Em pauta!

quinta-feira, agosto 10, 2017

[Evento] Em Curitiba, uma exposição itinerante sobre a região de Tohoku


Uma ótima exposição...

Nos últimos anos, a capital paranaense tem sido sede de alguns eventos bem interessantes no que tange ao Japão em si. Aliás, desde meados de 2012 que o Netoin! tem trazido matérias sobre tais eventos, dentre os quais onde o conhecido Tooru Furuya já se fez presente, quando a calamidade japonesa de 2011 acabou sendo tema de uma palestra do Titi Freak, ou então na ocasião de um evento itinerante sobre os personagens japoneses. Se trata de algo imensamente positivo e valoroso.

Na presente oportunidade, a pauta acaba sendo a região ao nordeste do Japão, mais precisamente em sua principal ilha. Trata-se de Tohoku. Visitante, pense que chegou à capital paranaense uma exposição itinerante, de entrada gratuita, na qual diversas fotos da citada região se fazem presente. E tenha mente, objetivamente, que as mesmas contam um pouco do que é a cultura e a sociedade japonesa com o passar das décadas.

A ideia é deveras interessante, uma vez que as fotos presentes foram tiradas em épocas distintas, trazidas à tona pelas lentes de nove fotógrafos individuais e um grupo de praticantes desta nobre arte visual. Aparecem na lista oficial de participantes únicos desta exposição os nomes de Kotaro Iizawa (sendo ele o Curador), Naoya Hatakeyama, Masaru Tatsuki, Nao Tsuda, Teisuke Chiba, Ichiro Kojima, Hideo Haga, Hiroshi Oshima, Masatoshi Naito e Meiki Lin. O grupo de fotógrafos que encarregou-se de Sendai Collection (coletânea de fotografias da paisagem urbana de Sendai) foi composto por Wataru Matsutani, Toru Ito, Ryuji Sasaki, Shiro Ouch, Hidekazu Katakura, Makoto Kotaki, Hisashi Saito e Reiko Anbai.

Algumas imagens da exposição em Curitiba/PR (divulgação).

A ótica mais sensível e notória desta exposição está na temática adotada por cada fotógrafo, onde épocas distintas e closes de caráter cultural, social ou urbano acabaram obedecendo às suas respectivas especialidades. O que a minha pessoa notou ao visitar este evento foi algo muito especial, pois é bem perceptível o ganho que se tem ao verificar, em cada quadro, que o Japão possui uma diversidade cultural e social ainda maior daquilo que normalmente se faz pensar.

Atente-se, nobre visitante, que existem diversos tipos de fotografias, no que tange ao âmago de seus conteúdos. Algumas refletem as paisagens naturais da região de Tohoku. Outras, por sua vez, mostram um pouco do cotidiano difícil das áreas rurais, em épocas como as décadas de 1950 e 1960. Paisagens urbanas também se fazem presentes, por vias das fachadas de casas e lojas. Máscaras que chamam a atenção por inúmeros fatores fazem parte do programa desta exposição. A área de Fukushima também está lista de fotos do evento. E tudo isto para citar apenas uma pequena parte daquilo que você poderá apreciar, no total de cento e vinte e três fotografias em quadros.

Para este humilde blogueiro, a recomendação é mais do que positiva para ir até esta exposição. Lamenta-se, aqui, que a minha pessoa tenha ido a tal evento de maneira tardia, faltando cinco dias para o mesmo sair da capital paranaense. Mas ter presenciado esta exposição valeu muito a pena, por todos os fatores aqui citados. Se você for de Manaus/AM ou de Recife/PE, nobre visitante, esteja à par de que estas cidades serão as próximas à receber esta exposição.

E assim se segue...

Imagens da exposição



"Cartilhas da exposição e uma imagem do Museu Paranaense"


Ficha da exposição em Curitiba/PR
Período: de 21/julho/2017 à 13/agosto/2017
Local: Museu Paranaense (Rua Kelleres, 289, Alto São Francisco)
Horário: terça à sexta (9hs às 18hs); sábado, domingo e feriado (10hs às 16hs)

Cidades e informes de visitação
- Fonte: Japan Foundation São Paulo -
São Paulo/SP - já realizado (entre 26/maio/2017 e 12/julho/2017)
Manaus/AM - de 30/agosto/2017 à 30/setembro/2017
Recife/PE - de 21/outubro/2017 à 12/novembro/2017


Dica extra: canal Tohoku Japan no YouTube



Seguindo a ideia...

No embalo de trazer para você o post com um breve relato sobre a exposição com fotos de Tohoku, a minha pessoa acabou conhecendo um canal no YouTube justamente sobre a citada região japonesa. Trata-se do Tohoku Japan.

Os vídeos presentes em tal página no YouTube não são em grande quantidade, mas possuem uma qualidade elogiável. À princípio, trata-se de um material que visa instigar a curiosidade turística de quem assistir tais vídeos, mostrando belos pontos de destaque do nordeste japonês, em especial no que tange às suas belezas naturais (por vezes alinhadas à presença humana na região).

Mais abaixo você verá o link de acesso ao canal Tohoku Japan, visitante. Você poderá assistir aos vídeos ali presentes e se sentir, de certa forma, maravilhado com as imagens majoritariamente de caráter natural, presentes no mesmo.

Dica altamente válida...

Clique nas imagens para acessar os vídeos de destaque...


Canal Tohoku Japan no YouTube
clique aqui para acessá-lo

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!