Em pauta!

segunda-feira, março 10, 2014

[N! Drops] Mar'2014 #17: provocações em Yowamushi Pedal...

A visão para a competição.

Yowamushi Pedal tem chamado grande atenção do fandom, e motivos para tanto realmente não faltam. A obra mescla quase na porta da perfeição duas temáticas que, em teoria (e muitas vezes na prática) são bem distantes entre si, sendo elas a prática esportiva e a exploração da dita figura de um otaku em potencial.

O anime, que estreou ainda em outubro de 2013 (e cuja previsão para encerramento está alçada para maio de 2014) trás um plot que possui uma premissa bem simples, mas de construção extremamente satisfatória. Boa parte disto está a cargo de um jovem fã de animes e mangás chamado Onoda que, em sua incursão para atrair membros à um futuro clube de animes, acabou se tornando o mais novo integrante do clube de ciclismo em sua escola (após ter demonstrado ser merecedor disto). E tudo isto sem perder um certo carisma que tal personagem carrega em si e que se expande, cada vez mais e mais.

Com esta premissa você deve imaginar que o anime tem se saído como um verdadeiro festival de clichês, mas na verdade isto não ocorre desta maneira. Yowamushi Pedal tem apresentado um grupo de personagens que vale muito a pena acompanhar de frente, com vontade. Eles fazem parte do enredo de maneira bem vívida, com um potencial bem grande de expansão. E quando se faz citar a expressão grupo de personagens, obviamente está à se tratar aqui de quase todo o seu elenco.

A provocação na competição.

A prova de tais afirmativas foi dada no mais recente episódio transmitido. Nele, teve início (em sua forma mais teórica e conceitual) a competição mais cobiçada pelos ciclistas deste anime, sendo ela o Campeonato Intercolegial. E com tal certamente antigos medos e rixas apareceram com força, despertando a ira e a cobiça de alguns personagens. Para o bem ou para o mal, a obra entrou em sua parte mais esperada e, seguramente, pode-se imaginar que cada ponto da corrida (que dura um certo número de dias) será tratado com todo cuidado possível.

Se por um lado o jovem Onoda quer apenas desafiar os seus próprios limites e fazer valer os seus sonhos, outros personagens vão ao campeonato por algo à mais. O Akira é um rapaz de semblante tenebroso e comportamento ainda mais explícito neste conceito, desde a forma com a qual ele trata seus companheiros de equipe até a sua rixa particular com o Imaizumi (que é da mesma escola que o Onoda). Aliás, o capitão do time ao qual pertence o simpático otaku também tem uma séria ferida do ano anterior para cicatrizar neste Intercolegial e, sendo a premissa verdadeira, o atual campeão do certame deverá passar por séries e inquietantes provações.

Com tudo isto em foco, Yowamushi Pedal já tem o seu caminho certo para trilhar. Certamente as emoções não faltarão e serão parte mais do que integrante da obra. Acompanhar o desdobramento deste anime é preciso e, não apenas este título haverá de reaparecer aqui no NETOIN! para breve, como ao final deste post você verá duas ótimas indicações de blogs parceiros, que costumam fazer posts seguidos deste anime.

Imagens...


"Reencontrando amizades recém feitas..."


"O desrespeito aos adversários..."


"O desrespeito ao próprio time..."


"A fúria pela vingança na corrida..."


"Uma torcida especial..."


"A união de todos!"

O NETOIN! indica estes blogs parceiros com textos sobre Yowamushi Pedal

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

4 comentários:

  1. Acompanho o anime desde seu inicio, e mesmo não sendo muito fã de animes esportivos. Esse me surpreendeu, mesmo com aquelas citações técnicas que muitas vezes acho fantasiosas é uma boa série. E o Onoda não me parece um protagonista que "levaria" a série sozinho, mas temos bons coadjuvantes que mantém o nível alto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Bom, discordo quanto às citações técnicas em um tanto, nobre, pois as mesmas conseguem realmente mostrar franca utilidade e objetividade (ao meu ver).

      Realmente o Onoda não carrega o anime sozinho, porém é correto afirmar que o carisma emanado pelo personagem consegue cativar muito à todos ao redor...


      Até mais!

      Excluir
  2. Concordo com praticamente tudo.

    Só tenho ressalvas em relação ao nosso protagonista. Como eu já havia comentado no Intoxicação, acho que chegou a hora de evoluir o Onoda. O fato que faz dele um otaku é muito importante pra estória, mas com os treinamentos dos últimos episódios essa importância foi desfocada. Eu vejo da seguinte forma, o Onoda enfrentou primeiro os conflitos de relações com as pessoas, depois enfrentou seus conflitos internos. A próxima etapa deveria/deverá ser o conflito com o esporte em si. O ciclismo provavelmente terá mais atenção de agora em diante.

    Falando do último episódio, foi um dos que eu mais gostei. Cheio de intrigas e motivações colocadas à prova. Só senti que o Naruko ficou um pouco por fora. Por outro lado, acho que Naruko terá um papel importante pro Onoda, o de incitar a coragem.

    Obs.: Pensei que a menina que tá na torcida e que eu não sei o nome, iria se declarar pro Onoda, mas aí lembrei que eu estava em Yowapeda e isso seria um pouco descabido, haha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Eu acredito que o fator carisma exaltado pelo personagem Onoda é que iniciou tudo neste anime, nobre. Por isso o conceituei desta maneira no referido post.

      No mais, concordo totalmente com cada palavra sua.
      E também penso que certas declarações (do tipo amorosas) não fazem exatamente jus ao ambiente deste anime...XD


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!