Em pauta!

sábado, outubro 03, 2015

[Fim de Temporada] Jul'2015 - Destaques em aberturas e encerramentos!

A chamada da vez.
O momento dos mais fortes chegou...

A temporada de julho'2015 já deu o seu adeus definitivamente. Por mais que algumas obras continuem em exibição, a maior parte delas espera ter deixado algum legado junto ao público. Um novo ciclo iniciou-se, sendo este o último do ano corrente.

Contudo, a chamada de momento é outra. Trazendo à tona um trabalho que está sendo desenvolvido desde a temporada de janeiro'2014 aqui no NETOIN!, é chegada a hora de você se aproximar mais deste espaço na internet, caro visitante, para acompanhar mais um especial com os destaques em aberturas e encerramentos, desta vez com as obras exibidas na temporada de julho'2015.

Obviamente, o ciclo opinativo baseia-se na premissa dos animes vistos por este humilde blogueiro. Tais obras poderão (ou não) se fazerem presentes nos dois top'5 existentes, cada um deles direcionado para um tópico propício (abertura ou encerramento). Para que você tenha uma base de como se dá este trabalho, é necessário que leia o parágrafo abaixo, nobre visitante.

Vale-se a tradição da casa, que é de citar unicamente as obras vistas por minha pessoa, sendo tais pertinentes à temporada recém encerrada (julho'2015) e englobando aquelas que começaram ou tiveram andamento contínuo de abril'2015 até tal momento. Desta maneira, estes são os animes que poderão aparecer nas distintas listas: Akagami no Shirayuki-hime, Arslan Senki, Baby Steps 2nd Season, Charlotte, Classroom Crisis, Durarara x2 Ten, Gakkou Gurashi!, Gangsta, Gate: Jieitai Kanochi nite Kaku Tatakaeri, Go! Princess Precure, God Eater, Kyoukai no Rinne, Ore Monogatari!!, Prison School, Ranpo Kitan: Game of Laplace, Rokka no Yuusha, Saint Seiya: Soul of God, Senki Zesshou Symphogear GX: Believe in Justice and Hold a Determination to Fist, Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai, Shokugeki no Souma, Sore ga Seiyu!, Ushio to Tora, Wooser no Sono Higurashi: Mugen-hen, Working!!!.

Logo abaixo se farão presentes os tops'5 de aberturas e de encerramentos. As menções honrosas estão aí novamente, mas desta vez fazendo jus às regras básicas da casa (ao contrário da temporada anterior). Além disto, uma vez mais não haverão as citações negativas nesta oportunidade, sendo a razão para isto o fato da necessidade para tanto ser muito baixa por agora.

Tenha uma boa leitura!

Nota: a convenção usada nos tops de abertura e encerramentos é começando pelo quinto colocado e encerrando com o primeiro. O pódio apresenta coloração diferenciada no símbolo ao lado do nome da obra, que visa salientar uma ligação com os procedimentos olímpicos (bronze, prata e ouro, respectivamente).

Top'5 - Aberturas

Charlotte.
 Ushio to Tora
Música: "Mazeru na Kiken" (Kinniku Shoujo Tai)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Shokugeki no Souma
Música: "Rising Rainbow" (Misokkasu)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Akagami no Shirayuki-hime
Música: "Iasashii Kibou" (Hayami Saori)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Working!!!
Música: "NOW!!! GAMBLE"
(cantada pelas seiyuus da Taneshima Poplar, Inami Mahiru e Todoroki Yachiyo)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Charlotte
Música: "Bravely You" (Lia)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

Akagami no Shirayuki-hime.
Escolher o top'5 em aberturas da temporada dava indícios de ser uma fácil tarefa quando a mesma começou. Poucos animes haviam se destacado e, no caso, Working!!! havia despontado com um ritmo alegre e alucinante em sua canção, combinando totalmente com a sequência animada e atingindo diretamente no gosto dos fãs desta obra. Com a aparição do belo trabalho proposto pelo shoujo Akagami no Shirayuki-hime, parecia que o pessoal de Wagnaria perderia para eles o posto, o que acabou não ocorrendo graças ao famoso "detalhe". Nisto já havia estrado também Ushio to Tora, que mostrou uma abertura cheia de saudosismo com um convite aberto para a animação da década de 1990, além do ritmo alucinante e frenético de sua música. Shokugeki no Souma apresentou uma segunda sequência inaugural digna de nota que acabou não ficando no pódio em razão das três primeiras colocadas terem ficado realmente bem à frente de tal.

Com isto, parecia que a turma de Taneshima Poplar e companhia ficaria com a simbólica taça da temporada. Mas, assim que o anime Charlotte mostrou o seu tapete de boas-vindas, a classificação geral acabou mudando por uma diferença mínima. O capricho visual, a harmonia entre música e cenário e, principalmente, o fato da melodia ser de um apreço imensurável acabaram levando "Bravely You" ao primeiro posto, na opinião de minha humilde pessoa.

Menções honrosas: Senki Zesshou Symphogear GX (MyAnimeList, AniList) com "Exterminate" (Nana Mizuki); Ranpo Kitan Game of Laplace (MyAnimeList, AniList) com "Speed to Masatsu" (Amazarashi); Durarara!! x2 Ten (MyAnimeList, AniList) com "Day You Laugh" (Toshiyuki Toyonaga); Arslan Senki (MyAnimeList, AniList) com "Uzu to Uzu" (NICO Touches the Walls); Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai (MyAnimeList, AniList) com "B Chiku Sentai SOX" (equipe SOX).

Top'5 - Encerramentos

Working!!!.
 Gakkou Gurashi!
Música: "Harmonize Clover" (Maon Kurosaki)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Akagami no Shirayuki-hime
Música: "Kizuna ni Nosete" (Eyelis)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Shimoneta to Iu Gainen ga Sonzai Shinai Taikutsu na Sekai
Música: "Inner Urge" (Nightcore)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 God Eater
Música: "Kouhai Chi" (naomi)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Working!!!
Música: "Matsuge ni LOCK"
(cantado pelos seiyuus do Takanashi Souta, Satou Jun e Souma Hiroomi)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

God Eater.
Tal como acabou se sucedendo com as aberturas, escolher o top'5 de encerramentos também dava indícios prévios de que não seria algo problemático. Na verdade, se desconsiderar apenas um anime da listagem final, é possível ressaltar que a disputa foi deveras parelha. Basta mensurar que Gakkou Gurashi! acabou adentrando neste seleto grupo muito mais pela sua melodia apaixonante e sentimental do que propriamente pela sequência em si. A música combinou tanto com a atmosfera da obra que a citação acabou sendo deveras valorosa. O shoujo anime da temporada, Akagami no Shirayuki-hime, acabou aparecendo também na listagem de desfechos com qualidade de sobra, com uma cálida sintonia entre ambientação e enredo. A loucura pediu passagem de todas as formas imagináveis no anime Shimoneta, e a sequência de encerramento acabou não sendo poupada nisto. Com aquele requinte humorístico regado às palavras e expressões de duplo sentido, além de uma dança extremamente bizarra, a simbólica medalha de bronze acabou servindo muito bem para esta obra em si. Porém, o segundo lugar da temporada acabou ficando com uma música mais triste, presente em desfecho simples mas contundente na proposta, baseando-se em um mundo no qual a salvação não passa de uma mera ilusão. God Eater (anime este que deverá terminar em dezembro próximo com mais quatro episódios) mereceu muito a menção e entrada em tal lista, neste sentido.

O primeiro lugar já estava decretado, pela minha pessoa, desde que tal encerramento apareceu pela primeira vez. Trata-se, obviamente, de Working!!!. Sua sequência e música combinaram em um grau de satisfação simplesmente elogiável. Além disto, a animação de fechamento em si usou e abusou no uso das cores fortes e vivas, produzindo efeitos que remetem aprazivelmente à década de 1970 e que, por alguma razão, lembrou um pouco as aberturas de Pani Poni Dash!. A dança protagonizada pelo elenco também foi muito bem-vinda. O conjunto completo acabou valendo a simbólica premiação da temporada para o pessoal do restaurante familiar Wagnaria.

Menções honrosas: Gate (MyAnimeList, AniList) com "Prism Communicate" (Rori, Tuka e LeLei); Gangsta (MyAnimeList, AniList) com "Yoru no Kuni" (Annabel); Charlotte (MyAnimeList, AniList) com "Yake Ochinai Tsubasa" (Aoi Tada); Classroom Crisis (MyAnimeList, AniList) com "Anemone" (ClariS); Arslan Senki (MyAnimeList, AniList) com "One Light" (Kalafina).

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!