Em pauta!

domingo, agosto 07, 2016

[Netotin Olímpico] E começou a Rio'2016...

A chamada olímpica.
A festa do esporte...

Netotin, o mascote mais fofo da blogosfera animística brasileira, passará as próximas duas semanas vindo à este espaço na internet para falar das Olimpíadas. Sim, sobre a festa do esporte que, a cada quatro anos, busca unir mais os povos do planeta Terra com os chamados desportos canalizando as forças para esta causa. Sim, o mascote Netotin está falando assim, de maneira bonita, porque o evento assim exige [~netin!].

E nesta chamada inicial, o Netotin vou contar para você a experiência coma Cerimônia de Abertura no mítico Maracanã, além de falar daquilo que ocorreu no primeiro dia de provas, que foi o sábado. E não, o mascote mais fofo não está no Rio de Janeiro cobrindo o evento, mas viu a abertura pela telinha [~hihihi!], isto é, sendo que o dono mandou Netotin limpar o quarto (mas isso é detalhe para um outro momento).

Muito bem. Falar da abertura é difícil demais para Netotin, pois o pessoal da Rio'2016 tinha a dura missão de suceder as cerimônias notáveis de Pequim'2008 e Londres'2012, com aquilo que os humanos chamam de "corte de gastos" e "orçamento enxuto" (mais tarde Netotin vai procurar em alfarrábios o que isto tudo significa). Bom, o pessoal responsável pior aquilo que seria mostrado no Maracanã se superou mesmo, em todos os sentidos, pois a Cerimônia de Abertura da Rio'2016 comoveu, emocionou, cativou e fez Netotin acabar com três pacotes cheios de marshmallows em menos de uma hora (esse último ponto, sobre o doce, é da parte deste mascote mas você pode desconsiderar se quiser).

História e cultura do Brasil foram mostrados no Maracanã [~yay!].
Para Netotin, a cerimônia teve dois pontos que realmente a valorizaram demais. Primeiro porque falaram muito da terra do dono, o Brasil, como o dito país sede do evento [~humhum!]. E nisto falou-se desde a criação das florestas, do surgimento das árvores, os índios que viviam no lugar, a chegada dos portugueses, a escravidão (muito importante isto ter sido mostrado), as pessoas de outros países que vieram ao Brasil (os japoneses foram a citação da abertura), até chegar na criação das cidades e a urbanização (Netotin é um mascote mais inteligente do que aparenta).

O segundo ponto, tão importante quanto o primeiro, esteve presente nas mensagens sobre o planeta e a humanidade, muito ativas durante toda a Cerimônia de Abertura. Respeito ao próximo e às diferenças foi algo que precisava muito ser trabalhado. Além disto, os cuidados com o meio ambiente do planeta Terra foram tão bem citados que, naquele instante, Netotin pensou no porque do dono sempre falar ao mascote que lugar de lixo é na lata do lixo [~humhum!]. Sementes que os atletas colocaram em recipientes serão plantadas daqui um ano, em um local do Rio de Janeiro chamado Parque Deodoro (Netotin acha que este é o nome), e promete ser algo muito especial.

Mas, quando uma delegação chamada de Atletas Refugiados entrou no Maracanã e todos aplaudiram, o Netotin chorou bastante [~humhum!]. Sim, porque são pessoas muito sofridas, que fugiram dos seus países de origem por muitas causas, mas que ganharam o direito de disputar a Olimpíada sob uma bandeira especial. O acendimento da Pira Olímpica, sendo ela a menor de toda a história deste evento, também deixou Netotin feliz em razão de fazer uma chamada quanto à emissão de gás na atmosfera (humano, pense bem, pois a época de achar certos exageros como bonitos já acabou). E uma justa homenagem para o maratonista brasileiro que a acendeu.

Os anéis olímpicos, na chamada pelo verde do mundo [~yay!].
A Cerimônia de Abertura foi linda demais, o Netotin aqui adorou cada momento com vontade e, claro, o dono também (se bem que ele chamou a atenção do mascote pois esqueci de limpar o quarto, mas isso é detalhe também). Sabe, humano que me lê neste momento, a ideia da "gambiarra" (com o famoso "jeitinho brasileiro", segundo o dono) soou muito bem esta cerimônia [~humhum!]. Foi positiva, vistosa e Netotin não conseguiu comer mais nenhum marshmallow depois do desfile das nações (o porque disto é um grande e vasto mistério).

Passado todo o cerimonial, então vieram os esportes. E com eles, o dono roeu as unhas das mãos dele. Como Netotin não possui unhas em seus dedinhos macios, então eu não sei bem qual é a sensação (depois perguntarei isto para ele). Mas, o que importa é que para o país de nome Brasil houveram os chamados altos e baixos. O mascote aqui não quer trabalhar detalhes mais precisos, mas para alguns humanos esperava-se mais, enquanto que para outros o dia foi positivo [~humhum!].

Bom, o Brasil ganhou uma medalha de prata em um esporte chamado tiro esportivo, masculino, na categoria pistola de dez metros [~yay!]. O dono contou para Netotin que, no distante ano de 1920 (nos Jogos realizados em Antuérpia, cidade de uma nação chamada Bélgica), o Brasil ganhou suas três primeiras medalhas olímpicas justamente neste esporte (uma de cada cor) e com uma história interessante, pois conta-se que as armas dos brasileiros estavam ruins, e a participação foi feita no esporte porque os norte-americanos (sabe, os atletas de um país conhecido como Estados Unidos da América) emprestaram suas pistolas para os brasileiros [~humhum!]. Este é um ponto histórico muito importante, humano que lê Netotin neste momento [~humhum!].

Teve muito samba na Cerimônia de Abertura do Rio'2016 [~yay!].
Um ginasta europeu, da nação de nome França, sofreu um grave acidente em sua participação (Netotin assistiu isto e ficou tremendo por quase duas horas inteiras). Na primeira Olimpíada realizada na América do Sul (segundo alfarrábios lidos por Netotin, este é o continente onde está o Brasil) o primeiro ouro de uma nação desta região foi para a Argentina, no clássico esporte conhecido por judô, em uma categoria para mulheres [~yay!]. Vietnã, um país da Ásia, ganhou seu primeiro ouro na história olímpica no esporte onde o Brasil conquistou a prata [~humhum!]. O handebol feminino brasileiro começou vencendo uma forte oponente do esporte (a Noruega), enquanto a natação masculina conseguiu vagas para importantes finais à serem disputadas na noite deste dia, no qual Netotin lhe escreve este post, visitante [~humhum!].

Segundo o dono comentou com Netotin, o Brasil passa por muitos problemas, assim, internos. Especialmente entre as pessoas que deveriam cuidar do país e algo relativo à dinheiro (Netotin acha que o nome disto é economia). Disse que quando o Brasil ganhou o direito de ser sede olímpica (lá em 2009) a situação era melhor. Mas o dono disse que espera muito desta Olimpíada, que ela seja uma bonita festa (como ele gosta de falar, digna). E que o Brasil ganhe muitas medalhas, além deste evento servir para bons caminhos no futuro [~humhum!].

Bom, Netotin não entende nada de política ou economia. O mascote sabe é comer marshmallows (porque são muito deliciosos), falar [~netin!], ver animes e curtir passeios. Mas o dono não ia mentir para Netotin [~brrr!]. Mas, este foi o primeiro post olímpico deste mascote por aqui.  Então, haverão mais por aí. O mascote aqui espera que você tenha gostado [~yay!].

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o mascote do NETOIN!, visitante...
Netotin
Netotin, amante fervoroso de marshmallows. Um onigiri com um simpático rabo de raposa. Às vezes usa bonés. Não tem boca mas sabe falar. Criado em 2 de outubro de 2011, querendo divertir à todos em sua volta... ~netin!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!