Em pauta!

sexta-feira, março 04, 2011

A vida de uma fã de anime é retratada em Nogizaka Haruka no Himitsu


Um anime bem-vindo...

Muitos animes tentam mostrar as mais diferentes vertentes da vida de um otaku. Considere que, obviamente, para os ocidentais a palavra "otaku" existe para nomear os fãs de animes e mangás japoneses.

De tantos títulos que tentaram retratar tal hobbie, poucos obtiveram real sucesso. Entretanto, o anime do qual será aqui tratado teve seus méritos onde, por mais que a apresentação do título em si fosse muito básica, a mensagem que o mesmo queria passar foi válida.

Esteja convidado à conhecer um pouco sobre o anime Nogizaka Haruka no Himitsu.

Os personagens principais...


Vergonha!? Medo!?

Reparou bem no título deste review, certo? Pois bem. A jovem em questão chama-se Nogizaka Haruka. Ela é a filha mais velha e primeira herdeira da rica e poderosa família Nogizaka. Trata-se de uma moça inteligente, estudiosa e muito dedicada, mas muito desligada sobre os assuntos da vida real.

Ela é uma otaku de carteirinha, desde a sua infância, graças a um presente que lhe foi dado em um momento de tristeza: a primeira edição de uma revista chamada “Innocent Smile”. Tal presente lhe tinha sido entregue por um garoto, que nunca mais viu em sua vida.

Entretanto, a Haruka possui um grande medo de que alguém venha a descobrir o seu passatempo predileto, uma vez que os otakus são mal vistos pela sociedade. Em um acidente na escola, ela acaba conhecendo um rapaz que, por intermédio de um acidente casual e básico, acaba descobrindo sobre o passatempo da jovem Haruka.

O motivo de Ayase Yuuto não confiar nas mulheres...

Esse rapaz chama-se Ayase Yuuto. Ele não possui nada de especial, sendo um rapaz totalmente normal e que, tomando por base o comportamento de sua irmã mais velha e de sua professora que vivem sob o mesmo teto, passa à ter um pensamento negativo sobre as mulheres. Pensamento este que é desfeito após conhecer a Haruka.

Interessante notar que a Haruka, de início, possui uma tendência natural de evitar o Yuuto, por receio de ele espalhar sobre o seu segredo na escola. Mas, para a surpresa da moça, o rapaz possui um bom caráter e um bom coração e, além de não espalhar tal descoberta, passa à ajudar a Haruka no sentido de esconder de todos o seu grande segredo otaku.

A estória é muito boa, mas...


A personagem preferida da Nogizaka Haruka.

Muitas situações interessantes ocorrem com este casal no decorrer do anime: o Yuuto chega a assumir certas responsabilidades para manter em sigilo o passatempo da Haruka. Indo mais além disso, há oportunidades nas quais o rapaz é pego com pertences de fã otaku da moça, e ele assume com se tais pertences pertencessem à ele.

Se há alguém que tenta rivalizar com a Haruka, esse é o Asakura Nobunaga. Ele sempre tenta dar um jeito de chamar o Yuuto para o seu hobbie preferido. Além dele, a irmã mais nova da Haruka é alguém que merece forte destaque.

A irmã da Haruka querendo mostrar que entende das coisas...

Nogizaka Mika é o nome da irmã mais nova da Haruka. Ao contrário desta, a Mika é bem mais liberta e esperta em certos sentidos da vida. Porém, ela é leal à sua irmã mais velha, e notou muito cedo um certo sentimento crescendo entre a Haruka e o Yuuto.

Com isso, a pequena Mika tenta, sempre que possível, unir os dois pombinhos de uma vez por todas. Interessante notar que, sempre que se faz necessário, as empregadas da família Nogizaka também aparecem para dar aquela mãozinha básica.

Contudo, a aparição de mais uma garota tem o propósito de adicionar mais expectativas na trama. Ela se chama Amamiya Shiina, uma jovem tão normal quanto o Yuuto. A Shiina é uma moça muito bonita, legal e companheira que, por mais esteja tendo certo interesse no Yuuto, não tenta rivalizar a atenção do mesmo com a Haruka.

É possível este casal se entender!?

Você pôde notar, com grande tranquilidade, que o enredo do anime é básico. Além disso, também é possível perceber que, mesmo com a inclusão da Shiina, não aparece absolutamente ninguém em todo o anime que possa rivalizar a atenção do Yuuto com a Haruka. Há quem seja contra tal união, todavia.

Pode-se dizer que o anime pecou justamente neste ponto clave. Até porque, o título em si agrada bastante e, se a Shiina fosse um pouco mais atrevida, certamente o título ganharia alguma emoção à mais.

Mesmo com esse ponto à ser questionado, Nogizaka Haruka no Himitsu não decepciona.

Objetivamente


Após a descoberta do segredo...

O anime, que foi ao ar entre os meses de julho e setembro de 2008, é possuidor de uma boa estória e de um elenco de personagens que, excluindo-se os protagonistas, não foram tão bem aproveitados como poderiam ter sido. A Shiina é um exemplo e tanto.

Mas, ainda assim, o anime não merece ser desmerecido, muito pelo contrário. As situações inusitadas, os mal-entendidos e aqueles momentos em que você poderá pensar "agora vai" são os pontos altos deste título.

A apresentação visual do anime é boa, mas não mais do que isso, mesmo com a existência de alguns efeitos visuais. Na parte sonora, destaque para a opening e para algumas melodias entoadas no decorrer dos episódios, que possuem como base o piano.

Num todo, Nogizaka Haruka no Himitsu pode sim render muitos bons momentos. Se tiver a oportunidade não hesite em assisti-lo, pois o anime é recomendado.

[ adaptação de postagem original presente no antigo projeto Kotatsu Shinbun ]

---------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site oficial de Nogizaka Haruka no Himitsu, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!