Em pauta!

segunda-feira, maio 24, 2010

Em "Honey and Clover II" há um final para esta magnífica série...

Hagu e Takemoto: um sentimento flora, porém não tem como manifestar-se.

Quando se fala de seqüências diretas de um anime, logo vem à cabeça várias idéias sobre o prosseguimento do mesmo. Em várias situações, títulos aclamados perderam popularidade em razão de suas continuações serem mal feitas, ou por simplesmente não terem caído nas graças do público. Da mesma forma, há os títulos que através de suas continuações souberam elevar ainda mais o respeito pelos seus nomes.

Os fatos mostrados no parágrafo acima não escolhem gênero do anime, nem faixa etária ou alguma outra característica em particular: ocorrem pela simples naturalidade onde, dependendo unicamente do título, ele pode agregar mais fãs e respeito, ou então cair no esquecimento e se tornar uma lembrança saudosista...

Contudo, "Honey and Clover II" está muito mais próximo do primeiro exemplo citado ( o de animes que agregam mais fãs e respeito ) do que se faz imaginar. E é sobre isso que será brevemente comentado à partir de agora.

Os personagens...

Morita, o palhaço de quase sempre...

O mesmo grupo carismático da série predecessora se faz presente novamente. Seus anseios, virtudes, aspirações, sonhos e frustrações continuam presentes. A base dramática está ainda mais presente, sem deixar de lado o saudável nível de humor e de romance presentes na primeira temporada de "Honey and Clover".

Morita Shinobu continua tão palhaço como se mostrou ser na temporada passada. O modo como ele encarna em seus amigos continua igual. Contudo, agora se faz possível entender muito do mistério envolto pelos seus desaparecimentos repentinos, e do porque de ter repetido tanto na universidade de arte.

Arte esta que o jovem Takemoto Yuuta tenta encontrar no seu íntimo. Como senão bastasse a apresentação do trabalho de graduação, seus esforços sentimentais pertinentes à pequena Hagu continuam fortes. Porém, sua timidez o impede de fazer maiores progressos. Aliás, progressos estes que a Hagu também não consegue fazer com os seus próprios sentimentos, seja pelo Morita, seja pelo Takemoto...

Vamos à praia?

O Mayama Takumi continua o mesmo, porém absorto pelo seu anseio e desejo único de estar sempre ao lado da Harada Rika, que por sua vez tem também a companhia da Yamada Ayumi, que prefere observar bem de perto o porque de seu amado Mayama estar sempre par e passo com o que acontece ou deixa de acontecer com a Rika.

Na sua empreitada sentimental, a Yamada acaba despertando o interesse de um jovem chamado Nomiya, que acaba de certa forma se interessando pela Yamada e pelo seu amor não correspondido pelo Mayama. A situação teve uma introdução na temporada antecessora, porém ganha em "Honey and Clover II" um peso bem considerável...

O próprio Hanamoto Shuuji tem suas frustrações ainda mais em evidência nesta seqüência. Muito embora ele esteja intimamente conectado ao grupo de alunos já conhecido, sua devoção pela felicidade da pequena Hagu demonstra não conhecer limites...

A estória segue em alta...

Nomiya e Yamada: carinho, respeito ou apenas pena?

Com o propósito claro de evidenciar a valorização pelas pequenas coisas que a vida tem à oferecer, "Honey and Clover" causou um estardalhaço em sua primeira temporada. O mesmo pode e deve ser aplicado à sua seqüência direta, que visa dar um claro final à estória, sem deixar lacunas para interpretações impertinentes...

Entender o laço de amizade que pretende todo o grupo de personagens conhecido não é complicado. Agora, o mesmo não pode ser dito dos laços amorosos que movem os mesmos personagens, que demonstram com as mais diferentes ações os seus reais sentimentos.

Morita e Shuuji: uma conversa séria...

Onde e como pode parar o enlace que envolve a Hagu, o Morita e o Takemoto? Cada um, à sua forma, demonstra o que sente, mas prefere não deixar em um tipo de clara evidência o sentimento que possui.

Ainda de posse da narrativa da série, o Takemoto está bem mais preocupado consigo. Além disso, nota no Morita um rival que ele - Takemoto - não tem como vencer com facilidade. Para o Morita, ajudar seu irmão em seu estranho trabalho e meta é algo que o deixa, durante um bom tempo, desligado sobre acontece com a Hagu.

O professor Shuuji tem em mente diferentes idéias sobre o que fazer de sua vida, de acordo com o que a Hagu venha à preferir fazer da vida dela. Isso remete diretamente à um acontecimento que praticamente decidirá o futuro da vida destes quatro personagens. A temida hora de enfrentar seus maiores medos, e de encarar a realidade de frente, aparenta ter chegado...

Qual o porquê do espanto da Rika?

Encarar a realidade é algo também que a Yamada tende a enfrentar, nem que para isto ela venha a se lamentar pelo resto de sua vida. Absorta e seus sentimentos pelo Mayama, ela o acompanha junto da Rika. É certo que existe o trabalho em jogo, mas neste contexto, há chance perfeita para esclarecer de uma vez por todas a situação...

Esta situação também acaba envolvendo o Nomiya. O rapaz, que já teve o Mayama como colega de trabalho, sabe como a Yamada se sente, que o caminho até o coração dela é duro e quase intransitável, e que a chance de obter sucesso é quase zero. Ainda assim, ele tenta...

Um ponto de impacto...


O que houve, pessoal?

Todos os acontecimentos de "Honey and Clover II" estão ligados com a série anterior. Não há sobre-passos ou caminhos alternativos para serem usados. Entretanto, um único acontecimento mexe com toda a estrutura emocional do elenco, e acaba movendo a série como um todo para o seu derradeiro final...

É natural que se faça transmitir a idéia de que o acontecimento possui tal impacto, uma vez que todas as ações dos personagens deste anime mudam levemente de direção após tal ocorrência.

Se analisar friamente o aspecto emotivo que envolve todo o grupo - Morita, Takemoto, Hagu, Shuuji, Yamada e Mayama - se torna fácil deduzir qual é a conseqüência mais provável do acontecimento que, apesar de atingir diretamente apenas um personagem, envolve todos os demais no processo.

Aqui se faz notar com brilhantismo o como que "Honey and Clover II" pôde cativar ainda mais os fãs da série...

Objetivamente

Ficam as lembranças...

Este anime já é rotulado facilmente como um clássico, tendo em vista tudo o que foi descrito sobre o mesmo. Trata-se da união perfeita entre drama, comédia e romance, onde tudo está muito próximo da realidade.

No aspecto técnico, não há grandes diferenças com a série predecessora, isso em se tratando tanto da parte sonora como também da parte visual do anime. Nem de longe isso é um demérito, muito pelo contrário, pois tais características foram extremamente positivas na primeira temporada deste anime.

Num todo, "Honey and Clover II" é um verdadeiro colírio para os olhos, especialmente para quem busca um anime que aparenta uma certa tranqüilidade, onde no fundo esconda uma forte carga emotiva de impacto. O final, talvez, seja a prova disso...

Sendo assim, "Honey and Clover II" mostra como uma seqüência deve ser, sem exageros. Anime mais do que recomendado!

[ made in NETOIN! ]

2 comentários:

  1. Por que o tio terminou com a sobrinha?? Chato isso! Takemoto ficou so com um abraço e o desejo de muita sorte, literalmente representado por paes com recheio de trevos de 04 folhas! Anime fenomenal, final +ou-. Outra coisa por que os personagens tem que parecer crianças de 08 anos, horrivel isso, parece coisa de pedofilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Quanto ao modal dos personagens no anime, eles foram concebidos de maneira fiel ao mostrado no mangá da obra, algo visto de perto por toda a produção da mídia original. Não achei os traços de Honey and Clover infantilizados, ao contrário.

      Quanto ao tio, foi uma escolha da própria Hagu, que preferiu o caminho mais tranquilo. Ela sabia dos sentimentos que os outros dois jovens nutriam por ela, mas acabou se sentindo mais tranquilizada para aquele que tem cuidado dela por muito tempo, uma vez que a Hagu não teve uma infância fácil e que, se não fosse pelo tio dela, ela não estaria em uma outra situação de vida.

      Digamos que era um sentimento mútuo entre eles.

      E quanto ao Takemoto, é aquilo...
      Desde o primeiro episódio da primeira temporada, ficou claro que ele seria o narrador de toda a história, contada à partir de seu ponto de vista/olhar/compreensão geral. No fundo, ele sabia que ter a Hagu para si seria muito difícil, ainda mais "disputando-a" contra o Morita-san. Os trevos no sanduíche dado para ele foi a última e real mensagem que a Hagu quis lhe passar, algo como "boa sorte em seu caminho na vida".
      Mas ele foi um ótimo personagem, sem dúvida alguma.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!