Em pauta!

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Análises em Geral - parte #62: existe um sonho em Tamako Market...

Dia dos Namorados no centro comercial...

A Kyoto Animation sempre foi conhecida por surpreender em suas animações. Independente de ser uma adaptação provinda de uma novel, ou de ser uma obra original, tal estúdio conquistou o seu considerável prestígio com um trabalho bem encaminhado nesta área. Há quem divida a história da KyoAni (como se faz conhecer o citado estúdio) antes e após K-ON!, mas este é um tema para um post futuro.

De momento, uma obra original desta empresa está sendo exibida no Japão. Ela apresenta os arquétipos visuais que são conhecidos pelo fandom desde o longínquo ano de 2009. Além disto, tal anime carrega consigo um pouco das lembranças deixadas por MUNTO, sendo este também um trabalho original da KyoAni, mas que infelizmente não repercutiu o quanto poderia em razão de diversos fatores.

Com uma ambientação mais leve do que se podia esperar, uma história que tem caminhado para mostrar apenas coisas metodicamente mais agradáveis e um grupo de personagens bem cativante, Tamako Market surgiu para ser a nova aposta do estúdio em questão. Não se trata de algo sendo definido às escuras, pois a obra já se mostrou digna o suficiente de ter tais boas palavras em seu encalço. É bem verdade que muitos chamam este anime de "o K-ON! da temporada" justamente por seu visual tão conhecido, mas a obra já deu sinais sobre para o que veio.

Tamako Market parece se apoiar no alicerce do que se pode definir como desconhecido. Não por sua história, nem tão pouco por seus personagens. Isto se deve mais ao fato do anime ter mostrado, ao menos em seus episódios iniciais, algumas temáticas paralelas que ficam até ziguezagueando ao redor do elenco da obra, em especial no que se trata de sua protagonista maior, a jovem Kitashirakawa Tamako.

A cacatua que tem uma importante missão para cumprir...

Esta garota, a Tamako, é o esboço fiel e contundente daquilo que se define por fofo, meigo e moe. Aparentemente, o mundo para ela deve ser colorido e alegre por demais. Ela não vê problemas, apenas quer aplicar o fator do convívio harmonioso entre todos ao seu redor. Consegue fazê-lo com maestria, graças a sua espiritualidade tão amigável, tornando-a muito popular e querida no centro comercial aonde vive. Na escola ela não chama tanto a atenção dos alunos em geral, mas aparentemente alguém está de olho nela.

Aliás, duas pessoas estão olhando para a Tamako com intenções mais voltadas a u enlace amoroso. Na escola tem a bem comportada Tokiwa Midori que aos poucos vai desenvolvendo um sentimento bem interessante por sua pequena amiga. Do outro lado há um rapaz que é vizinho frontal da Tamako, sendo ele o jovem Ouji Mochizou. Amigos de infância da protagonista desta série que, volta e meia, desviam os seus olhares com mais sentimentos para a adoradora de mochis e dona de um animal bastante singular, mesmo que em caráter momentâneo.

Este animal é uma cacatua chamada Mochimazzi. Este personagem consegue se destacar em meio ao elenco de Tamako Market justamente pelo seu alto teor de expressividade e de presença. Desde as suas falas que carregam um tom de singularidade elogiável até o modo como se apresenta para as demais pessoas, o Mochimazzi ganha muitos pontos pela sua atuação. Se diz em busca de uma amada para o príncipe de seu reino, e isto por si já dá sinais de que o anime seguirá por vertentes que quase ninguém imagina.

Makino Kanna e Asagiri Shiori completaram, nos episódios iniciais, o carismático elenco principal de Tamako Market. A Kanna se mostra muito sossegada na dela, com um comportamento simples e comum, sendo uma boa companhia para as suas amigas. Por sua vez a Shiori apresentou-se de forma muito quieta, tímida e reservada ao extremo. Notar ela se abrindo como pessoa para Tamako foi um momento bem interessante, mas vê-la como alvo dos sentimentos do Mochimazzi é algo que vai ainda mais além...

A turma em festa. O que virá pela frente?

Em si, Tamako Market mostrou ter muita qualidade. Sua história chama a atenção de forma positiva, justamente pelos fatores relaxamento e distração. A proposta do anime não está totalmente certa ainda, mas os três primeiros episódios foram extremamente honestos com o público, especialmente quando se entra na questão da ambientação e de como os personagens interagem nela.

Pode-se dizer que, mesmo com os elogios apresentados, este anime terá ainda muito para provar. O selo que ele carrega é o de um estúdio conhecido por várias peculariedades. A definição da história que ronda a cacatua é muito incerta e dolorosamente curiosa. A Tamako se comportar da forma já descrita parágrafos acima é digna de nota, mas será interessante ver como ela reagirá ao saber (se é que chegará a saber) que ela é alvo de dois corações. Interessante também será veicular estes enlaces à toda calmaria proposta pelo anime. E a principal questão gira em torno da temática da obra que, muito embora não tenha ficado tão explícita nos episódios iniciais, poderá vir à tona na sequência.

Sim, o visual de Tamako Market é aquele já conhecido de K-ON! e companhia. Este blogueiro não consegue ver tal dado como um demérito (aliás é o contrário por combinar muito bem), pois é o molde de trabalho visual atual do estúdio, como um tipo de tendência que cedo ou tarde cederá seu espaço para outro modo de apresentação. Cores, detalhes e afins lembram demasiadamente as últimas obras da KyoAni. Na parte acústica o anime mostra um trabalho muito bom, mas o tema de encerramento ganhou espaço na mente de minha pessoa.

No geral, Tamako Market merece ser visto até o seu final, justamente pelo fator curiosidade que o cerca de forma ampla e competitiva. O anima agradou muito em seus primeiros episódios e este blogueiro espera, no mínimo, que tal prerrogativa seja mantida até o encerramento da obra. Amigo visitante, o que pensas sobre Tamako Market?

O NETOIN! está no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

4 comentários:

  1. Na minha opinião acho que o anime ainda não mostrou a que veio. Pode melhorar, e deve, já que é da KyoAni, mas por enquanto estou achando de mediano a fraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Não consegui ser rígido assim com Tamako Market justamente por achar, desde o início, que a proposta do anime fosse tal como está sendo.

      Acredito que esta seja a razão para eu não apenas estar apreciando muito a obra, como também coloco-a entre os destaques de janeiro com facilidade.

      Só que o anime tem ainda o que mostrar. E o limiar entre o sucesso e o fracasso é tênue demais para algo tão cheio de interrogações como Tamako Market, nobre @açougueiro@...


      Até mais!

      Excluir
    2. " anime ainda não mostrou a que veio", ao meu ver o anime não tem nada amostrar, apenas acho que o anime vai mostrar o cotidiano do dia a dia daquela comunidade, talvez o anime vai abordar a escolha da princesa para o tal príncipe, mas não acho que esse seja a linha principal do anime.
      Por enquanto o anime está mediano, tirando o pássaro que é uma comédia.

      Excluir
    3. Saudações


      Sinceramente cheffercs, eu espero que o anime melhore ao ponto de responder certas incógnitas que ele deixou no ar...

      Como já mencionei, ele foi feito para ser simples e fofo. Mas a primeira característica citada não está sendo tão simplória assim, ao meu ver...


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!