Em pauta!

sábado, abril 16, 2011

Análises em Geral - parte #26: um pouco da nova temporada, com "A-Channel" e "Denpa Onna to Seishun Otoko"!

Kawai demais...

Esta edição do bloco "Análises em Geral" pegará um pouco do fluxo inicial da temporada de primavera no Japão. No início deste mês, vários animes estrearam na terra do sol nascente, de diferentes segmentos, abrangendo os mais variados temas.

Obviamente, os títulos possuem algumas características em comum ( ao menos, em boa parte ). Sejam estórias provenientes de jogos, de mangás ou tão pura e simplesmente originais, a nova temporada já mostrou a sua cara para os fãs.

Neste texto, você verá um pouco das impressões que este blogueiro teve com dois destes animes: "A-Channel" e "Denpa Onna to Seishun Otoko".

Em "A-Channel", tudo é muito calmo...

Trio de amigas.
Da esquerda para a direita: Nagi, Yuuko e Run.


Animes como "Lucky Star" sempre foram do apreço deste blogueiro, inegavelmente. Títulos pertencentes ao gênero slice-of-life costumam ter um desenrolar calmo e tranqüilo ( não que seja uma regra à ser seguida ). E, por mais que venha à ser inevitável a comparação, "A-Channel" deu amostras claras de que deverá seguir tal linha de raciocínio.

Em "A-Channel" você é convidado à acompanhar um pouco do dia-a-dia de quatro garotas. Todas elas, sem exceção, possuem traços simples e bem feitos, dando a clara impressão da mensagem visual à ser passada. Estas garotas chamam-se Run, Yuuko, Nagi e Tooru.

A Tooru...

Trata-se de um plot básico, e que possivelmente poderá deixar alguns torcendo o nariz para o anime. Além disso, pode-se somar a isso o fato de que as quatro garotas são igualmente simples. Porém, toda essa simplicidade unida poderá ser a chave do sucesso para "A-Channel".

Quando se fala das garotas, temos quatro características distintas: a meio desligada ( Run ), a do tipo intelectual ( Nagi ), a quieta porém esperta ( Tooru ) e a aparentemente mais tímida e medrosa ( Yuuko ). Ao se notar estas características, semelhanças com "Lucky Star" podem novamente vir à tona. Para este blogueiro ( que pensava desta forma antes, vide o APCast sobre a nova temporada ), isso pode ser um grande erro...

Dados os comportamentos de cada uma das protagonistas, o que se pode esperar é uma série de situações ( variando das inusitadas às interessantes ) entre elas. O humor está incluso nisso, mas não se pode esperar "aquela comédia" ao ver "A-Channel" pois, até nisso, o anime é calmo demais...

Yuuko e Run, na hora do lanche: abra a boca...

Certos discursos e frases prontas também tomam a frente neste anime, mas este blogueiro não se arrisca a colocar isso como um demérito pois, na verdade, é bem o contrário. Para um anime que carrega consigo o selo do gênero slice of life, "A-Channel" tem cumprido bem o seu papel.

Nunca foi o ponto forte deste blog tratar os animes pelo seu lado técnico mais aprofundado, mas pode-se dizer que "A-Channel" é um título caprichado. Abusa das cores, os desenhos das personagens são as mais kawais possíveis, e os cenários são igualmente bem feitos. Sonoramente, o anime também não deixa à desejar, possuindo um repertório de efeitos e de temas ( como a opening ) condinzentes com aquilo para o qual o anime se propõe à mostrar.

De um modo geral, "A-Channel" é muito agradável e interessante de se assistir. É provável que o seu segmento venha à ser ainda melhor. Mas competir com as lembranças de "Lucky Star" poderá ser um grande entrave para o anime. No mais, "A-Channel" é recomendado.

O que "Denpa Onna to Seishun Otoko" oferece?

Momento familiar...
Da esquerda para a direita: Towa Meme, Touwa Erio e Niwa Makoto.

Nonsense. Um anime deste gênero tem de possuir, obrigatoriamente, algo que não seja normal ou usual no mundo conhecido. Seria isto um algo diferente, inesperado ou até mesmo extravagante. Ainda pode ser simplesmente biruta e sem nexo algum.

Por sorte, o anime da vez conseguiu mostrar ( em seu episódio inaugural ) o como que um enredo nonsense pode ser bem desenvolvido, ao nível de ser até carismático. Em "Denpa Onna to Seishun Otoko" não espere por obviedades, mas sim apenas por aquilo que é incerto.

O plot dele é interessante, mas aparentemente normal. Um jovem de nome Makoto vivia com seus pais no interior mas, em virtude do trabalho deles, acaba indo morar com a sua tia Meme na cidade grande ( uma cidade "vigiada pelos aliens" ). Até aqui, tudo ocorre com naturalidade: isto é, até o momento em que a Meme vai buscar o rapaz na estação, pois o comportamento dela não é exatamente de alguém que já passou dos trinta e xxx anos de idade...

Makoto, o rapaz que foi do interior para a cidade grande morar com a sua tia.

Porém, toda a naturalidade do rapaz vai ao chão no momento em que entra na casa de sua tia, pois ele vê alguém enrolado em um colchão, aparecendo apenas da cintura para baixo desse ser. Reagir apropriadamente ao ver algo assim não é algo que pense com muita calma, não normalmente...

O que acaba se seguindo, ao longo do episódio, é uma introdução muito interessante e descontraída do anime, onde o jovem Makoto tenta interagir normalmente com a pessoa que fica envolta ao colchão. Esta pessoa chama-se Erio, e tudo nela é um mistério...

Contudo, este blogueiro se divertiu muito com o modo de falar da Erio: voz em tom baixo com palavras interessantes ( por assim dizer ). Ver o rapaz tentando compreendê-la também é algo interessante. Mas, como foi frisado anteriormente, tudo na Erio é envolto de mistérios, sendo o maior deles ela se julgar como sendo uma alienígena ( o que provavelmente poderia explicar o modo dela falar ).

Erio, a garota que se diz alienígena.

O enredo de "Denpa Onna to Seishun Otoko" é muito interessante. Checar o desenvolvimento deste anime poderá ser uma boa experiência. Um rapaz que tenta ser normal, uma garota que pensa ser uma alien, e uma tia que não age de acordo com a sua idade ( mas isso não é demérito algum ): o que esperar de um grupo desses? Diversão.

Visualmente, o anime é caprichado. Nota-se um bom trabalho feito nele, onde o design de personagens também merece uma menção positiva. A opening do anime une as partes visual e sonora agradavelmente pois, se por um lado a arte é muito bem feita ( e a seqüência também ), por outro a música combina ( onde certamente haverá quem deverá achar a música um tanto quanto irritante ).

Sendo assim, "Denpa Onna to Seishun Otoko" é um anime que pode vir à prender a sua atenção. Recomendado.

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site de "A-Channel" clicando aqui.
Para ver o site de "Denpa Onna to Seishun Otoko", clique aqui.

4 comentários:

  1. conheci seu blog ontem e estou adorando cada vez mais, vai custar um tempo até ler tudo

    ResponderExcluir
  2. Saudações

    Fico contente que tenhas gostado do blog, @Moranguinha.

    Fique à vontade e, qualquer coisa, pode comentar.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Bem atrasado, mas não posso deixar de comentar.

    Denpa Onno realmente está atendendo minhas expectativas. Não sou muito fã de comédias mirabolantes e, certas vezes, forçada, e por isso foi atras de uma nime engraçado por si só. Fico feliz de ter escolhido DENPA! *-*

    Recomendo a todos! Todos os personagens, protagonistas, coadjuvantes ou secundários, são de uma similaridade incomparável! E é muito fácil gostar de todos deles!

    Continuarei visitando o blog! o/
    Abs

    http://yon-koma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Saudações


    Sou grato por seu comentário, Ikari387.
    Acredito que "Denpa Onna" está sendo um título muito bem-vindo nesta temporada.

    Se o título continuar nesta pegada, será um dos grandes nomes desta temporada de animes.

    visite sim o blog, e opine sempre que quiser.

    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!