kushieda Minori, que é muito amiga da "tigresa de bolso". Uma sucessão de confusões e mal-entendidos passam à ocorrer como uma espécie de "efeito dominó".

Aliás, tais situações ficam ainda mais divertidas com a aparição de Kawashima Ami, uma espécie de pessoa com dupla personalidade ( ou apenas fingida, dependendo do contexto ). Ami adora irritar Taiga, e às vezes faz investidas no Ryuuji, o que irrita a "tigresa de bolso" por alguma razão ( um belo clichê básico tem aqui a sua transparência revelada ).

Dadas as circunstâncias apresentadas, "Toradora!" é um anime que não esconde seu prosseguimento ( aliás, nem tenta fazê-lo ). As personalidades dos personagens citados, alinhados aos que aparecem na seqüência do anime, agregam muito na estória e no enredo do título. Basta mencionar a mãe do Ryuuji...

Comentando...

Hora de uma apimentada conversa...

O ambiente escolar é o mais propício para a estória de "Toradora!" . Se levar em consideração que todo o enredo tem início em um simples e inocente mal-entendido, há de se imaginar que várias situações cômicas ( e até inusitadas ) tendem à acontecer no anime.

A personalidade dos personagens ( em especial os principais ) também dão grande contribuição para o anime. Ver que o Ryuuji na verdade é um bom rapaz não chega a ser algo tão difícil de se fazer. Os momentos nos quais a "tigresa de bolso" tem surtos de uma garota normal valem a pena de serem vistos. A Ami pode ser qualificada como a tal da metida de plantão no anime, muito embora ela não age de tal forma o tempo inteiro...

A Taiga recebendo afago da...

Porém ( na opinião deste humilde blogueiro ), os comportamentos mais interessantes pertencem a dupla Minori e Kitamura. A jovem Minori é praticante de softbol ( a versão feminina do beisebol ), mas não está aí o seu diferencial: o mesmo está no mundo como ela é aberta às conversas e troca de idéias, totalmente livre à palavra alheia, inocente no modo de agir e de pensar.

Por sua vez, o Kitamura engana muito bem. Por mais que ele seja um rapaz sério, estudioso e comprometido, o mesmo possui certos comportamentos muito estranhos: ele tende à agir de uma forma totalmente inesperada no momento em que menos se espera tal coisa...

E sobre a mãe do Ryuuji, é preferível não comentar muito. Basicamente, a jovem não inspira muita confiança. Mas ela tem lá o seu papel no anime também.

Em "Toradora!", você pode esperar por um seleto grupo de personagens que vale a pena ser visto. Talvez possa lhe incomodar um pouco o fator estória ( entenderás melhor ao assistir o anime ) mas, de um modo geral, o título cumpre bem o seu papel.

Objetivamente

Cena conhecida de algum lugar...

Assistir a ingenuidade da Minori, passando pelo sarcasmo da Ami, chegando até a revolta da Taiga, com direito as seções de bobeira do Kitamura e aos momentos de seriedade do Ryuuji, traduzem a qualidade e o belo trabalho feito nos personagens deste anime.

No ponto de vista técnico ( o título foi exibido entre outubro de 2008 e março de 2009 ), o anime oscila um pouco. Ao mesmo tempo em que se podem notar cenários caprichados, o mesmo não pode ser dito de sua parte sonora. Excetuando os temas de abertura e de encerramento ( a Yui Horie é fantástica, para exclamar o mínimo ), os demais efeitos sonoros do anime são muito simplórios, mesmo ( e principalmente ) em uma comparação direta com outros títulos da J.C.Staff ( como "Shakugan no Shana" ).

Mesmo assim, "Toradora!" é um anime de qualidade, apresentando uma boa dose de humor, mas que acaba pecando quando tenta se distanciar deste lado comédia, para apresentar um pouco de drama ( porém, o título consegue fugir da monotonia, e isso é um ponto positivo ).

Se tiver a oportunidade assista-o, pois o anime é recomendado!

[ adaptação de postagem original presente no antigo projeto "Kotatsu Shinbun" ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Para acessar o site oficial do anime "Toradora!", clique aqui.

8 comentários:

  1. Toradora é uma das comédias românticas mais lindas que eu já vi na minha curta vida. É verdade que é uma mistureba de clichês, mas o diferencial é como o autor trabalha com eles em prol da história.

    Toradora pra mim, esta no seleto grupo que animes como Parakiss, kimi ni Todoke e Love Complex fazem parte. Nestes animes se percebe uma sintonia entre humor, romance e drama, que ao meu ver, estão na medida certa.

    ps.: Amei seu review.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      A premissa, para mim, está em Toradora! se sair bem no que fez, nobre amiga Roberta.
      E a obra mereceu créditos justamente por isso.

      E sim, todos os clichês possíveis foram misturados até chegar ao resultado final...^^


      Até mais!


      OBS: muito agradecido.^^

      Excluir
  2. Torada para mim é um dos clássicos do genero romântico,(karekano, NANA, clannad After Story, Bokura ga Ita, Lovely Complex) pq ele tem o que pensar, ele agrega alguns valores, se coloca para pensar sobre "o que eu faria nesta situação?" se Isso é o modo correto de fazer as coisas! eu gosto de animes que aprofundam na psicologia e no sentimentalismo a ponto que quem sabe apos ver o anime vc chegar a fazer alguma reflexão pessoal! pelo menos nos animes românticos eu me dou ao luxo de ver o que me falta para ser um BOM HOMEM/NAMORADO/MARIDO e etc... e estes animes citados me fazem fazer isso as vezes... (acho que para mim o mais marcante foi karekano pq ele n se trata da historia que "levou ao namoro" mas sim da historia "do namoro e o seus problemas" ela da um passo a mais que os demais na relação. muito tempo depois que veio o clannad After Story tambem dando este passo...

    e os outros animes romântico que não citei é pq ficou em um chove mais não molha e isso me incomoda em animes românticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre Silas, na verdade eu não classifico Toradora! como anime romântico (muito menos shoujo, embora você não tenha citado isso). Isto porque não é foco do anime, ao meu ver, ser romântico. Ele tem boas passagens disto, mostra boas lições também, mas acaba nisto chegando em razão do fluxo do enredo (principalmente em comparação a algumas das obras por ti relacionadas).

      Mas o escopo está realmente nisto que tu citou.



      Até mais!

      Excluir
  3. Olha quem tá aqui \o/ Hahahahahahha Poxa, não resisti e vim correndo para cá depois de ver o tweet que mencionava a review ^^

    Sua visão a respeito de Toradora! é incrível, Carlirio, gostei bastante de ver suas abordagens e simples citações de personagens que são pontualmente importantes na obra como a mãe do Ryuuji, por exemplo. Claro que o print com a Taiga socando a presidente do conselho faz também ter mais respeito pelo post porque foi uma das melhores cenas e um dos melhores episódios, uma conversa de socos e repleta de desabafo por ambas as partes, muito bom recordar disso nessa review ^^ Parabéns por ela e por todos os posts do NETOIN até o presente momento que fico cada vez mais empolgada em ler

    GO GO NETOIN! Até mais ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      O poder de um tweet, não é mesmo?^^

      Essa imagem da Taiga é clássica, uma das mais memoráveis durante todo o anime. Acho impossível alguém, que tenha assistido ao anime, não achar tal passagem uma das mais memoráveis de toda a obra.^^

      Eu agradeço por suas palavras, nobre amiga. E vamos seguindo como tem de ser!

      Go! Go! Alchemist Nany!!!^^


      Até mais!

      Excluir
  4. rafalgar D. Neto24 agosto, 2014 12:45

    Ótimo texto XD
    Amo Toradora <3 <3

    Melhor comédia romântica que eu assisti até hoje. Tenho muito carinho por esse anime, principalmente pelos seus personagens (eu gosto de todos, mas o grupo principal é, obviamente, o meu favorito). O que mais me chamou atenção neste anime foi a relação da Taiga com o Ryuuji, que ao msm tempo em que se ajudavam para conseguir seus objetivos, eles se aproximavam cada vez mais um do outro, surgindo então o amor entre os dois. Aquele episódio do Natal... :3 :3
    Sobre a comédia, é da melhor qualidade, rsrs. Minori é fantástica, ri muito com ela em diversos momentos (só de lembrar jáh me faz rir, kk). O Kitamura era absurdo em alguns momentos, rsrs. Sobre a Ami eu não sei muito o que dizer, talvez seja a personagem que eu tenha menos carinho, de todo o anime.

    Mas o meu personagem de todo o anime, na minha opinião, é a Inko-chan, hehehe XD (brincadeira '-').

    Bom, foi mais uma ótima análise, obrigado por me fazer recordar deste anime incrível ( :

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Eu acredito que Toradora! mereça muitos desatques por aquilo que mostrou. Embora muitos o considerem como anime shoujo ou de romance, isto se torna um tanto quanto errôneo de ser feito...
      É bem verdade que há romance no anime, mas apenas na segunda metade da obra e de forma bem conduzida.

      O escopo de Toradora! é a comédia romântica, como tu frisou, nobre.
      E sim, este título marcou à muitos. Tanto pelo que tu explanou, como por aquilo que está presente no texto e também por uma série de fatores extras...


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!