Em pauta!

segunda-feira, setembro 05, 2011

Especial: ver animes via streaming é uma realidade próxima?

"Usagi Drop": um anime de respeito na atual temporada...

Falar sobre exibição de animes no Brasil é um assunto que, muito embora aparenta estar já definido, costuma dar muitas voltas ( e reviravoltas ). Desde os anos 70, seguindo pelas duas últimas décadas do século passado, e estando na atividade no início dos anos 2000, a exibição de animes sempre se fez presente na televisão nacional.

Contudo, houveram casos e casos. Títulos fizeram sucesso, e outros caíram no esquecimento. Horários dos mais diversos já serviram ( e ainda servem ) para a transmissão de animes. Redes de televisão que transmitiam muitos animes, e redes televisivas que apresentaram animes em certos momentos esporádicos...

Hoje em dia, os fansubers ( e não apenas à nível Brasil ) carregam consigo a estigma de trazer aos fãs de animação japonesa, mundo afora, os títulos que tanto querem ver. É o chamado serviço feito de fã para fã, cuja premissa original está em assistir o anime sem visar lucro algum por isso. Mas sempre há alguém que queira lucrar com isso ( em outras palavras, trata-se de quem usa de tais arquivos para vendê-los por aí ).

Toda esta longa introdução visa apenas preparar você, visitante, para o assunto do qual será tratado nesta postagem. Você pagaria para ver animes e/ou doramas por streaming, dentro das conformidades? Então é hora de ver um pouco sobre isso...

Transmissão por streaming: uma boa ideia!?

Crunchyroll ( divulgação ).

A transmissão de vídeos por streaming é algo muito natural nos dias de hoje. Há várias redes de televisão mundiais que o fazem ( portais de vídeos que o digam ). Trata-se de uma forma muito interessante de se ver o que quer, sendo que na maioria dos casos, aplica-se até o momento ( hora ) na qual quer ver tal vídeo...

Procure imaginar assistir animes assim, desta forma. Ou então, doramas ( por mais que, nesta parte, este humilde blogueiro possui apenas o mínimo de conhecimento ). É claro que a transmissão tende a variar de acordo com a velocidade da internet que cada um possua mas, ainda assim, é uma ideia das mais relevantes da atualidade.

Contudo, há uma questão que merece respaldo e entendimento. Uma transmissão via streaming até pode ser gratuita mas, em dados casos, ela pode ser paga. Obviamente, deve-se haver uma variante de serviços entre quem vê gratuitamente e quem paga pelo streaming em si. E com os devidos atrativos ( como um pacote de canais e transmissão quase simultânea a original, por exemplo ), a ideia de se ver animes por streaming no Brasil não é um sonho distante.

O anime "Usagi Drop" em exibição no Crunchyroll ( divulgação ).

Uma verdadeira horda de comentários sobre este tema veio à tona, logo após o blog parceiro "Subete Animes" ( por intermédio de Panino Manino ) ter publicado um texto sobre uma possível parceria entre a Crunchyroll e a Editora JBC para a transmissão de animes no Brasil. O também blog parceiro "Gyabbo!" publicou um texto no qual explica bem alguns pontos sobre tal transmissão. Por mais que no site da JBC não haja um texto sobre o tema ( até o momento da publicação deste post ), há uma nota no "Diário Otaku - Diário do Nordeste", na qual o gerente de comunicação da JBC diz que não há nada de efetivo sobre o assunto em questão.

E quando se trata de comentários, os mesmos se fazem presentes com opiniões das mais diferentes: alguns racionais ao extremo, outros bem resguardados, com espaço ainda para aqueles que estão à favor pela causa na totalidade, ou então contra a mesma. Nada mais natural e justo.

Assistir à animes e doramas via streaming, dos mais atuais aos mais antigos, é algo que muito deixa esperançoso este humilde blogueiro. É óbvio que até os animes mais antigos entram no contexto, uma vez que vários destes não apartaram no Brasil e que se trataria de uma ótima oportunidade para se ver tais obras animadas.

Partindo-se da premissa de que o Crunchyroll faz streaming apenas de material licenciado, então entra aqui um ponto muito positivo, pois automaticamente se estará assistindo à algo o mais dentro possível das conformidades. Há de se colocar mais um ponto ainda, pelo fato de haver a transmissão gratuita dos mesmos ( até o momento da publicação deste post ). Então a questão principal é: cobrar para quê?

O anime "Hayate no Gotoku!" em exibição no Crunchyroll ( divulgação ).

Entenda-se que gratuitamente você deverá ter acesso aquele episódio da série tal, em tese, de sete à dez dias após a exibição original. Pagando pelo serviço, este mesmo episódio poderá ser visto por você horas depois da transmissão original, o que é um belo atrativo. Possivelmente a qualidade de transmissão também deverá ter alguma diferenciação, entre quem acessar o portal gratuitamente e quem tiver uma conta paga no mesmo.

Um serviço de streaming como esse poderia funcionar no Brasil? Para este humilde blogueiro a resposta é sim.

Tirando o fator comodismo ( que pode entrar como um entrave poderoso para a causa ), tal serviço colocaria o Brasil dentro de um importante roll mundial, no qual seus internautas ( entre aqueles que gostam de animes e doramas ) poderiam assistir as suas séries preferidas ( ou passar a conhecer outras mais antigas ) através de um serviço que trabalha com material licenciado, devidamente legendado em português ( dublagem já é uma outra história ).

O serviço pago, tendo os seus atrativos, também poderia ser bem visto entre os internautas brasileiros. Este humilde blogueiro pagaria com prazer por tal serviço, desde que os diferenciais fossem satisfatórios ( como os citados nos parágrafos anteriores ). Inclusive, quanto mais títulos atuais e alguns antigos, melhor.

Objetivamente

Momento de declaração em "Hayate no Gotoku!"...

Deve-se ficar claro que o intuito desta postagem não foi desmerecer os títulos já exibidos no Brasil, ou traçar um futuro negro para os mesmos em terras tupiniquins ( nem ofender este ou aquele responsável por tanto ). A ideia central de todo este texto esteve no foco de uma transmissão oficial por streaming que, na visão deste humilde blogueiro, seria algo muito válido e rentável às partes que ficassem à frente de tal serviço.

Por mais que o todo divulgado sobre a JBC e a Crunchyroll não seja uma verdade plena, seria extremamente plausível que alguma empresa tivesse em mente tal proposta de serviço.

Fica aqui a opinião positiva deste blogueiro sobre a transmissão de animes via streaming no Brasil. Mas esta é apenas uma opinião pessoal, de alguém que aceitaria pagar pelo serviço, sem a menor cerimônia.

E você, amigo visitante? O que pensa à respeito deste importante tema?

[ made in NETOIN! ]

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Acesse o site do Crunchyroll, clicando aqui.

2 comentários:

  1. Devido ao fator "não pagar dependendo da condição" acho que eu me aceitaria e amaria assistir dessa forma.
    Obrigado pelo post Neto, estava meio perdido com relação a este assunto, me sinto esclarecido agora.

    ResponderExcluir
  2. Eu pagaria, mas é claro dependendo de como seriam as coisas por aqui, vale lembrar que maioria das vezes algo que vem para o Brasil não vem em seu estado Original, até mesmo um site, então eu pagaria é claro mas primeiramente para um teste, se valer a pena ou não, isso valerá apenas do meu ponto de vista, já que eu sempre acho melhor ter os animes guardados no pc XP

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!