Em pauta!

quarta-feira, janeiro 16, 2013

Relatório NETOIN! de não-conformidade com: temporada janeiro'2013

Imagem do anime Sasami-san@Ganbaranai.

Seja bem-vindo ao NETOIN!. Neste momento, você será guiado para um post no qual uma singela opinião ficará no ar. E a mesma será tão simplória quanto o próprio enunciado faz predizer. É o momento correto de canalizar algumas forças em outra direção e, quem sabe, acalmar algumas mentes que estão tenerosas.

Nobre visitante, este não foi o prenúncio de uma guerra de opiniões. Portanto, o blog continuará dentro de seu costume e nada que aqui se fizer aparecer lembrará, nem minimamente, a declaração para um combate armado. A ideia é totalmente contrária à esta.

Se você analisar com muita frieza e cuidado, verás que a atual temporada de animes está dividindo opiniões em um patamar maior do que neste mesmo mês em anos anteriores. Por um lado há a conhecida tradição que rege a temporada de janeiro, na qual dificilmente um anime acaba despontando com grande seriedade (recentemente, Puella Magi Madoka Magica em 2011 executou bem tal papel). Do outro lado  sta é uma temporada que costuma reservar algumas surpresas provenientes de obras que menos se podia esperar algo, concretamente.

À seguir não lerás uma análise da temporada, em razão de minha pessoa estar esperando um pouco mais antes de fazer tal post. Entretanto poderás visualizar um pouco da opinião deste blogueiro sobre o tema sendo que, em sua sequência, algumas dicas se farão aparecer com grande força. Visitante, tenhas uma boa leitura.

Relatório inicial: divergências opinativas...

Imagem do anime Ai Mai Mi.

A atual temporada de animes tem mostrado um fator muito singular, no qual este blogueiro vem à concordar com o ponto de vista que a nobre Mary lançou em seu blog, o Across The Starlight: os animes que se fizeram estrear conseguem atender, em sua grande maioria, a um público bem específico do fandom. De forma direta, os fãs de outros gêneros de animes acabaram ficando um tanto sem opções, o que acaba restringindo muita coisa à ser vista na temporada.

Uma análise mais fria é necessária. Por mais que boa parte dos títulos não esteja na preferência de várias pessoas, existem ainda aquelas obras que poderão tirar proveito desta situação e se tornarem bem reconhecidas nesta temporada. Aqui se faz deixar de lado qualquer aposta que o NETOIN! ou outros blogs e sites tenham feito, pois tende à prevalecer unicamente o tato de cada um para aquilo que mais gosta.

Se sentir obrigado à assistir título "x"  é um grande erro, a não ser que esteja dentro de sua própria conformidade. Ver animes é algo que deve ser encarado com gosto pessoal, e não como uma aposta de risco. Entretanto uma análise verdadeira é sempre bem-vinda, por mais que seja à favor ou contra quaisquer obra. Caso você aceite a frase anterior como sendo verdadeira, você poderá encontrar algo que lhe agradará na atual temporada.

Contudo o fator contrário também poderá ocorrer, sendo este válido para o caso de absolutamente nada acabar sendo de seu interesse. É certo aqui ressaltar que, para tal caso, existe a opção de ir á caça dos animes mais antigos para serem por você vistos. Talvez aquela obra que queiras ver há tanto tempo poderá ser agora visualizada por ti, por exemplo.

Neste caso, o NETOIN! lhe prestará um pequeno auxílio...

Relatório final: dicas de animes...

Kaiji.


Um anime cujo trama central está em uma vida miserável e basicamente sem sentido que pertence ao protagonista da série, Itou Kaiji. Desempregado e sem perspectivas de melhora em sua própria vida, o rapaz acaba se submetendo a provações radicalmente difíceis para tentar traçar uma nova linha para a sua própria existência.

Este anime sabe usar e abusar do fator psicológico. Não para menos, Kaiji o lança em uma ambientação tão doentia e hostil que poderás se ver, em diversos momentos, quase adentrando na história da obra no intuito de ajudar o rapaz (ou não). Esta obra, vista por minha pessoa graças à Corrente de Reviews, é muito digna de ser por você apreciada, desde que esteja preparado para torturas mentais e sentimentais bem na medida.

Kare Kano.

Kare Kano: review aqui

Um anime que marcou não apenas pela singularidade de sua história, como também pelo enlace vivido pelo casal de jovens protagonistas. Kare Kano é um tipo de obra que merece ser vista com muita cautela, pois cada diálogo presente é um convite para a interpretação do "eu interior" dos personagens deste título. Em especial no caso da Miyazawa Yukino, tão possessiva em sua vontade de ser por todos reconhecida  como a número um da escola e tão arrogante ao esconder a sua verdadeira personalidade dos demais.

Não que o jovem Soichiro Arima seja um verdadeiro anjo, até porque no início do anime ele mostra o seu potencial para a manipulação.Mas no contexto geral, esta dupla acabou mostrando uma história de amor digna de forte menção, pois passar pelas barreiras sociais mais conhecidas é sempre um entrave para muitos casais. Que os digam a dupla Yukino e Arima.

Mahou Shoujo Lyrical Nanoha.

Mahou Shoujo Lyrical Nanoha: review aqui

Existe uma luta por um objeto que concede grande poder. Este mesmo objeto, se for mau usado, poderá ocasionar até a destruição do universo conhecido. Uma mulher busca usá-lo para fins restritamente pessoais e, mesmo com tal ambientação, uma bonita amizade acaba nascendo entre duas jovens garotas.

Possivelmente o parágrafo acima pode lhe dar uma bela síntese sobre o que podes esperar deste anime que, sem a menor sombra de dúvidas, é um dos grandes nomes dentro do gênero mahou shoujo (garota mágica). Além da envolvente história de fundo e do potencial bem utilizado, as personagens Fate Testarossa e Takamachi Nanoha acabam atraindo as atenções das mais diferentes formas. Um cheiro de enredo shoujo-ai paira no ar...

Otome Youkai Zakuro.

Otome Youkai Zakuro: review aqui

Imaginar uma realidade alternativa, na qual youkais e humanos convivem entre si é, no mínimo, curioso. Muito embora as duas espécies convivem lado a lado no mesmo solo, a questão do preconceito é tratada de forma muito presente neste anime. Mas a obra não limita a falar de tal característica, pois ela apresenta outros eventos paralelos que, certamente, fizeram valer um ponto de destaque para este anime na última temporada de 2010.

O anime apresenta a busca por um elo materno perdido, mostra que a alegria e a tristeza podem caminhar em conjunto na mesma face de um ser, apresenta um lado do preconceito que realmente poderá enojá-lo e, acima de tudo, conforta à todos com o carisma sem igual que se faz apresentar pelas quatro youkais mais presentes desta obra. Sem dúvida, uma recomendação de grande valor.

Higashi no Eden.

Higashi no Eden: review aqui

Um dos maiores nomes da animação japonesa em 2009 encerra este ciclo de dicas de títulos a serem por ti vistos, nobre visitante. A história da obra coloca vários personagens dentro de um jogo, onde uma quantia inigualável em dinheiro lhes foi dada com um propósito bem surreal: ser o salvador de todo o Japão. Com regras bem distintas e ações impensadas por parte de alguns membros da Selecao, Higashi no Eden provou ser muito mais do que um simples rosto bonito...

Saki e Akira protagonizaram uma interessante e até divertida história sentimental. Mesmo que este não fosse o foco do anime, o casal mostrou que as ideias divergentes quanto ao sistema regente podem sim levar a um ponto em comum. Mesmo com as barreiras que o anime apresentou para os dois personagens, eles puderam encontrar algo com o que se orgulhar...

Objetivamente

Imagem do anime Yama no Susume.

Nada agrada a todos e isto é uma verdade das mais incontestáveis que existe. Aplica-se à todos os campos possíveis. A atual temporada de animes realmente mostra estar carente de animes pertencentes a outros gêneros, mas a mesma tem mostrado algumas obras que são realmente interessantes.

As dicas aqui presentes foram selecionadas com muito cuidado por este humilde blogueiro. Tratam-se de animes que abraçam diferentes causas, que chamam a atenção por fatores quase únicos e que, dentro de seus escopos, conseguem cumprir o prometido por seus enredos de forma muito satisfatória.

O NETOIN! mostrará, em poucas semanas, mais um aparato dos animes que tem sido acompanhados por minha pessoa nesta temporada. Por hora avalie por si a questão e, se achares digno, dê uma chance para algumas das dias presentes neste texto.

Até a próxima.

O NETOIN! com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

14 comentários:

  1. Realmente, essa temporada não está sendo nada homogênea. Mas acho que todo começo de ano é assim mesmo, os melhores animes saem no inverno, o que eu pelo menos pude perceber.

    Algumas surpresas da temporada ficam por conta de Amnésia, que jamais esperaria assistir ou gostar, e Sasami-San@Ganbaranai, que só por ser totalmente insano já me conquistou. Kotoura-San também tem uma ótima premissa, só espero que o episódio 2 mantenha o nível do primeiroç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Arrisco dizer que a atual temporada não agrada boa parte dos fãs, mais pelo fator do gênero mais trabalhado do que pelos animes em si.

      E tenho destacado fortemente Tamako Market e Sasami-san@Ganbaranai...^^


      Até mais!

      Excluir
  2. Concordo com o post, assistir ou não é por sua conta, meu caro expectador...

    Das recomendações, só não assisti Otome Youkai Zakuru, mas já fiquei curioso, assistirei.
    Dessa temporada, estou gostando de Maoyuu, Tamako Market conseguiu minha atenção, e ainda não sei se gosto ou não de sasami-sa@Ganbaranai, o primeiro episódio foi muito estranho, bem diferente do que eu esperava, mas pode ser lega. E a continuações, Robotcs; Notes e Psycho Pass. Pretendo pegar a segunda temporada de Chihayafuru que estreou recentemente, mas ainda estou re-assistindo a primeira, para lembrar dos personagens e da história...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      O William ressaltou uma importante questão quanto ao gênero mais trabalhado, nobre Fellipe.

      E sim, acedito fortemente que cada um deve assistir aquilo que mais poderá lhe agradar. Mesmo que, em teoria, o conjunto das obras possa não ajudar muito...

      Quanto a Otome Youkai Zakuro, recomendo muito o anime para ti. Acredito que gostarás do mesmo.^^


      Até mais!

      Excluir
  3. Temporada fraca, estou aproveitando para colocar alguns animes em dia.
    Acompanho atualmente só Tamako ( por causa do estúdio) e Zettai Karen Children que vem me agradando mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Sua opinião é similar a de muitas pessoas sobre a atual temporada, cheffercs.

      E o que está fazendo é o correto. Se os atuais animes não estão de seu agrado, a melhor dica é ir atrás de obras de temporadas passadas, que sejam de seu maior interesse.


      Até mais!

      Excluir
  4. Ótima iniciativa, Carlírio. Quando uma temporada é fraca para seus gostos, o ideal é procurar animes já completos que agradem mais; sua ideia de indicar animes diversificados para vários públicos foi ótima.

    Desta lista de indicações, acho que só conheço Higashi no Eden. Adoro a série de TV, mas precisava rever os filmes; o segundo foi um pouco confuso para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Eu agradeço, Naty.

      Creio que se a temporada está fraca para alguém, o melhor para se fazer é correr atrás das obras mais antigas, que não puderam ser vistas apropriadamente. As dicas que dei podem, realmente, sugerir alguma coisa.

      Se eu penso lhe conhecer minimamente bem Mary, acredito que Otome Youkai Zakuro e Kare Kano acabarão sendo bem mais de seu agrado. Se quiseres.

      Grato por seu comentário, e seja bem-vinda por aqui novamente.


      Até mais!

      Excluir
  5. Olá!!

    Estou pensando em acompanhar alguns títulos, contudo, ainda não comecei e já devo estar atrasada!! xD

    Dos animes que você citou, só conheço um pedaço da história de Kare Kano, para ser mais exata, só o primeiro volume. Não tive como comprar o restante na época, mesmo com uma certa curiosidade pelo título! ^^

    Pelo jeito a temporada está sendo fraca... Mais vamos esperar e ver o que acontecer...

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Amiga Naty, podes escolher o anime que quiser para assistir sem medo. Difícil para mim é lhe sugerir algo, uma vez que seu gosto pessoal ainda não me é certo...^^"

      Entretanto, o próprio Kare Kano e Higashi no Eden deverão estar, muito possivelmente, dentro de seus requisitos. E Kare Kano poderá lhe surpreender agradavelmente...^^

      Para mim a temporada não está fraca totalmente, mas a ideia deste post foi ressaltar este lado da temática, com total sinceridade.


      Até mais!

      Excluir
  6. Como muita gente, não gostei nada dessa temporada, então acho que vou assistir alguma coisa do ano passado. Jormungand ou Another, ainda não sei.

    Ah, finalmente conheço outro homem que também gosta de Kare Kano =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Nobre Joe, não assistir nada desta temporada para assistir Another, sinceramente, analiso como "trocar seis por meia dúzia". Consegui ver cinco animes de grande interesse em janeiro, mas como ressaltado no post, vai realmente de cada pessoa.

      E Kare Kano é digno de nota e recomendação sempre, não importa aonde for...^^

      Até mais!

      Excluir
  7. Ótimo ler seus textos tão Zen, doutor Carlírio.
    Não consegui me interessar direito por quase nada "Novo" nessa temporada. Dei uma olhada em OreShura, que achei curioso. De resto só continuações, Haganai 2 e Chihayafuru 2, e estou vendo sem arrependimentos pois ambas mantiveram a mesma qualidade da primeira temporada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Textos Zen... Gostei disto, nobre Kico7.^^

      Bom, você e a grande maioria das pessoas realmente estão curtindo bem pouco a atual temporada. E isto é mais normal do que se pode imaginar...

      E Chiayafuru dispensa apresentações...^^


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!