Em pauta!

terça-feira, setembro 04, 2018

[Volta ao Passado] Genkai e a busca por um discípulo...


Pensando no futuro...

YuYu Hakusho é um exemplo de anime que acaba trazendo, para a minha pessoa, muitas das boas recordações referentes à dublagem brasileira nas animações japonesas. O trabalho original (feito para a exibição na Rede Manchete a partir de 1997) já era muito bom, e a redublagem feita na década de 2000 (exibido inicialmente pela Rede Bandeirantes) conseguiu superar o seu antecessor em qualidade. Entretanto, o escopo deste post não será exatamente este, embora a base como introdução seja válida.

O anime que narra as "n" aventuras vividas pelo detetive sobrenatural Urameshi Yuusuke (e seus companheiros) estreou no Japão na última temporada de 1992. O episódio a ser tratado estreou em novembro do citado ano. A importância deste capítulo é de elevado naipe, uma vez que o mesmo apresentou para o público uma personagem mestre nas artes marciais e exímia manipuladora dos dons espirituais, sendo ela a mestra Genkai. A junção perfeita entre severidade, poder e humanidade se faz presente na personalidade deste grande ícone presente em YuYu Hakusho.

À princípio, o jovem Yuusuke deveria ir até o templo onde residia a Genkai, sendo isto parte de sua nova missão como detetive sobrenatural. O objetivo era participar do concurso que a mestra iria realizar, pois ela estava na busca por um discípulo e assim manter sua doutrina viva para a próxima geração. Entretanto, um perigoso youkai chamado Randou (na dublagem brasileira ficou conhecido como Lando), cuja tradução literal de seu nome é Filho da Confusão, poderia também ali estar (uma vez que ele é procurado por ser um ladrão de técnicas e doutrinas atrás de sua centésima vítima). Tal possibilidade é que fez o Mundo Espiritual ficar em alerta e enviar o seu jovem detetive para o local dos exames.

 Yuusuke e Kazuma: alerta de encrenca devidamente acionado.

A mestra Genkai e o enigmático Lando, ladrão de doutrinas e que as usa com propósitos malignos.

O episódio, em si, pode ser considerado um dos mais interessantes do anime em pauta. A explicação fornecida no parágrafo acima dá a dimensão mais séria dos fatos, contudo o capítulo teve "de tudo um pouco". Por exemplo, a Botan teve certo trabalho para fazer com que o Yuusuke aceitasse a missão. Após isto, a presença do Kuwabara Kazuma no templo da Genkai causou estranheza ao detetive sobrenatural, mesmo com a explicação que seu rival de brigas escolares acabou fornecendo-lhe. E para piorar, a primeira impressão que a grande mestra deixou para o Yuusuke (e vários outros ali presentes) não foi das melhores, pois o grande concurso e seus testes (até então conceituados como difíceis) começou com um sorteio (que acabou provando o quanto ela era sábia nas artes que praticava, sobretudo a espiritual).

Se o sorteio deixou algumas interrogações no ar, o modo no qual a Genkai tratou dois grandões descontentes eliminou qualquer possibilidade de questionar a força e a sanidade mental da mestra (o Yuusuke que diga isto). Na sequência, um grande salão de jogos estava à espera dos contestantes, sendo que os aparelhos ali contidos visavam medir a junção da força física com a espiritual de cada um (de três jogos ali presentes, seguiria adiante quem fosse aprovado em dois). Por fim, os vinte melhores candidatos tiveram de passar por um real teste de perigo, em um pântano amaldiçoado, no qual quem chegasse até a árvore gigante (dentro de duas horas) prosseguiria à próxima etapa, visando tornar-se o discípulo da Genkai.

Além do escopo sério com os gatilhos citados bem trabalhados, o episódio ainda fez questão de fazer "referências" bem discretas a alguns personagens da série Street Fighter. A grande mestra Genkai realmente sabia o que estava a fazer e como proceder para tanto. O Yuusuke teve motivos de sobra para se surpreender, enquanto o Kazuma estava ali por uma "obra do acaso". Tudo isso fez deste episódio, o nono de YuYu Hakusho, como um daqueles que este humilde blogueiro gosta de rever, sempre que possível.

E assim se segue...

Momentos...


"Da persuasão sofrida até o ódio com escadarias exageradas..."



"Ao encontro dos mais fortes... Espere, anime errado..."



"Genkai anuncia o sorteio e, para a sorte da dupla Yuusuke e Kazuma, o que ocorre é..."


"Acredite, a Genkai não está em apuros aqui..."




"Na segunda etapa, o Yuusuke faz uma sólida alusão ao boxeador Popó..."



"Antes da terceira etapa, o Yuusuke tenta intimar dois dos seus concorrentes..."




"O prosseguimento da terceira etapa foi tenso até o seu final..."


"A multidão de candidatos..."


YuYu Hakusho
Origem: mangá  /  Estúdio: Pierrot
Temporada: outubro'1992 / Total de episódios: 112

* Episódio #9: "O sucessor" *


"Todos estão felizes e... Não, resposta errada..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!