Em pauta!

quinta-feira, março 01, 2012

Curtas em geral - parte #125: Final Fantasy Tactics no iPhone...

O logo de um grande capítulo da franquia.

Este humilde blogueiro carrega consigo um grande carinho pela famosa franquia de RPG's Final Fantasy. Desde a época do saudoso Nintendo 8-bits ( no caso, tratando-se do primeiro Final Fantasy ) até chegar ao PlayStation 2 ( com o Final Fantasy X ), esta série foi a responsável por horas seguidas de jogo após o retorno do trabalho, por noites à fio, com aquele sentimento contínuo na busca em derrotar os grandes chefes e de se maravilhar com os cativantes enredos existentes.

Contudo, uma notícia que já pode ser considerada como velha merece ser aqui mencionada. Obviamente vários sites já deram aos seus visitantes tal informação, mas foi uma visita ao Crunchyroll que deixou a inspiração para este post aparecer em sua plenitude.

Tudo envolve um dos capítulos mais fantásticos da franquia em questão, na opinião deste blogueiro. Jogos de estratégia costumam deixar em clara evidência a perspicácia de quem procura levá-los adiante, por horas à fio. E a Square, no ano de 1997, deixou a sua marca neste segmento ao lançar Final Fantasy Tactics para a primeira geração do PlayStation.

Uma das passagens mais importantes iniciam-se aqui...

Dez anos mais tarde, o mesmo jogo ganhou um tipo de remake para o portátil da Sony, o PSP, sendo até rebatizado com o nome de Final Fantasy Tactics: The War of the Lions. A sequência na nomenclatura oficial tem toda a sua razão de existir, dado o foco e a premissa que formam o alicerce no enredo do citado jogo.

Além da guerra forjada por intuitos pessoais que envolveram até a prestigiada família Beoulve, haviam muitas ações paralelas e de importância, que colocaram frente à frente todos os sentimentos e angústias possíveis, seja pelo resgate de um aprincesa e de uma irmã, seja pelo crescente gosto do poder e das ações mais inusitadas para se chegar a tal objetivo.

O sistema de batalhas podia não ser inovador no quesito linearidade, mas era muito envolvente em sua jogabilidade. Baseado no atualmente clássico modo por turnos, Final Fantasy Tactics unia todas as características possíveis da franquia em um belo RPG Estratégico, com direito às mais diferentes profissões e possibilidades de evolução para os seus personagens.

Cena da primeira batalha do jogo, já na versão iPhone.

Eis que agora o remake feito para o PSP tem uma nova versão, desta vez presente nos aparelhos da poderosa maçã da Apple. Sendo assim, Final Fantasy Tactics: The War of the Lions pode ser jogado tanto no iPhone como também no iPad o que, certamente, deve proporcionar horas intensas e satisfatórias da mais pura jogatina para os possuidores destes aparelhos.

Levando em ampla e importante consideração o texto do site Macworld ( datado de agosto'2011 ) o jogo deve contar com consideráveis melhorias, em uma comparação direta com a versão do PSP, onde se pode destacar a diminuição do tempo de carregamento ( o famoso loading time ) e a inclusão de uma nova interface para uso do touchscreen.

A se julgar pelas imagens, pode-se notar que a essência do jogo está mantida. Considerar tal característica como um demérito é um grande erro, pois a mesma é um dos grandes pontos fortes deste jogo estratégico. E só de ver as imagens das batalhas faz com que o anseio de ter este jogo em mãos cresça ainda mais.

Imagem do jogo para o iPhone, na evocação da Shiva.
- Fonte da imagem: site do App Store -

Final Fantasy Tactics é, certamente, um dos jogos mais impactantes da categoria. Não apenas pelo seu enredo precioso e cheio de reviravoltas, mas principalmente por conseguir assimilar praticamente todas as características da franquia com qualidade. Ramza e Delita são os personagens que fazem a citada afirmativa ter um imenso poder de veracidade e importância.

O preço para se ter esse jogo nos aparelhos compatíveis pode até ser um tanto quanto alto ( de forma arredondada, o mesmo tem um custo de dezesseis dólares norte-americanos ). Mas levando-se em consideração o que mostram as imagens ( e este vídeo presente no YouTube ), Final Fantasy Tactics: The War of the Lions deve valer cada centavo investido.

Se você gosta da franquia e possui um dos aparelhos da Apple citados, este jogo poderá lhe ser muito convidativo. E, neste caso, as incansáveis horas de jogo na busca pela pequena Alma Beoulve poderão ser revividas não apenas no conforto do lar, como principalmente em qualquer lugar que lhe possa ser convidativo...

[ made in NETOIN! ]

----------------------------------------------------------------------------------------------

Veja mais sobre Final Fantasy Tactics: The War of the Lions no site da App Store, clicando aqui.

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. Preciso jogar esse um dia, eu gostei bastante do Tatics Advance

    ResponderExcluir
  2. não sou muito fã de final fantasy mas eu joguei o tatics no meu game boy e foi um dos melhores RPG's que eu já joguei...
    belo post...
    http://nerd-ogro.blogspot.com/2012/02/hotel-one-shot.html

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!