Em pauta!

quarta-feira, janeiro 01, 2020

[Volta ao Passado] O início de Planet Survival


Hora da aventura...

Animes mais antigos possuem pontos que, em grande escala, aquecem o coração deste humilde blogueiro. Além disto, auxiliam demais quanto a questão de se assistir a mais obras de tempos atrás, tanto pelo simples fato do entretenimento em si, como também por circunstâncias que acabam não escapando de uma eventual comparação temporal (como "o antes e o depois"), seja pelo elenco, estúdio, arte, animação, entre outros.

A dica de uma grande pessoa, que está a assistir o anime que servirá de pauta para este post junto deste humilde blogueiro, é que fez tal título, até então desconhecido na sua totalidade da parte de quem vos escreve este texto, ser devidamente apreciado. Trata-se de Mujin Wakusei Survive, também conhecido como Uninhabited Planet Survival, ou simplesmente pela nomenclatura Planet Survival. Este anime foi exibido originalmente na temporada de outubro-2003, contando com cinquenta e dois episódios e finalizando um ano e uma semana após o seu início. Além disto, o mesmo foi dublado para o público brasileiro, sendo um dos últimos animes a serem exibidos no já antigo e encerrado canal pago Animax, por volta de 2007.

Esta é uma obra original, animada em conjunto pelos estúdios Madhouse e Telecom Animation Film. Interessantemente, Planet Survival é indicado para todas as idades, mas isso - nem de longe - foi um impedimento para que o mesmo apresentasse cenas emocionalmente fortes. E isto faz amplo sentido, dado o fato daquilo que se baseia o seu enredo, passando pela sua construção de mundo até chegar, aprazivelmente, na evolução do carismático elenco pertencente a esta obra.

 A jovem Luna, em companhia de Chako, sua assistente operacional de grande estilo.

O anime tem, nos seus dois episódios iniciais, toda a apresentação necessária (e muito bem feita) sobre a sua ambientação e personagens principais, que são nove (oito nesta parte inicial e um que surge mais adiante na obra). Uma garota de nome Luna é que chama a atenção no primeiro momento, por ser extremamente ativa e persistente em tudo aquilo no que acredita. Ela tem a companhia de Chako, um tipo de gato-robô que serve as necessidades da apresentada garota. O anime mostra, em poucos minutos, que ambas existem graças ao heroísmo do pai da Luna, em uma ação deveras triste perante um momento muito difícil.

A Luna está prestes a ir para uma nova escola, sendo este o local no qual ela acaba conhecendo os seus futuros companheiros de jornada: Menori, a garota de grandes responsabilidades e semblante frio; Sharla, uma jovem simpática que possui muitos temores a serem vencidos; Howard, um rapaz que usa da posição de seu pai para se prevalecer sobre os demais; Bell, um alto e forte estudante que sofre com um tipo de "preconceito interplanetário" (na verdade social); Shingo, um pequeno garoto prodígio nas áreas da mecânica e da informática; e Kaoru, um jovem de muito silêncio e deveras atencioso quanto ao que ocorre no seu redor.

Em seu tempo, a humanidade vive em colônias planetárias, uma vez que a Terra passou por cataclismos ambientais e passou a não comportar mais os seres vivos como outrora. Durante uma das aulas sobre o passado da Terra, o pessoal é informado de uma excursão que farão em breve. Após um inesperado incidente envolvendo boa parte do elenco, os oito personagens já apresentados acabam por vagar no espaço e cair em um desconhecido planeta, após problemas originados durante a viagem de excursão.

Imagem que antecedeu e sucedeu os intervalos do anime, em cada episódio.

O tocante do anime, nestes onze primeiros episódios já assistidos, está em como o crescimento do elenco se faz nítido em larga escala. Inevitavelmente, os sete estudantes e o gato-robô estão juntos em um ambiente que lhes é hostil, no qual é mostrado de frente tudo aquilo que eles conheciam sobre planetas e meio-ambiente, até então de maneira simplória e/ou artificial em suas colônias. Eles estão respirando ar puro, vendo um céu e o mar de verdade, e tendo contato com outras espécies de fauna e flora.

Em meio a um visual bonito e vislumbrante que tal estranho planeta oferece, muitos perigos já apareceram à frente deste grupo de jovens aventureiros. Desde a procura por comida e água potável, até o aparecimento de feras perigosas dispostas a caçá-los. Planet Survival, tal como o nome sugere, trabalha a busca pela sobrevivência de seus personagens que, mesmo com todos os problemas e dificuldades a serem enfrentados, mostram engajamento e, gradativamente, vão aprendendo mais e se conhecendo de uma maneira muito eficiente e honesta. É aquilo que este humilde blogueiro pode definir como "combo perfeito", visando a melhor experiência possível de entretenimento.

O anime, incrivelmente, mostra ter sabido envelhecer. Sua arte e animação mais antigas ainda soam muito bem aos olhos, proporcionando uma experiência visual deveras positiva. Além disso, o tema de abertura é detentor de uma linda melodia, sendo esta a música "Bokura no Message", cantada pela Kiroro. Até o momento, o semblante de minha pessoa é da mais pura felicidade com este anime. Seguramente, Planet Survival poderá ter uma review geral aqui no Netoin!, tão logo os seus episódios sejam vistos na totalidade.

Aguardar é preciso...

Momentos



"No âmbito escolar, Luna conhece os seus novos colegas. E algo a mais..."


"Em sala de aula, aprendendo sobre o que ocorreu ao planeta Terra..."


"Luna consolando a Sharla em uma situação adversa na escola..."


"Shingo e Kaoru, auxiliando Sharla e Luna, em um grave incidente..."


"Algo inesperado ocorre em meio ao espaço..."


"A chegada em um novo e desconhecido planeta..."


"Os problemas e percalços neste novo e misterioso planeta..."


"O momento da refeição em grupo..."


"A imagem final do encerramento de cada episódio: prerrogativa pela curiosidade..."


Páginas sobre o anime Mujin Wakusei Survive

Página oficial de Mujin Wakusei Survive
no site da NHK, em junho-2004 (via Wayback Machine)


"Uma visão simplesmente majestosa..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

2 comentários:

  1. Amo demais esse anime!!! Que história mais fofa! Não dá pra explicar o sentimento bom que dá quando o anime termina. Foi simplesmente PERFEITO! Parece bobinho demais e bem inocente, talvez até demore um pouquinho pra acostumar, mas ao passar dos capítulos fica cada vez mais interessante. Vale MUITO a pena assistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Como posso dizer, nobre Nathália...
      Concordo totalmente com as suas palavras.

      Agradeço pelo seu comentário.

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!