Em pauta!

quinta-feira, dezembro 29, 2016

[N! 10 Anos] Refletindo sobre Yuri!!! ON ICE


Está na hora do nono post especial da
campanha #netoin10anos e, com ele, a chamada
para um dos animes mais comentados de 2016...

Mais uma vez, eu, Joana Barbosa, estou aqui participando do guest post do NETOIN!. Dessa vez eu vou falar desse anime que de mansinho conquistou não só o meu coração, como de umas pessoas ao redor do mundo. A postagem é também uma forma de homenagear o blog do nobre Carlírio, que está fazendo dez aninhos. Que o mesmo continue ativo por muitos anos ainda e que tenha muitos guest posts pela frente.

Yuri!!! ON ICE: nascido pra fazer história?

"Olá! Eu sou Katsuri Yuuri!"
Yuri!!! ON ICE é um anime original de doze episódios produzido pelo estúdio MAPPA, concebido pela diretora Sayo Yamamoto e mangaká Mitsurou Kubo. A animação foi exibida na televisão japonesa e pelos canais de streaming internacional na temporada de outubro'2016, que estava recheada de animes marcantes e continuações muito desejadas. No entanto, o sucesso e o volume que a série tomou foram surpreendentes, sendo considerada uma das melhores obras animadas do outono (japonês) e do ano.

Acompanhamos a história do atleta japonês Yuuri Katsuki. Ele é o mais promissor japonês no esporte de patinação artística no gelo e que, com vinte e três anos, encontrasse no momento chave de sua carreira. Entretanto, logo no início do anime o vemos ficando na sexta colocação do Grand Prix Final em Sochi (na Rússia), com mais de cem pontos de diferença para o primeiro colocado. Desolado pela derrota, Yuuri volta pra casa, uma pequena cidade na ilha de Kyushu, para decidir o que vai fazer daqui para frente (continuar no esporte ou se aposentar).

E pensar que um momento tão íntimo seria de suma importância para o futuro...
A lenda viva da patinação (e nova opção sexual das fujoshis), o Viktor Nikiforov.
Em busca de inspiração e conselho, Yuuri mostra para a sua amiga de infância, Yuuko, uma coreografia que ele estava treinando nos últimos meses: o programa longo criado pelo seu ídolo no esporte, o patinador russo Viktor Nikiforov. Por uma infelicidade, a performance feita pelo japonês viraliza na internet, atraindo o patinador russo para o Japão com o desejo de treinar Yuuri e fazê-lo vencer o próximo Grand Prix Final. A partir daí, acompanhamos a jornada do nosso protagonista rumo à vitória e a medalha de ouro.

Ainda é difícil acreditar que esta cena aconteceu...
O anime da Sayo e Kubo já começa chamando a atenção pelo esporte: patinação do gelo. Apesar de ser muito popular nas Olimpíadas de Inverno, o esporte tinha recebido poucas aparições e adaptações no universo dos animes. Logo, uma animação sobre o tema foi muito bem recebida quando anunciada. Além disso, Sayo Yamamoto é uma diretora que conseguiu construir uma fanbase fiel com seus antigos trabalhos. Depois de tanto tempo sem um trabalho novo, os fãs estavam ansiosos para ver o talento da diretora em Yuri!!! ON ICE.

O anime fez uma incrível impressão no PV, mas a qualidade no semanal infelizmente
não se mostrou a mesma. Entretanto, os personagens continuaram incríveis.
A partir dos primeiros PVs e pôsteres oficiais, pode-se percebe que a modalidade enfoque seria a patinação artística masculina, o que deixou algumas pessoas decepcionadas (já que o termo yuri também faz referência a outro gênero dentro dos animes e mangás, o romance entre garotas). Além disso, considerando que o character design é rodeado de personagens bishounens, o público fujoshi (fãs de romance entre homens) foi atraído de forma bem intensa. Logo, o anime dirigido por Sayo estava gerando muito interesse e desentendimento antes mesmo de ter começado. Com o sucesso crescente após a estréia e o passar dos episódios, YOI (como Yuri!!! On ICE foi apelidado pelos fãs) se tornou alvo de elogios e críticas pesadas.

Nos quesitos técnicos, Yuri!!! ON ICE deixou bastante a desejar em alguns aspectos. A animação que parecia espetacular tanto nos PVs quanto no primeiro episódio foram perdendo a qualidade, tendo uma retomada apenas nos últimos dois episódios. Para os fãs mais exigentes, isso foi um tremendo “balde de água fria”. O estúdio MAPPA não conseguiu manter a qualidade que muitos desejavam. É muito perceptível o quanto a Sayo e a Kubo almejavam a cada episódio, e mesmo que a qualidade não fosse ‘horrível’ como muitos diziam por ai, também não era ‘espetacular’ como a expectativa de alguns. Em compensação, a qualidade musical foi impecável. A OST foi bem recebida por todas e acredito ser um dos pontos altos no quesito técnico.

A imagem fala por si...
A dublagem também merece ser ressaltada. Contanto com um elenco de seiyuus de peso (como Toyona Toshiyuki, Junichi Suwabe, Kensho Ono e Mamoru Miyano), as atuações foram impecáveis. Os sentimentos dos personagens foram bem transmitidos através de suas vozes, tendo cenas bem marcantes exatamente por essa atuação impecável (o episódio sete é um exemplo bem forte disso).

Quando o seu maior inimigo é você mesmo.
Embora o quesito técnico do anime seja lembrado de uma forma negativa (principalmente a animação), este não é (nem de longe) o mais marcante. Por mais críticas que tenham sido feitas, acredito que a parte da patinação do gelo, e como ela se torna intrínseca com a história dos personagens, seja o ponto alto de YOI. Diferente dos animes de esportes como Haikyuu!! e Daiya no Ace, onde os protagonistas começam quase do zero, Yuuri Katsuki já tem uma bagagem técnica no esporte.

Mesmo que o próprio se ache um desastre (informação aparente quando o ele narra os episódios), Yuuri é considerado o ace do Japão. Ele tem a habilidade de um veterano no esporte, mas falta a confiança e o guia certo para aplicá-la no ringue. Logo, acompanhar a história do japonês é ver como esse amadurecimento emocional vai influenciar seu desempenho no gelo.

Um dos poucos momentos explicativos da série, e que muita gente sentiu falta.
Patinação no gelo não é um esporte tão largamente conhecido do público. Mesmo que seja considerado um dos esportes mais bonitos e se tenha grande apreço por toda sua beleza, não é um público muito grande que tem informações de como funciona o seu sistema de pontuação e a temporada de competições. Por isso, Yuri!!! ON ICE consegue ser um bom introdutor para o universo, mas falta uma carga explicativa mais profunda que é possível ver em animes de outros esportes.

Como leigo é possível entender o básico, mas alguns quesitos ficaram faltando, como a diferença entre o programa curto e o longo e de como é feita a pontuação da apresentação de forma detalhada. Isso não significa que a patinação é má representada na obra em pauta, pois na verdade ela só não sacia todas as necessidades de um leigo sobre o esporte (sendo necessária uma busca fora do anime).

Aquele momento que você encarna o personagem.
Nas cenas de patinação do anime, as Sayo e a Kubo fizeram uma escolha diferente da usual. Durante as partidas em animes de esporte, os personagens fazem monólogos com colocações táticas sobre o jogo e explicando para o telespectador leigo o que está acontecendo.

Neste anime, as autoras optaram por usar as apresentações de patinação como um espelho do próprio personagem. Ou seja, você conhecia os personagens quando eles estavam no ringue. O que é uma sacada bem interessante, considerando que a patinação tem uma parte artística muito forte. Todas as aspirações, motivações e sentimentos dos personagens são mostrados quando eles estão no gelo, e isso enriquece não só o personagem, mas o próprio esporte.

Georgi, nossa bruxa má que transforma seus infortúnios em forças para continuar.
Chris, o mature eros que deixou uma marca bem forte no gelo (se é que você me entende).
Phichit, o príncipe tailandês que só quer mostrar para a Tailândia (e ao mundo) o quanto patinar é divertido.
Personagens com aparições bem curtas, como Georgi Popovich e Michele Crispino, ganham uma dimensão mais interessante quando estão patinando. Fora do gelo, eles têm poucas falas e tempo em tela, mas no gelo é onde eles têm a chance de conquistar o público com a história que eles querem transmitir. Suas histórias e desejos são mostrados para o telespectador, que vai "avaliar" qual o seu favorito.

É interessante pensar que a própria patinação artística é assim. Os atletas reais têm entre três a quatro minutos para contar sua história e cativar a platéia. E para conseguir fazer isso, o seu lado artístico tem que estar mais evidente e forte para que o técnico (nem sempre acertar todos os saltos é o que realmente importa).

Outro personagem marcante, o tailandês Phichit Chulanot, não tem mesmo nível técnico que os patinadores, mas a sua mensagem e carisma no gelo são tão marcantes que não é preciso vários pulos quádruplos para ele conquistar o público dentro e fora do universo do anime.

Adam confirmando o que eu já pensava, desde o início do anime.
Falando em atletas, outro ponto alto de Yuri!!! ON ICE foi a recepção dele pelos próprios praticantes do esporte. Com a internet hoje, é muito fácil você criar laços, vínculos e discussões sobre o que se gosta com várias pessoas do mundo. Isso fez com que a comunidade de YOI se expandisse e que o anime tomasse proporções bem grandes no público de anime na internet. E esse grande burburinho que esse anime causou atingiu os próprios atletas.

Evgenia, a rainha desse fandom.
Vou fingir que não estou morrendo de inveja...
Atletas famosos como a patinadora russa Evgenia Medvedeva (duas vezes ouro no Grand Prix, uma vez ouro no Mundial e ouro no Campeonato Europeu), Johnny Weir (duas vezes bronze no Mundial e no Grand Prix), Evgeni Plushenko (quatro vezes medalhista olímpico, quatro vezes ouro no Grand Prix e três vezes campeão do Mundial) e Denis Tem (medalha de bronze nas Olimpíadas) comentaram e compartilharam coisas sobre Yuri!!! ON ICE em suas redes sociais. Mesmo outros atletas não tão conhecidos do público, como o filipino Michael Martinez, a americana Ashley Wagner, o americano Adam Rippon e o letão Deniss Vasiļjevs também falaram sobre o anime.

O interesse foi tão grande que o japonês Oda Nobunari e o suíço Stéphane Lambiel apareceram como eles mesmos nos últimos dois episódios. Até mesmo o Pewdiepie, que é um famoso youtuber e a princípio não tem nada a ver com patinação artística no gelo, chegou a citar um dos personagens em sua conta no twitter.

Eu te entendo Johnny, se você maratonava tudo também...
Parece que alguém ficou feliz em se ver por aqui...
Eu quero uma foto assim, também.
Com a ajuda de propaganda desses nomes da patinação, o anime conseguiu alcançar ainda mais pessoas. A própria Kubo é uma grande fã do esporte e ficou emocionada cada vez que um desses atletas comentava o quanto estava gostando de YOI.

Inclusive, se você analisar alguns personagens, poderá perceber que algumas características deles são inspiradas em pessoas reais. E essa conexão entre o mundo real e o mundo do anime só vai ficando mais forte cada vez que você pesquisa. Recomendo verem esse vídeo, além deste aqui também, para se impressionarem.

Plushenko, Oda e Lambiel marcando presença em Yuri!!! ON ICE.
E pensar que o mais simples dos figurantes existe na vida real.
Cada mínimo detalhe que vemos em Yuri!!! ON ICE, desde as locações até alguns gestos dos personagens têm conexão com o mundo da patinação do gelo. Os produtores e a Kubo viajaram para as cidades que apareceriam no anime para tirar fotos, a fim de retratar elas com fidelidade. Mesmo a cidade fictícia Hasetsu é baseada em uma cidade verdadeira que existe em Kyushu.

O patinador japonês Miyamoto Kenji também foi chamado para fazer as coreografias, as quais patinou e filmou para ajudar os animadores. E cada vez que você pesquisa mais, você descobre o quanto de carinho foi posto em cada parte da obra. O próprio Johnny Weir chegou a comentar que tem coisas em YOI que ele ficou surpreso e se perguntou “como elas descobriram?”. O palpite foi que o Kenji falou muita coisa para a Kubo e a Sayo.

Fanservice ou não, eis a questão.
Por fim, mas não menos importante, outro elemento que deu o que falar durante todos esses meses de exibição de Yuri!!! ON ICE foi a relação entre os personagens Yuuri Katsuki e Viktor Nikiforov. Considerando o histórico de casais boy’s love em animes de esporte, principalmente Free!! que é muito similar com anime dessa postagem, a relação do casal não passaria de mero fanservice para o ávido público fujoshi (e muitos ainda vêem assim). Entretanto, conforme os episódios foram passando e o envolvimento de ambos os personagens se aprofundando, fica uma questão a mais sobre a real natureza dessa relação.

Beijo ou abraço, a grande questão.
Como fã da série e do casal, acredito que a relação amorosa faz sim parte do cânone do anime. E não digo isso pela tão questionada cena do beijo no episódio sete ou o pair skating no episódio doze. Digo isso pela profundidade com que a relação dos dois foi se mostrando. Considerando os dois primeiros episódios, a Kubo e a Sayo poderiam muito bem deixar a relação do Yuuri e do Viktor no campo do flerte, daquele “vai, mas não vai” tão comum nesse tipo de anime. Entretanto, principalmente a partir do final do episódio três, podemos ver um crescente na relação.

Não só na química, mas no crescimento emocional que ambos passam por conta desse envolvimento. Como o tema dos programas do Yuuri é o amor, isso só torna a questão ainda mais sensível conforme o enredo vai passando.

Pelo bem da amizade e "brotheragem", nada melhor que trocar alianças de
casamento que custaram setecentos e sessenta e quatro Euros (dentro de uma igreja).
Acredito que o que torna o casal tão simpático não é a tensão sexual que fica implícita no ar, mas sim o carisma que ambos vão passando ao telespectador. Mesmo os mais interessados no esporte do que o romance se sentem impelidos a torcer pelo casal, independente do que fosse acontecer. Acredito que os detalhes e o clima criado em torno deles foi tão forte que não é preciso um beijo para tornar o casal ainda mais canon. E vale ressaltar que a própria existência deles como um casal na obra não é um demérito.

Phichit, o maior shipper de Viktuuri que você respeita...
Muitos tentam desqualificar obras com esse teor boy's love por conta dos exemplos anteriores. Ou então falar que Yuri!!! ON ICE não faz parte do gênero porque o enfoque não é o amor. Só que em nenhum lugar está escrito/acordado que uma obra de conteúdo citado tenha que ter o enfoque em romance.

Na verdade, muitas das obras acabam se apoiando nesse fator para vender e se enquadrar no desejo dos editores/revistas (até porque muita dessas obras tem apenas um volume e pouco espaço para desenvolverem algo mais). Logo, pensar que existe um anime como YOI que mostra que podemos ter uma relação que se enquadra no gênero boy's love sem precisar ter o enfoque no romance é revigorante. Que isso possa servir como exemplo para outras obras no mesmo estilo.

E foi aqui que tudo começou...
Sei que muitos vão citar No. 6 aqui, uma obra que também amo imensamente. Falar que YOI fez bem o seu papel (em trazer a relação amorosa entre Yuuri e o Viktor) não é esquecer do Shion e do Nezumi.

Só acho que vale ressaltar: que obras assim venham com mais frequência. Inclusive vale lembrar que No. 6 teve os mesmo problemas que YOI: quando o casal principal se mostrou como parte do cânone, houve uma debandada e um onda de crítica negativa muito forte contra o anime. Eu espero que muitos não desanimem de ver nenhuma dessas obras por conta do romance entre dois personagens.

Fique sempre ao meu lado...
Quero aqui dizer que Yuri!!! ON ICE é um bom anime. Mesmo com os seus pontos fortes e fracos, ele é capaz de apresentar personagens cativantes e uma história envolvente. O mais importante do texto criado pela Sayo e pela Kubo não é o que está facilmente ao alcance, mas as informações deixadas nas ricas entrelinhas. Foi um anime que se destacou entre as produções do ano e que entra facilmente em qualquer top'10 (a sua escolha).

A season finale, por mais que tenha tido momentos memoráveis, não chegou a ser tão marcante quanto alguns episódios anteriores. Entretanto, deixou a esperança para uma próxima temporada. Doze episódios foi muito pouco tempo para mostrar o esporte e os personagens criados pela Sayo e a Kubo tem a oferecer. Foi um fator com o qual elas tiveram que lutar contra e, considerando o resultado final, a luta foi vitoriosa.

Rezando pela segunda temporada desde já. Quero minha saga olímpica, por favor...
"Como a própria música de abertura diz, Yuri!!! ON ICE nasceu 
pra fazer história. Nada muito excepcional no mundo dos animes, 
mas pelo menos deixando sua marca no ano de 2016."
por: Joana Barbosa (que foi ao céu e voltou com o anime, durante a sua exibição)

Desde agora, o NETOIN! agradece muito a 
participação da nobre Joana Barbosa e seu texto sobre Yuri!!! ON ICE.

Nobre visitante, fique atento...
Os especiais da campanha #netoin10anos ainda não findaram...

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça a jovem convidada, visitante...

Joana Barbosa, integrante do blog Shoujismo e amante de ótimos shoujos e joseis. Além disto, divide tais paixões com os eventos desportivos (como as Olimpíadas) e ama as obras de tal temática. O título Daya no Ace deixa bem nítida esta característica da nobre.

5 comentários:

  1. De fato, Yuri on Ice foi uma obra marcante, pode não ter sido a melhor do gênero, mas com toda certeza, pelo conjunto da obra, veio para fazer historia e fez mesmo! Amei o texto, mostra muito sobre como enxerguei esta obra, e que venha a segunda temporada, com direito a olimpíadas e um belo casamento de Victuuri!!!! <3

    ResponderExcluir
  2. Aah, que bom que gostou do texto, obrigada! Eu acho que 'Yuri!!! on Ice' conseguiu um bom desempenho com o pouco que tinha de tempo e acho a história realmente incrível. Me marcou demais, com certeza. Também estou no aguardo da segunda temporada e torcendo para ser um arco das Olimpíadas de Inverno. Torcendo para a espera valer muito a pena!

    ResponderExcluir
  3. Bom....Sem querer dar muitas esperanças nem nada,mais tem um boato de que Yoi vai ter a segunda temporada lançada no dia 11 de fevereiro.... Só não sei se é verdade 😓😫MAS torcendo

    ResponderExcluir
  4. Bom....Sem querer dar muitas esperanças nem nada,mais tem um boato de que Yoi vai ter a segunda temporada lançada no dia 11 de fevereiro.... Só não sei se é verdade 😓😫MAS torcendo

    ResponderExcluir
  5. Oi Nedna, então... Até onde eu sei, a 2ª Temporada de YOI não foi confirmada e não tem data. Não sei se você sabe, mas o lançamento de novos animes e novas temporadas acontecem em meses específicos, no caso: Janeiro, Abril, Julho e Outubro. Logo, não tem como a segunda temporada de YOI começar dia 11 de Fevereiro. A coisa é aguardar e torcer para que saia ainda esse ano. E caso aconteça ainda em 2017, provável que S2 só esteja disponível só em Outubro.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!