Em pauta!

segunda-feira, dezembro 23, 2024

[N! 18 Anos] Refletir sobre o passado, superar o bloqueio atual e viver o amanhã!


Dezoito anos, e...

Definitivamente, este está longe de ser o melhor dos aniversários a ser comemorado por este humilde blog, nobre visitante. Razões para tanto não faltam. Contudo, as vitórias pessoais conquistadas por parte de quem vos escreve neste momento servem, a bom modo, para dar aquela luz no horizonte no que se refere ao presente e, principalmente, ao futuro do Netoin!. Entretanto, ambos os extremos devem ser levados em total consideração.

Em 2023, este blog já havia experimentado uma certa "seca" de posts sendo publicados, sendo que as chamadas para o [Kyoudai Podcast] apareceram como uma das raras exceções para tanto. Porém, neste ano de 2024 as coisas saíram dos eixos, ao ponto do total de posts publicados, por bem pouco, não ter superado o escasso número de textos presentes ao longo de 2007. Seções como [N! Drops], [Reviews] e [Volta ao Passado], sempre cultuadas pela minha pessoa, sequer viram a luz do dia de maneira adequada. E não apenas isto, pois mesmo os posts de [Informações] sofreram um baque quase colossal, tamanho foi o número de oportunidades perdidas com as mais diversas chamadas que poderiam ter sido feitas.

No post de comemoração do aniversário passado [clique aqui para acessá-lo], se fez presente um parágrafo no qual a minha pessoa deixou claro que, para fazer com que 2023 não se repetisse pelo baixo número de textos presentes no Netoin!, uma repaginação estaria em foco para 2024, indo desde uma mudança no visual do blog, passando por uma reestruturação em suas seções, até culminar com um projeto solo de podcast semanal, então batizado de [N! Drops Cast]. Como se pode bem notar, nada disto acabou acontecendo.

O mascote Netotin e suas sobrancelhas (!?).

No referido post de 2023, a minha pessoa enfatizou a possibilidade de mudança pontual nas duas principais identidades visuais do blog, sendo estas o seu logo e o mascote Netotin, o que também acabou por não ocorrer. Ao menos, neste ponto os trabalhos acerca de uma modificação no logo do Netoin! chegou efetivamente a ser feita, por um bom período de tempo diga-se de passagem, mas obviamente sem sucesso. Em resumo, no post do décimo sétimo aniversário pregou-se uma volta por cima no blog, mas a verdade é que o tombo acabou sendo ainda maior em 2024.

Objetivamente, acabou acontecendo o que este humilde blogueiro mais esperava: um tipo de bloqueio pessoal para trabalhos acerca deste blog, que trouxe consigo um tanto de incertezas, um pouco de preguiça e, também, algo de perda do tempo correto para levar adiante certas ideias, muitas delas bem pontuais, inclusive. Nem de longe isto é algo elogiável, sendo que por menos que isto seria até provável pensar na possibilidade de encerrar as atividades do Netoin! para sempre.

Lançar ao vento dezoito anos de atividade não seria legal, nem muito menos justo ou aceitável. Para a minha pessoa, caso um dia o blog venha a ser encerrado, não será por algo assim. Muito embora deva ser seriamente considerado que, dadas as circunstâncias apresentadas, tudo parecia efetivamente caminhar para o fim deste espaço na internet. Uma das provas disto está no fato de que, até o lançamento deste post especial, sequer o texto sobre os melhores animes de 2023 foi ainda publicado. Mas não existe nada, em absoluto, que uma boa troca de ideias com algumas pessoas, além de certos acontecimentos de ordem pessoal, não possam fazer para que uma página seja virada para melhor.

Netotin, sempre disposto a ajudar.

Com base na última sentença do parágrafo acima, este humilde blogueiro pode exclamar que o Netoin! continuará existindo, e que seguirá adiante. É bem verdade quem, nos tempos atuais, manter um blog ativo é algo totalmente do que se via entre os anos de 2005 e 2013, sendo esta uma época que - para a minha pessoa - pode ser definida como uma "era de ouro" para os blogs sobre animes. Independente do tempo que alguns deles duravam em atividade, a verdade é que muitas ótimas amizades foram feitas graças a isto. Não obstante, é algo que merece total respeito. E quando se fala no Netoin! em si, é óbvio pensar que nada voltará a ser como foi entre 2012 e 2016, época na qual este blog teve um simetria quase compulsiva com os posts que eram publicados, em especial na sua quantidade. Mas é totalmente viável aqui visionar um trabalho bem melhor do que tem sido apresentado ultimamente neste espaço na internet.

Quanto a ideia do podcast solo, o mesmo segue vivo. Como agora este humilde blogueiro possui uma jornada laboral um tanto quanto mais flexível para esta causa, então torna-se interessante seguir trabalhando nesta possibilidade de um cast do Netoin! existir em algum momento, semanal, com no máximo vinte e cinco minutos de duração por episódio, abordando tudo aquilo que este blog sempre abordou. No que tange a pontos como identidade visual, seções e algumas temáticas condizentes ao escopo do blog em si, tudo isto segue em plena pauta.

De toda a forma, e ao seu próprio modo, este é mais um aniversário do Netoin!. O blog chegou até aqui, então que siga até onde for possível. Espera-se, ao menos, que dure o bastante para que uma "volta por cima" não recaia apenas em ideias e promessas. Em 2025, este espaço na internet tentará chegar ao seu décimo nono aniversário mas, antes, comemorar na plenitude o ano dezoito deste blog bicolor é totalmente viável. A minha pessoa quer crer nisto, e agora o convite é feito para que tu acompanhe isto de perto, também. A você, nobre visitante, muito obrigado pelo apoio.

Dezoito anos...


"Isto é Netoin!, rumo ao ano dezenove de sua existência..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook, no X (antigo Twitter) e no Bluesky

[ made in Netoin! ]

2 comentários:

  1. Boa tarde, olá Carlírio. Olha, eu acho assim: o site é seu. Quem define o que escrever, quando escrever e quanto escrever é tu. Isso aqui não é rede social onde as pessoas precisam (as vezes) desesperadamente de alcance, curtidas, etc. Ainda bem. Cansei de ver em rede social gente reclamando disso, sem pensar que estão dedicando textos, energia, paciência para gente que acha que somos empregados de rede social.
    Pensando outra coisa, além de tu tem um punhado de gente se dedicando a fazer sites / blogs com textos diversos. Graças a seu site eu conheci o J-wave, o trampo do site é impressionante. Além dele tem o Shoujo Café, que segue firme e forte a anos, o Barquinho Cultural das irmãs Visconti, o Animes Quase Aleatórios da Sandra Monte, a Kimono Amarelo... eu poderia citar mais gente aqui, de sites variados todos baseados em textos, se engana muito quem acha que podcasts e vlogs são a lei hoje em dia. Enfim, todo esse pessoal mantém sites com textos a muito tempo, tem épocas boas, outras nem tanto, isso é normal. Se eu te falar, eu também queria escrever mais no meu blog, também tenho lá ideias do que fazer, conhecimento eu tenho pra isso, mas falta vontade. Algumas coisas tem me travado muito.
    Hmm...
    Vc construiu uma história com o Netoin, mantenha ela viva se tu desejar, mas sem cobranças maiores. Muita gente fica pelo caminho, é chato, mas acontece.
    Eu acho que tu poderia colocar aqui no site seus desenhos, tu também escrevia antigamente né? Sendo que aqui é seu canto na internet traga esse lado teu pra cá.
    Enfim, acho que estou me estendendo muito, mas achei pertinente deixar algumas palavras pra tu nesse momento. Hoje é Véspera de Natal também, então tenho tempo pra isso.
    Feliz Aniversário Netoin, Feliz Natal Carlírio-senpai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Agradeço pelas suas palavras em vosso comentário, The Fool.

      Contudo, tudo que escrevi no post é pertinente. Faz tempo que, quando vou começar a escrever algo para o blog, aparentemente não passo de um "muro" que me prende a não fazer a ação desejada. Não acho isto legal.

      O Netoin!, nem de longe, tem o anseio de ser um dos maiores sites/blogs do Brasil dentro de sua temática. De maneira nenhuma. Mas isso não significa que inexista algo de satisfação a ser dada para quem o visita, comenta ou dá uma simples olhada no material aqui existente. Não me sinto nada bem com esta situação.

      Entretanto, em razão das vitórias que conquistei em minha vida pessoal neste ano de 2023, além de ter trocado ideias acerca do que está sendo aqui comentado, me inspirei novamente. Às vezes tudo de que precisamos é um "empurrãozinho estratégico". E sinceramente, não anseio que em 2025 o post de aniversário seja outro igual a este ou de 2023. Não por maldade, nobre.

      No mais, e concordo contigo, não estou atrás de cliques e likes exorbitantes ou que "valham uma vida". Fico contente com quem aqui acessar e, no mínimo, refletir sobre o que ler, independente de concordar comigo ou não. Isto é justo e digno. Nisto devo seguir pensando.

      Quanto aos meus desenhos, fico contente em saber que tu gosta deles, rapaz. Já os posto no Pixiv e no Instagram, e está bom assim por hora. Quanto às histórias que criava, elas estão disponíveis ainda no Netoin! Mais! e, caso um dia eu resolva publicar novas histórias, será lá o espaço. O Netoin!, blog bicolor aniversariante, será sempre dedicado a temática que me fez conhecer tanta gente digna e maravilhosa. Porém, e como já ocorreu entre 2020 e 2022, matérias sobre jogos voltarão a aparecer.

      Uma vez, fico imensamente agradecido pelas suas palavras, nobre The Fool. E nãos e preocupe, pois as cobranças contidas são de mim para mim mesmo e, se eu não cuidar direito deste humilde espaço na internet, é sinal de descaso de mim para mim mesmo, também.

      Obrigado, rapaz.

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!