Em pauta!

sexta-feira, junho 30, 2023

[Evento] Imin Matsuri 2023, em Curitiba/PR


Depois de muito tempo...

Desde a última vez na qual um evento recebeu post aqui no Netoin!, visitante, passaram-se longos cinco anos e dez meses. A última vez que o blog fez um registro assim foi em agosto de 2017, durante uma exposição de fotos sobre a região japonesa de Tohoku [acesse-a ao clicar aqui]. De fato, é um tempo bem considerável. Obviamente, ocorreram inúmeros no citado período, com exceção devidamente aplicada a pandemia provocada pelo novo Coronavírus. No que tange a isto tudo, a minha pessoa realmente indagou muito se algum evento voltaria a ser trazido para este humilde espaço na internet.

Eis que, em pura coincidência com a primeira semana de férias deste blogueiro que vos escreve, ocorreu em Curitiba a trigésima primeira edição do Imin Matsuri, uma festividade que possuiu como alicerce as comemorações pelo centésimo décimo quinto aniversário da imigração japonesa no Brasil. A realização do evento ficou a cargo da Sociedade Cultural e Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba, a Nikkei Curitiba. O local escolhido para o mesmo foi o Parque Barigui, mais precisamente no Centro de Eventos Positivo, antes conhecido como Expo Renault Barigui.

Esta edição do Imin Matsuri foi celebrada nos dias 24 e 25 de junho de 2023, com ingressos de entrada nos valores de R$10 (para um dia) e R$15 (para os dois dias). A minha pessoa se fez presente apenas no primeiro dia, na companhia de um amigo, mas pode ser enfatizado aqui muitos pontos positivos acerca deste festival. Nobre visitante, acompanhe mais abaixo os breve relato acerca do evento em pauta.

Visões gerais sobre o Imin Matsuri 2023


Exposições de trabalhos e vendas de itens da cultura pop (fotos de própria autoria).

O clima do lado de fora do evento era o mais curitibano possível, com céu azul, Sol e uma brisa gelada bem forte. Em si, tudo estava convidativo neste ponto. Comprar um ingresso não foi problema, pois haviam muitas caixas e as poucas aglomerações/filas desapareciam com poucos minutos. Ao adentrar no local do Imin Matsuri, as primeiras impressões foram positivas, com um bom acolhimento e algumas exposições de demonstração da cultura japonesa.

O Centro de Eventos Positivo possui um grande espaço para eventos como este. Muito embora pese o fato de que este blogueiro ficou muitos anos sem ir a um festival como este em solo curitibano, a verdade é que a impressão dada foi muito positiva, no que tange a divisão dos estandes e locais destinados a alguns dos patrocinadores. Para não dizer aqui que foi tudo perfeito, a "mini praça de alimentação", com duas redes de lanchonetes lá representadas, não possuía um espaço satisfatório para o pleno atendimento. Contudo, ao se levar em consideração que em um festival como este boa parte dos presentes preferem comer os pratos de culinária japonesa, então não havia muito a se esperar sobre o ponto já levantado.

Mais adiante estava o grande palco, onde apresentações das mais variadas foram realizadas. Segundo consta na programação oficial [clique aqui para acessar], haveria um concurso cosplay que este blogueiro não acompanhou, em razão de já ter deixado o evento horas antes. De toda a forma, performances de taiko e odori puderam ser prontamente apreciadas. Diga-se de passagem, foram apresentações dignas de nota. .

O evento buscou trazer vários aspectos da cultura japonesa aos presentes (fotos de própria autoria).

Imediatamente atrás do citado palco, já na parte externa do evento, estavam os estandes e quiosques de culinária japonesa. Ao contrário do que a minha pessoa conseguia se lembrar de eventos anteriores, desta vez houve uma ampliação significativa em todo o espaço dedicado para a gastronomia. Uma considerável variedade de iguarias japonesas podiam ser apreciados. Isto incluía desde doces, como os manjus e motis, até pratos como o yakissoba e o katsudon. Muito embora toda a área dedicada a alimentação fosse grande, ainda assim a locomoção perto de alguns estandes era bem mais complicada. Soma-se a isto o fato dos preços, em boa parte, terem feito este blogueiro muito pensar sobre o quê, de fato, ali comer. De modo geral, muitas pessoas aproveitaram o Imin Matsuri para saborear o que havia ali à venda no evento.

Antes de ir embora, algumas andanças a mais pelo evento levaram até duas exposições sobre a natureza do Japão, sendo uma delas totalmente dedicada aos bonsais. Havia ali um estande dedicado, para quem desejasse obter informações sobre estudos do idioma japonês e similares, muito embora a minha pessoa não se recorde de fato se havia algo também sobre turismo e/ou intercâmbio no Japão. Uma mini farmácia da rede Nissei se fazia presente, além de diversos quiosques/estandes com muitos itens à venda. De mangás a figures, passando pelas vestimentas das tradicionais às mais dedicadas ao público otaku, até a estandes de artes e de guloseimas variadas, haviam muitas opções de compra e visitação nas dependências do evento em pauta.

No final, o saldo geral deste evento foi bem positivo aos olhos deste humilde blogueiro. Só o fato de ir novamente a um evento da cultura japonesa em Curitiba já era digno por si, mas o contexto geral apresentado nos parágrafos acima deste conseguiram demonstrar o quanto este Imin Matsuri foi bem receptivo e chamativo. Novamente, é impossível exclamar que tudo tenha sido perfeito e/ou que inexistiam pontos de melhoria, mas no todo a experiência foi ótima e válida, nobre visitante. Havendo a possibilidade, a minha pessoa buscará comparecer a eventos futuros que venham a ser realizados na cidade.

E assim se seguiu...

Mais imagens...



Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!