Em pauta!

domingo, junho 30, 2019

[Fim de Temporada] Senryuu Shoujo


Muito bem-vindo...

A temporada animística de abril-2019 encerrou-se oficialmente tem poucos dias. Com isto, diversas obras que nela iniciaram já terminaram, ao mesmo passo que outras haverão de prosseguir em exibição mais adiante. Entretanto, este blogueiro pode aqui exclamar que existiram casos bem peculiares e interessantes, dentre os animes exibidos ao longo da recém encerrada temporada.

Obviamente, Senryuu Shoujo é um destes animes. Tal como já havia aparecido neste blog ainda em abril último, e que você poderá reler ao clicar aqui, a citada obra conseguiu encantar a minha pessoa logo no seu primeiro episódio. Diga-se de passagem, nem precisou de muito esforço para conseguir fazê-lo. Isto porque o anime tinha primado pela simplicidade em todos os seus pontos, desde a abertura até o encerramento, passando pela apresentação do elenco e da ambientação de sua história. E assim prosseguiu até o seu capítulo derradeiro.

A história de Senryuu Shoujo (A Garota dos Versos no português aproximado) gira em torno da jovem dupla formada por Yukishiro Nanako e Busujima Enji. Enquanto a garota se comunica através de senryuus (poemas japoneses - hankais - sobre o cotidiano com três versos) por não querer se atrapalhar com muitas palavras na fala, o rapaz tenta melhorar sua impressão pessoal para os demais à sua volta (dado o fato de que ele é conhecido como um poderoso delinquente de sua escola anterior). A grosso modo, ambos se conheceram graças a arte de tais poemas e, dado certo tempo, passaram a frequentar o Clube de Literatura no colégio, onde não apenas poderiam aperfeiçoar-se em tais hankais, como também (e principalmente) acabaram se conhecendo melhor.

 Nanako e Enji: em exemplo de amizade saudável, com potencial claro para ir além disto...

Nobre visitante, certamente não é surpresa nenhuma mensurar aqui que a Nanako possui um forte sentimento pelo Enji e que, de certa forma, o mesmo é recíproco da outra parte. A grande questão é que, não importa quantas indiretas ela dá para ele sobre o que sente, nem tampouco o auxílio de personagens como a Katagiri Amane (presidente do Clube de Literatura) e a Ootsuki Kono (amiga de infância do Enji) na citada causa, pois o rapaz nao responde como se espera, preferido mudar o escopo da conversa ou simplesmente ficar sem ação alguma, estando geralmente envergonhado.

Estranhamente, o relato do parágrafo acima não fez o anime perder pontos de apreciação, mas também significa que mais um clássico clichê animístico havia entrado em cena. O bom é que isto foi bem trabalhado em Senryuu Shoujo e, justamente quando parecia que os eventos/piadas/afins estavam começando a se tornar "repetitivos", o anime chegou ao seu final. E foi justamente no último episódio que reservou-se o espaço para que a história sobre como a Nanako e Enji se conheceram fosse contada. E de boa forma, salienta-se.

Os demais integrantes do elenco tiveram uma participação mais ajustada no anime, perto do mínimo, principalmente ao se comparar com os quatro personagens anteriormente citados. A graciosa irmãzinha do Enji, a vidente aspirante Hanakai Tao e a desenhista de alta performance Yakobe Kino. Todos contribuíram, a própria forma, na interação entre a dupla de protagonistas. E aqui cabe uma observação pertinente pois, a exceção da Nanako, apenas a Kono demonstrava ter algum sentimento amoroso pelo tão citado Enji e, felizmente, a mesma não travou em nenhum momento alguma disputa pela sua atenção.


Tao, Kino, Amane e Kono: todas contribuíram para uma boa causa...

O anime apresentou diversos momentos bem interessantes, além daqueles que envolviam a Nanako e o Enji diretamente. Basta aqui citar os pensamentos distantes do super-protetor e amoroso pai da protagonista quanto a sua filha, do coelho de estimação do Enji que sofria de intestino preso, da simpática irmãzinha do tão falado rapaz e, logicamente, da Amane e seu tato para enxergar as coisas além do que deveria. Não é certo aqui ressaltar que Senryuu Shoujo tenha sido excelente e primoroso em sua exibição, mas é justo avaliar o anime como sendo bem honesto em suas intenções e prosseguimento. Em outras palavras, a obra em pauta divertiu este humilde blogueiro na medida, saudavelmente.

O relatado acima cabe com total tranquilidade para a parte técnica do anime. Senryuu Shoujo não é uma decepção visual, mas nota-se com facilidade o quanto que o título é básico neste ponto, embora caprichado em vários momentos (cabendo aqui uma exceção clara ao sexto episódio pois, visualmente, parece ter sido produzido às pressas). No que tange a parte musical, é bem verdade que a abertura foi mais comum do que o necessário, mas o encerramento cumpriu muito bem o seu papel, em especial com a ótima música "Ordinary Love". Colocando tudo na balança, o estúdio Connect acabou realizando um bom trabalho.

Nobre visitante, esta adaptação de mangá no estilo 4-koma (tirinhas) é um anime para ser assistido sem grandes atropelos, com relativa calma e, dada sua premissa, podendo lhe proporcionar uma diversão muito bem-vinda. Com a curta duração de seus episódios, na média de doze minutos para cada, pode ser também avaliado como uma obra bem interessante de ser vista do início ao fim diretamente. E para o Netoin! fica o veredicto final de que Senryuu Shoujo merece ser por você visto.

E assim se segue...

Momentos do anime...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real


"Descontraindo-se totalmente..."


"As duas faces do jovem Enji..."



"As várias faces da jovem Nanako..."


"Reações distintas e diretas..."



"Nanako com sorrisos em suas aparições..."



"Isto é Nanako..."


Senryuu Shoujo
origem: mangá 4-koma / estúdio: Connect
temporada: abril de 2019 / total de episódios: 12

*** classificação final do anime: 7,5 pontos de 10,0 possíveis ***


"Você se lembra do dia em que nos conhecemos?"

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!