Em pauta!

quinta-feira, setembro 30, 2010

Análises em Geral - parte #16: considerações sobre "High School of the Dead" e "K-ON!!"...

Amizades ( ou seriam amores!? ) reconciliadas em meio ao caos...

A transição entre temporadas de animes está ocorrendo mais uma vez no Japão. Títulos dos mais variados apresentaram-se, para o deleite dos fãs de todos os gêneros. Contudo, dois destes títulos em especial serão aqui comentados.

Após doze episódios, "High School of the Dead" ( ou se preferir, "H.O.T.D." ) centrou-se em uma estória de cunho apocalíptico. Nela, os seres humanos estão se tornando zumbis à uma velocidade avassaladora. Aparentemente, o mundo como se fazia conhecer está fadado ao caos generalizado...

Muito embora o anime esteja centrado em tal atmosfera, ele não fica preso à isso. Aliás, eventos paralelos ( que se encaixam com o título ) ajudam na extensão da trama proposta. Entretanto, se há uma característica que pode ser considerada o símbolo do anime esta é o fanservice. Em meio à todos os acontecimentos, as silhuetas femininas ( e algumas roupas de baixo ) vão e vem ao sabor do vento, com direito até à alguns eventos surreais...

De um lado, o rapaz que entende de armas. Do outro, a garota intelectual...

Por mais que as razões para o estranho fenônemo dos zumbis não tenham sido explicadas, diversas vertentes para a mesma foram citadas, como um tipo de conspiração e até um vazamento de uma arma biológica ( química ). As facetas humanas inertes ao caos estabelecido se fazem presentes, proporcionando uma experiência que ( neste sentido ) está próxima de uma realidade em época de guerra...

Com todas as características juntas, "H.O.T.D." não parece ter cumprido exatamente o que queria, mas também não pode ser considerado um anime ruim ( longe disso ). O caos e o fanservice, de alguma forma, combinaram harmoniosamente neste título ( por mais que possa ter havido exagero no fanservice ), feito para este público alvo.

O anime parece ter sido feito para o público ocidental, pois sua apresentação demonstra um pré-preparo para a exibição neste lado do globo terrestre. A animação flui de forma consistente, e as músicas presentes combinam com o anime. Uma segunda temporada deverá esclarecer as coisas apropriadamente...

Mio, sua felicidade é por estar na final do ISML'2010!?

Por sua vez, "K-ON!!" teve a sua despedida. O anime contou com praticamente o dobro de episódios de sua temporada predecessora. Por mais que no início muitos tenham "torcido o nariz" para a seqüência do slice-of-life regado à muita música, no final o resultado acabou sendo bem satisfatório.

Em "K-ON!!", o quinteto que forma a cativante banda "HTT" teve a oportunidade de se mostrar um pouco mais para os fãs, o que foi muito bem-vindo. Os primeiros episódios foram uma grata surpresa, por diversas razões. Por exemplo: mostraram um pouco do lado sério da Sawako-sensei ( personagem esta que, de qualquer forma, continuo odiando ).

A Nakano Azusa, que se tornou a personagem-símbolo de "K-ON!!", foi bem mais explorada ( no bom sentido, é claro ). O fim do colegial se aproximava cada vez mais para Mio, Yui, Ritsu e Mugi, e a tocha inevitavelmente teria de ser passada para a Azusa.

Da esquerda para a direita: Azusa, Yui, Mio, Mugi e Ritsu.

As personagens mostraram uma certa evolução, especialmente a Yui ( por mais que, em certos eventos, possa não parecer assim ). Este humilde blogueiro gostava mais da Yui como era na primeira série pois, nesta seqüência, ela ficou um pouco mais "séria"...

Contando com uma ótima animação, que foi melhorada com relação à primeira série ( obra da KyoAni não se pode esperar outra coisa ), das excelentes músicas ( openings e endings marcantes ) e do carisma de suas personagens, "K-ON!!" teve uma grave falha: episódios de temática repetitiva, onde nada de novo ou que acrescentasse acontecia, especialmente no "miolo" da série ( ou seja, em sua metade ). Talvez seja uma impressão errada a deste humilde blogueiro, mas o número elástico de episódios pode ter sido muito para a série.

De qualquer forma, "K-ON!!" representa o fim de uma série. A Nakano Azusa representa o desejo de muitos fãs do anime ao redor da Terra. E como diz o velho ditado: "tudo que é bom, em excesso, faz mal". Então, é preferível que o anime termine aqui, desta forma, deixando um sentimento especial nos corações e nas mentes de quem acompanhou este título animado.

[ made in NETOIN! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!