Em pauta!

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Curtas em geral - parte #88: agradáveis semelhanças musicais...

Hum... Onde já vimos esses personagens mesmo!?

Este humilde blogueiro pode até ser um pouco suspeito para comentar sobre músicas de animes, mas não há como deixar de se fazer certas ligações entre animes que já se passaram com alguns desta nova temporada.

O descrito acima torna-se uma forte afirmativa, principalmente quando se fala de alguém que lembra, com certo saudosismo e satisfação, dos épicos episódios de "Magic Knight Rayearth" pelos idos de 1995 na SBT. Mais do que isso: quando recorda-se do repertório sonoro e musical do citado anime, que sempre envolvia a pessoa que digita este texto com completa harmonia.

Então...

Imagem de "Puella Madoka Magica".

Para que se entenda melhor o porque desta postagem, basta citar o anime "Puella Madoka Magica" ( ou se preferir, "Mahou Shoujo Madoka Magica" ). Ele está sendo uma grata surpresa, e com os seus méritos para tanto. Se há uma característica que tem chamado a atenção deste blogueiro no anime em questão, esta é a sua parte sonora.

As músicas deste anime ( que é uma mistura bem feita de traços do mais puro "mahou shoujo kawai-desu", com uma estória e ambiente sombrio e profundo ) têm o poder de prender a atenção, de forma quase impactante. Tratam-se de temas sérios, com vocais ao melhor estilo new-age e ópera de ser.

Princesa Sakura, de "Tsubasa Reservoir Chronicle".

O ponto é: os temas musicais de "Puella madoka Magica" possuem uma semelhança fascinante com os presentes em "Tsubasa Reservoir Chronicle". Este anime, feito sob as asas do grupo CLAMP, unia vários de seus personagens de suas diferentes séries em um título que envolvia muito drama, magia, poder, romance e lutas.

Muitas das músicas presentes em "Tsubasa Reservoir Chronicle" eram cantadas por belas vozes, em uma sintonia quase única. Acima de tudo, tais músicas combinavam perfeitamente com a ambientação do anime, fato este que não se nota muito atualmente. Vale ressaltar que os efeitos sonoros do anime também possuíam certo mistério em suas aparições...

Renji e Chihiro, de "Ef - A Tale of Memories".

Por sua vez, "Ef - A Tale of Memories" não se apega tanto ao que foi citado sobre os animes anteriores. Mas este título, possuidor de uma das mais belas estórias de amor e de confiança que um anime pôde apresentar, é detentor de um dos melhores conjuntos de temas de animes que este blogueiro já teve a felicidade de escutar.

Suas músicas de abertura e de encerramento acertavam em cheio no emocional de quem assistia à este anime. Por sua vez, os efeitos sonoros e as músicas usadas para certos atos também mereceram forte destaque neste título.

Nagisa e Tomoya, o simpático casal de "Clannad".

Tendo semelhanças no quesito musical com "Ef - A Tale of Memories", o título "Clannad" desponta de forma direta e irrefutável. Os temas de abertura e de encerramento, sejam eles da primeira ou da segunda temporada ( o conhecido "Clannad After Story" ), eram por demais belos e interessantes de se ouvir. A Grande Família Dango tinha em "Clannad" um grande poder...

Músicas e efeitos sonoros dividiam entre si todo o envolvimento no ambiente proposto pelo anime. Era perfeitamente possível chegar-se a um dos vários segmentos dos sentimentos humanos apenas no simples ato de se ouvir certa melodia...

Objetivamente

Imagem da abertura de "Magic Knight Rayearth".

Ao final, esta postagem teve apenas o intuito de mostrar o quanto que o apelo musical ( por assim enfatizar ) de um anime pode fazer com que você venha à se recordar de algum outro anime que já tenha assistido, dada a semelhança sonora.

Obviamente, muitos títulos que se enquadrariam aqui não se fizeram presentes. Caso contrário, esta postagem teria de ser dividida em "n" partes até chegar-se à uma conclusão...

E você? Que tipo de "poder" os temas musicais de anime tem sobre ti?

[ made in NETOIN! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!