Em pauta!

terça-feira, janeiro 11, 2011

Conheça o mahjong ao assistir "Saki"!

"Saki".

O ano de 2009 rendeu ótimos títulos animados. Recordar-se de nomes como "Higashi no Eden" é algo que vem de imediato à cabeça. Entretanto, o anteriormente citado anime não é o assunto de momento...

Já ouviu falar de mahjong? Sabe jogar? Pois saiba que o anime que será aqui comentado usou este jogo oriental como seu alicerce ( mas não como único tema ), utilizando-se para tanto de vários efeitos interessantes em certos momentos da animação ( lê-se: principalmente nas jogadas mais interessantes que se fizeram presentes no anime ).

Esteja convidado, à partir de agora, a conhecer um pouco deste anime sobre mahjong chamado "Saki".

Entendendo a estória...

Miyanaga Saki, realizando um tsumo que é a sua marca registrada...

A estória de "Saki" se passa em um calmo ambiente escolar, onde um clube de mahjong de uma escola chamada Kiyosumi necessita de mais membros. A quantidade de alunos que hoje freqüentam o citado clube é insuficiente para que a escola possa se inscrever em um torneio escolar municipal de mahjong ( com vistas para o campeonato escolar nacional do jogo ).

Como ressaltado acima, a estória central do anime é muito básica. Felizmente, "Saki" não fica restrito apenas ao mahjong, mas sim o utiliza como tema central para todos os acontecimentos do anime. Temas paralelos são tratados forma vivida, estando entre eles a amizade e a confiança em si próprio.

Desta forma, a amizade que floresce entre várias de suas personagens torna-se um belo atrativo à parte, conduzindo o anime para um degrau de evolução mais elevado. Há também as amizades antigas, trabalhadas de uma forma simples e direta, misturando ocorrências do passado ( segundo a linha do tempo de "Saki" ), onde todas são interligadas através do mahjong.

Conhecendo os personagens...

Kyotaro e Takei Hisa.

Os personagens de "Saki" possuem um nível de carisma bem elevado, o que proporciona uma experiência bem agradável ao se assistir à este anime. A protagonista, Miyanaga Saki, é um claro exemplo de tal afirmação. A jovem é muito atrapalhada, pouco conhecida entre os demais estudantes, e muito quieta e tímida. Por intermédio de seu colega, Kyotaro ( um rapaz de comportamento típico ), ela acaba visitando o clube de mahjong da escola Kiyosumi.

No clube, a Saki acaba conhecendo uma grande jogadora de mahjong, sendo ela a Haramura Nodoka, que é muito conhecida entre todos, sendo a atual campeã nacional do torneio escolar de mahjong do primeiro grau. Além dela, a Saki acaba conhecendo a Kataoka Yuki, uma jovem bem extrovertida e energética, sendo uma grande amante de tacos mexicanos e especialista na rodada leste do mahjong.

Kataoka Yuki.

A presidente do conselho estudantil de Kiyosumi é também a presidente do clube de mahjong, sendo esta jovem de nome Takei Hisa, possuidora de grande inteligência e astúcia,sabendo como usar bem certos momentos ao seu favor. A última integrante do clube é apresentada mais para frente, sendo ela de nome Someya Mako.

Além das personagens da escola Kiyosumi, há também as integrantes de outras escolas. Personagens como a Ryuumonbuchi Touka, Amae Koromo, Ikeda Kana, Kajiki Yumi, Fukuji Mihoko e outras chamam bem a atenção no anime.

O anime em seu prosseguimento...

Saki declarando um kan, tradicional jogada no mahjong.

Não é muito difícil desbravar o que acontece no anime "Saki" pois, tal como já foi aqui mencionado, o tema central é o mahjong, e praticamente todos os acontecimentos do título possuem alguma relação com o jogo em si. Novamente faz-se aqui uma nota positiva pois, graças ao fato do anime não ficar ( mesmo com tudo isso ) preso ao mahjong, ele é bem explorado.

A caminhada na formação do clube de mahjong da escola Kiyosumi para a disputa do campeonato municipal não é nada fácil. Além da barreira que é entender o estilo de jogo da Saki ( especialmente no ponto de vista da Nodoka ), há também certos anseios pessoais à serem considerados. Cada integrante do clube possui um estilo próprio de jogo, condizente na totalidade com a apresentação de cada uma das personagens no anime.

Os rapazes quase não aparecem em "Saki", salvo os momentos nos quais o Kyotaro dá o ar de sua graça. De forma direta, ele é o jogador de mahjong mais fraco do clube de Kiyosumi e, para quem achava a Saki uma "pata" ( no caso, o Kyotaro ), o tombo acabou sendo bem grande. O humor tem também a sua marca neste anime.

A Haramura Nodoka na disputa municipal, junto ao seu
pingüim de pelúcia, o Etopen.


O ambiente no anime é feminino ao extremo. Há laços de amizade mostrados com grande força e pureza, bem concentrados e canalizados. Notar amizades antigas que se reestabelecerem após algum problema passado, ao passo que novas amizades surgem ao sabor da prática do mahjong, é algo de se elogiar.

Alguns podem falar que o anime em si seja do tipo yuri ( quando há enlaces amorosos entre duas garotas ) e, de certa forma, há sinais interessantes disso. Entretanto, nada é escandaloso ou superficial, fazendo com que a amizade entre várias das personagens acabe se sobressaindo vitoriosamente, e de forma elegante.

Talvez o anime peque em um detalhe de grande importância: em si, o título tende à deduzir que quem o assiste tenha um conhecimento mínimo da prática do mahjong, o que não é cem porcento verdadeiro. O anime exibe de forma bem vistosa algumas das grandes jogadas que o mahjong pode proporcionar, mas a explicação é quase nula.

Objetivamente

O clube de mahjong da escola Kiyosumi na prática do jogo...

Pode-se resumir "Saki" como um anime vitorioso, pois tratar de uma temática difícil como é o mahjong não é tarefa das mais fáceis. Mesmo com o ponto contra que está na falta de explicação do jogo, o anime em si dá a volta por cima na estória apresentada e no carisma de seus personagens.

Trata-se de um dos últimos trabalhos do estúdio de animação Gonzo, tendo sido exibido entre os meses de abril e outubro de 2009. Analisando diretamente o ponto da animação, "Saki" é bem trabalhado. Os efeitos visuais chamam a atenção, por mais que às vezes haja um certo exagero nos mesmos...

No áudio, o anime trabalha bem. Os efeitos sonoros condizem com o mahjong em si, e algumas músicas e temas combinam harmoniosamente com o título.

Fica aquela impressão e gostinho de uma segunda temporada que, até o momento da publicação desta review, não havia nada de cem porcento concreto. Mesmo assim, "Saki" é um título que merece ser assistido.

Anime recomendado.

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Veja o site oficial do anime "Saki", clicando aqui. Para ver o site oficial do mangá, clique aqui.
Acesse a página do anime "Saki" no site da TV Tokyo, clicando aqui.
Para saber um pouco sobre mahjong, clique aqui ( via Wikipédia ).

3 comentários:

  1. Sou suspeito para comentar de Saki, mas adoro esse anime ^^ E de fato, depois de entender bem as regras do mahjong o anime ficou muito mais divertido de se assistir, até perdi as contas de quantas vezes parei para analisar alguma jogada. Elas são colocadas bem na cara de quem assiste, mas se observar bem há uma lógica por trás de cada uma, embora os Rinshan Tsumos da Saki ocorram obviamente com uma regularidade maior do que aconteceria de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Eu passo por que odeio esse jogo. Odeio porque não entendo. Mas ja tentei hehe. Foi tenso quando XXXHOliC teve um longo capitulo/episódio dedicado á mahjong.

    ResponderExcluir
  3. Saudações à todos!

    Sou muito agradecido pelos comentários aqui feitos sobre esta review.

    *Nisishima: eu gostaria realmente que o anime explicasse um pouco ao menos do básico do mahjong. Mas ainda assim ele é ótimo!

    *Roberta: de certa forma, jogar mahjong na realidade é um pouco mais difícil do que se imagina.

    *Ton: já revi "Saki" umas quatro vezes do primeiro ao último episódio lançado e, também, sem nenhum arrependimento.

    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!