Em pauta!

segunda-feira, janeiro 21, 2013

Análises em Geral - parte #60: o gráfico de Robotics;Notes em dois episódios...

Junna e Aki: um momento de união...

O último episódio de Robotics;Notes, em dezembro'2012, levantou muita poeira no fandom, mais especificamente entre quem segue o anime semanalmente. Isto porque o dito capítulo foi bem imponente na sua proposta, mostrando tudo que se podia prever à partir do Relatório Kirijima número 3.

Foi incrível a conotação do citado relatório com as cenas de um episódio pertencentes a um anime bastante peculiar, que fizeram a Aki cair em prantos, enquanto o Kai basicamente não acreditava naquilo que conseguia ver. A contagem para a grande explosão solares, que colocaria um fim definitivo a história humana na Terra, também em muito chamou a atenção. O epílogo para o prosseguimento do anime estava feito.

Eis que surgiu o episódio doze. Muita expectativa se fez girar em torno do mesmo, a fim de continuar com aquele final quase apoteótico, então promovido pelo capítulo anterior. Uma chuva de dúvidas se fez pairar em meio aquela tensão que se podia vivenciar naquele fidalgo e preciso momento. Infelizmente para muitos, o que se pôde ver foi algo para se esquecer...

O Doc e a Junna: era para chorar, mas a comoção foi de outro sentimento...

O primeiro episódio do anime em 2013 fez questão de lagar o hype gerado anteriormente para esboçar uma  carga dramática forçada e agressiva, usando de um paralelo no qual a história girou em torno do passado da Junna e de seu avô, Doc. Para este blogueiro até houve um fundamento no episódio que, se não foi perfeito ao menos serviu para "amenizar" toda a volúpia em torno do enredo central da obra que, na maior sinceridade possível, estava bem empolgante.

Como se pode constar no blog parceiro Elfen Lied Brasil, à partir do entendimento das palavras da nobre amiga Roberta Caroline, o episódio não passou de um anticlímax forçado e deveras sem o menor propósito. Ainda nos bons argumentos da citada blogueira, se fez entoar que se tal passagem tivesse ocorrido antes de todo aquele hype promovido nos últimos episódios exibidos em 2012, o impacto não teria sido assim desastroso. São palavras bem precisas e de impacto, porém minha pessoa ainda mantém outra tese...

O décimo segundo episódio foi concebido desta forma apenas com o intuito de "quebrar uma rotina". Foi bem forçado em seu drama (não conseguindo comover nem a este humilde blogueiro), mas foi preciso em seu enfoque central. Foi uma quebra d ambientação muito gritante e presente a promovida, mas não tão ruim ou sofrível como a maioria das pessoas acreditam. Entretanto, este é um ponto que torna a blogagem ainda mais divertida do que pode aparentar, ao confrontar opiniões tão diferentes quase em uma mesma sintonia.

A Frau quando criança: os dizeres na camisa identificam "o todo" sobre ela desde cedo...

A verdadeira queda de credibilidade ao anime, promovida pelo episódio doze, fez com que uma certa cortina acabasse se formando ao redor do prosseguimento do anime. Uma questão muito interessante pôde surgir com tal foto, onde a melhor colocação para a mesma é sobre até que ponto, uma troca repentina de ambientação, pode ser benéfica ou não para um anime. Algo que merece uma boa ponderação.

Com o episódio exibido na última semana, Robotics;Notes se permitiu caminhar novamente em seus trilhos deixados ainda em dezembro'2012. Tendo um início meramente lento (contando com uma frustrada tentativa de entusiasmo da Aki), o episódio treze começou a se aprofundar novamente na temática que envolvia não apenas os descritos nos Relatórios Kirijima, como também a busca da Frau em saber mais sobre o desaparecimento de sua mãe.

Entre outras características, o citado capítulo contou com algumas passagens verdadeiramente interessantes, que variaram desde o novo relatório encontrado até um acontecimento que muitos não esperavam, que basicamente desestabilizou a cidade de Tóquio completamente: uma explosão solar, a mais forte da história, fez com que a capital japonesa ficasse à mercê da escuridão total.

A Aki preocupada: os motivos poderiam ser outros?

É sempre uma grande satisfação ver a Frau em ação, com as suas falas simplesmente enigmáticas e até apaixonantes, dentro da conformidade proposta pelo anime em si. E neste episódio ela mostrou possuir um lado frágil, feminino no seu enfoque mas extremamente perigoso em sua ação. O Kai deverá ter muito trabalho daqui para frente, pois o enredo resolveu afunilar com força novamente.

Nesta edição da seção Análises em Geral, você pôde acompanhar uma pequena analogia entre dois episódios distintos de um mesmo anime, amigo visitante. Talvez o ocorrido em Robotics;Notes não fosse uma novidade tão chamativa assim, uma vez que isto já ocorreu com várias obras japonesas animadas. Mas a tensão criada e quebrada no anime, dentro de um curto espaço de tempo, foi o motivo para este texto ser destinado apenas para tal fato.

Amigo visitante, você poderá comentar sobre o que pensa à respeito deste tema, ou então o que pensas sobre tal passagem de fatos promovida por Robotics;Notes. O espaço é totalmente seu, use-o com sabedoria.

Até a próxima.

O NETOIN! agora está em novo endereço: www.netoin.com

O NETOIN! está no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. Acredito que uma quebra na narrativa só deve ocorrer se houver um motivo suficientemente válido para isso, ou seja, que se mostre importante de alguma forma para o andamento do enredo, e que o mesmo não pudesse ser colocado antes. Claro que o episódio 12 teve a questão do Doc e seu reconciliamento com a Junna, que já neste episódio podemos ver os resultados, mas isto parece tão mal estruturado. O ideal é que começasse pelo episódio 13. No mais, já sabe o que penso a respeito hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com as palavras da Roberta.
      Este anime está se tornando extremamente decepcionante para mim, dá temporada passada, vejo parece que não flui em nada.

      Excluir
    2. Saudações


      Sim, a sua opinião é bem conhecida de minha parte, nobre Roberta.^^

      E a transação imposta pelo ep 12 mostrou mesmo ter algum sentido, por mais que isto nada modifique o fato anteriormente consumado.

      Agora é ver como se fará prosseguir o ep 14.


      Até mais!

      Excluir
  2. Saudações

    Jovem Cheffercs, estás achando o anime decepcionante apenas pelo ep 12 ou seria no contexto geral?

    Até porque o ep 13 conseguiu uma volta muito satisfatória a trama central (que citei no texto e que a própria amiga Roberta já registrou, hoje mesmo, no Elfen Lied Brasil).

    Não tenho a mínima intenção de mudar a opinião de ninguém, mas saber de suas razões para tanto seria muito interessante, pode ter certeza.


    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!