Em pauta!

terça-feira, março 21, 2023

[Especial] Destaques da animação japonesa (2022) - A visão do Netoin!


Lista de 2022 chegando...

Existe um grande atraso para este texto ter chegado a tona, visitante. Como se pode imaginar, explicações para tanto se fazem presentes, estando estas ocupando o mesmo espaço do texto com as regras e animes elegíveis para a simbólica premiação dos destaques da animação japonesa de 2022 [poderás ler o post correspondente ao clicar aqui]. É importante que sigas as instruções presentes no citado texto, uma vez que tudo a aparecer daqui por diante ficará mais claro e objetivo para ti.

Tendo por base o enunciado acima, deves imaginar que poucos animes foram assistidos ao longo do ano que se passou, sendo este um fato inconteste. No total, quarenta e três títulos estão elegíveis para aqui serem citados, nas categorias que seguirão o mesmo modal dos destaques de 2021, que você poderá acessar ao final deste post. Não apenas o "dimensionamento da premiação" será o mesmo do ano anterior, como também a simplicidade das explanações seguirão sendo de igual maneira. Trata-se de uma maneira de tornar a leitura mais dinâmica e direta no ponto que se deseja alcançar.

Porém, a minha pessoa deseja compartilhar contigo um breve resumo opinativo sobre o montante de animes assistidos ao longo de 2022, nobre visitante. A verdade é que, levando em consideração unicamente tais obras, o ano que se passou acabou ficando com uma média final bem satisfatória neste segmento. Obviamente, não foram todos os títulos dignos de apreciação, nem tampouco se imagina tal cenário como uma possibilidade real. Mas, na visão deste humilde blogueiro, houveram sim títulos dignos de destaque positivo, seja pelo conjunto total da obra ou por algum fator individual mais determinante.

Desta maneira, você poderá agora acompanhar os títulos que, no ponto de vista do Netoin!, acabaram por se destacar em pontos chamativos e de ampla atenção. Se faz importante aqui reiterar o ponto de que tudo, em absoluto, estará baseado na opinião deste humilde blogueiro, sendo que conceitos mais técnicos e/ou objetivos poderão se fazer presentes, porém não servindo exatamente de fatores preponderantes para alguma tomada de decisão. Você poderá comentar ao final deste post, caso assim deseje fazê-lo, sobre o que pensa das citações presentes mais abaixo, podendo incluso frisar quais foram as suas obras favoritas em cada categoria.

Tenha uma boa leitura...


Do montante de obras vistas ao longo de 2022, houve espaço para as chamadas surpresas inesperadas. Neste quesito, tratam-se de animes cujas expectativas não eram altas ou então que estavam em um nível muito normal de espera. Dito isto, dois títulos fizeram por merecer serem aqui citados. Um deles foi o carismático Leadale no Daichi nite, cuja aventura em um mundo de fantasia foi muito bem liderada por sua protagonista Cayna, que pode ser quase vista como uma criatura super poderosa. Por sua vez, o segundo anime a ser agraciado com tal menção simbólica foi Romantic Killer, sendo esta uma comédia romântica digna de alta avaliação, tudo graças a jovem Anzu e suas excêntricas situações do cotidiano, sendo esta uma cortesia de Riri, uma fada que soube aprontar com a vida da citada garota.


Definitivamente, Paripi Koumei acabou sendo uma verdadeira febre animística para este humilde blogueiro em 2022, muito disto devido ao amplo carisma de seus personagens. Por sinal, a sua abertura é algo que não sai da mente de minha pessoa desde então, sendo uma música envolvente e viciante em sua versão [tv size], além da sequência de animação da mesma ter sido simplesmente maravilhosa [veja a abertura "Ciki Ciki Bam Bam" ao clicar aqui]. No que tange a dita febre animística, a franquia Pretty Cure tem contado com o apreço de minha pessoa desde longa data e, desta vez, faz merecer ser aqui citada com o segundo encerramento de Delicious Party Precure, graças a uma dócil e contagiante melodia e uma sequência de animação em CG muito bem feita [acesse aqui o encerramento "Kokoro Delicious"].


Tal qual ocorreu em 2021, as quatro temporadas passadas também brindaram a minha pessoa com algumas obras nas quais o dito desenvolvimento de personagens foi bem chamativo. Entretanto, duas foram escolhidas para serem aqui citadas, servindo de exemplo para tanto. Uma delas vem diretamente de Kaguya-sama wa Kokurasetai: Ultra Romantic, na qual a protagonista Shinomiya Kaguya acabou experimentando um desenvolvimento simplesmente absurdo no seu ser, em nível muito além de qualquer expectativa que este humilde blogueiro tivesse não apenas para ela em si, mas como para o anime no todo. Por sua vez, o segundo título a ser aqui citado é o slice-of-life Deaimon, mostrando que o jovem Irino Nagomu tinha muito a ainda aprender, não apenas no que tange a refazer caminhos deixados para trás no seu passado, como também visando construir um novo futuro para si, mesmo que para tanto o seu modo comportamental possa ser visto como um tipo de empecilho para tais objetivos, isto na visão de pessoas como o pai dele.


Os sentimentos afloram, se fortalecem mediante as circunstâncias que vão aparecendo e visam enfatizar, de diferentes maneiras, o quanto as pessoas realmente se gostam. A minha pessoa sempre foi um fiel apreciador dos animes de romance e, em 2022, Mushikaburi-hime acabou demonstrando que mesmo as dúvidas mais comuns, que podem vir a existir na mente e/ou no coração de alguém, podem acabar sendo um sério obstáculo nas chamadas pretensões amorosas de alguém. O casal formado pela jovem adoradora de livros Eliana e pelo príncipe Christopher mostrou bem isso. A comédia romântica Kaguya-sama wa Kokurasetai: Ultra Romantic também mostrou poder com o seu casal canônico que, enfim, formou-se de maneira oficial, sendo este formado pela jovem Kaguya e pelo Miyuki. Não pense você, visitante, que a disputa entre estes dois estudantes para ver quem assume as convicções terminaram, pois elas apenas atingiram um novo nível.


Dar boas risadas sempre será algo bem-vindo. E com imensa alegria, este humilde blogueiro ressalta o quanto que riu com vários animes - incluso em situações mais precisas - ao longo de 2022. Tanto isto é verdade que os dois títulos a serem aqui citados souberam cativar muito neste aspecto, quase que em um tipo de empate técnico. Para tanto, Kaguya-sama wa Kokurasetai: Ultra Romantic e Romantic Killer souberam se impor neste quesito, em especial a segunda obra. Se bem que o episódio de rap protagonizado pela dupla Chika e Miyuki foi excepcional, ao passo no qual Anzu e companhia tiveram de se virar com muitas confusões ocorrendo ao redor deles.


Animes de drama sempre terão um canto reservado no coração de minha pessoa, e isto é algo que dificilmente mudará. Com base em tal afirmativa, é mais do que seguro aqui frisar que 2022 foi também proveitoso neste quesito em particular. Dito isto, tanto o conhecido Honzuki no Gekokujou 3rd Season quanto o belo Koukyuu no Karasu souberam se sobressair no quesito drama, mesmo que de maneiras diferentes entre ambos. As situações nas quais seus personagens se envolveram, com base nos seus respectivos enredos, acabaram sendo preponderantes para constarem com a simbólica menção neste post.


Um bom personagem coadjuvante, geralmente, se destaca pelo apoio dado a uma equipe dita como principal. De igual maneira, pode ser alguém que sirva de alívio cômico em meio a um ambiente hostil. Na verdade, existem inúmeras variantes que determinam como e quando um coadjuvante acaba se destacando em uma obra. Para esta ocasião, o anime Fuuto Tantei tem na Narumi Akiko uma grande representante desta causa, tanto pelas suas verdades ditas em momentos oportunos como também pelos momentos cômicos que a mesma protagoniza e/ou faz parte, ao longo da obra. Uma vez mais, Delicious Party Precure desponta com o personagem que, para vários seguidores da franquia Pretty Cure, foi um dos grandes nomes da série exibida em 2022. Trata-se de Rosemary, o ser que preza não apenas por sua beleza e cuidados visuais, como também - e principalmente - a levar adiante uma missão a ele confiada, cuja tutoria às guerreiras Precure foi um dos seus grandes pontos positivos.


De um lado, uma jovem que busca reconquistar o que lhe foi tirado, os seus três maiores tesouros, e que para tanto teve de passar por muitas situações nunca antes esperadas em sua vida. No outro extremo está um grande estrategista da China de épocas antigas, que acabou reaparecendo na Tóquio moderna e que acabou adotando para si um novo alguém a seguir, sem deixar de lado aquilo que mais deseja realizar. Para tanto, e uma vez mais, os animes Romantic Killer e Paripi Koumei aparecem novamente com dois integrantes dos seus elencos, sendo estes a Anzu e o Zhuge Kongming respectivamente. Dois personagens de alto valor, cada um a sua própria forma, que seguramente cativaram pelo carisma pelos seus dotes únicos para tanto.


É chegado o momento de se mostrar o top'10 de 2022, em sua forma final, segundo a linha opinativa deste humilde blogueiro. A dita comédia apareceu em bom número, o que por si já é algo bem chamativo, tendo nos animes Romantic Killer, Kaguya-sama e SPYxFAMILY seus grandes pontos de destaque que, no caso da última obra citada, conta ainda com a presença da pequena e divertida Anya como forte menção a ser observada. Embora não tenha aparecido na presente listagem, a série Precure de 2022 teve pontos individuais bem destacados. Paripi Koumei, sob a batuta da dupla de protagonistas Eiko e Kongming, soube divertir muito a minha pessoa, chamando a atenção de maneira arrebatadora com muito carisma e momentos de boa atenção, sendo o melhor anime de 2022 para o Netoin!, diretamente.

Honzuki no Gekokujou 3rd Season fechou o pódio com merecimentos próprios. Bocchi the Rock!, anime este que a minha pessoa terminou de assistir um dia antes do lançamento deste post, soube cativar e divertir de uma maneira chamativa e honrosa, tendo na jovem Hitori boa parte do seu merecimento. Isekai Yakkyoku foi uma bela obra, em diversos pontos de análise, com destaque claro para a carismática Charlotte e o responsável Pharma de Médicis. Por sua vez, Koukyuu no Karasu primou pela beleza categórica no seu visual, além do enredo envolvente e enigmático. Fechando esta listagem aparece Kidou Senshi Gundam: Suisei no Majo, cuja segunda temporada prevista para a temporada de abril-2023 já causa grandes expectativas positivas, sob diversos pontos.

Nobre visitante, aqui se encerra este post especial com os destaques dos animes exibidos em 2022, na linha opinativa do blog Netoin!. Desde agora, a minha pessoa agradece pela sua atenção e leitura e, desde agora, ficando no pronto aguardo quanto ao texto equivalente aos destaques de 2023, a ser publicado no início de 2024.

Reveja os pleitos anteriores do Netoin! aqui
2010  /  2011  /  2012  /  2013
2016 - piores  /  2016 - melhores  /  2017  /  2018  /  2019  /  2020  /  2021

Muito obrigado por ter acompanhado este post, nobre visitante!

Até a próxima!
O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!