Em pauta!

terça-feira, julho 10, 2012

Veja paz e harmonia em Iblard Jikan...

Um paraíso bucólico...

Saudações, amigo visitante. O NETOIN! apresenta para você a nonagésima segunda review de anime deste blog. É com grande satisfação que se fará mostrar, no texto que irá se seguir, um anime completamente surreal e belo em sua essência...

Diálogos quase escassos, um espetáculo visual à sua frente, alinhado a um conjunto de músicas simplesmente relaxante e muito bem-vindo. Tudo isto em cerca de trinta minutos de animação, que podem significar apenas a tênue linha que separa o comum do incomum.

À partir deste momento, estejas convidado à conhecer um pouco sobre Iblard Jikan, uma animação extremamente surrealista à primeira vista, mas que poerá lhe causar um impacto majestoso em sua sequência. Tenha uma boa leitura.

Conceituando, explicando e vários outros "andos"...

A paz absoluta...

Iblard Jikan não é uma animação que use e abuse dos efeitos modernos mais conhecidos. O título também não possui um enredo que o prenda em frente ao monitor de forma desgarrada, no intuito da busca à entender o que se passa durante a obra. Por fim, esta animação também não possui um elenco cativante ou digno de lembrança, onde cada fala possa ser gravada com carinho na mente e usada em oportunidades futuras.

Para este blogueiro, Iblard Jikan é um título que busca suavizar a visão de mundo. De uma forma extremamente cativante, você será guiado à conhecer e desbravar um local simplesmente encantador, onde pequenas ilhas flutuantes ( planetoides ) contrastam com uma malha viária onde trafegam simpáticos e estreitos bondes.

As árvores, as plantas, o céu, o mar, o dia e a noite são retratados de uma forma tão simplória e encantadora, que você poderá se imaginar em meio à este lugar, onde poderás ser conduzido pelos singelos bondes à todos os locais possíveis deste mundo repleto de uma calma incontestável. Na verdade, uma paz que transcende o tempo e o espaço em harmonia plena.

Uma torre estranha e chamativa...

Para não dizer que a animação não possui uma história, você poderá aqui conceituar o chamado dia a dia. Isto se deve ao fato de Iblard Jikan lhe fazer um singelo convite, ao mostrar tudo o que ocorre neste mundo utópico e surreal, do nascer do dia ao chegar da noite, em um aspecto totalmente puro e sem o mínimo receio de estar machucando ou ferindo alguém em específico.

E fácil imaginar de onde provém o ideal da animação, até porque qualquer ligação com Mimi wo Sumaseba não acaba sendo, necessariamente, uma mera coincidência. Em certa parte do citado filme, um mundo mágico de continentes flutuantes paira sobre os olhos da pequena Shizuku. Não para menos, o mundo que se faz retratar em Iblard Jikan é composto de muitos elementos daqueles presentes em Mimi wo Sumaseba.

De certo, a animação em pauta serve como um verdadeiro tipo de remédio para o relaxamento. É difícil olhar para Iblard Jikan e não querer aplaudir de pé a pessoa responsável pela sua criação e concepção. É o momento de se notar e de se maravilhar, onde a união da calmaria e do surreal formam a concepção da paz profunda que, de modo visual, vem à ser tratada nesta animação.

Ratificando limitações...

Uma visão surreal...

De forma cautelar, é algo concreto e certo ponderar que Iblard Jikan não vai satisfazer à todos incluindo, neste segmento, até mesmo quem busca ver algo para relaxar. E esta animação aparenta ter sido criada sob o propósito de mostrar imagens com o mínimo de movimento nelas ( ou entre elas ), propiciando o efeito surreal canalizado pela sua ambientação. Uma aquarela em movimento...

Não há diálogos nesta animação. À bem da verdade eles até existem, mas se fazem entoar de forma extremamente baixa, em raros momentos, onde quem deve fazer os trabalhos de se imaginar as falas é a sua própria mente. De modo direto, Iblard Jikan não é apenas um convite para o chamado vislumbre visual, como também para que a sua imaginação trabalhe de forma tão harmoniosa quanto a própria obra busca lhe passar.

Inexiste uma ênfase de enredo onde se poderia fazer lutar, exclamar, ou sobrepujar em busca de algo ou de alguém. Como já se fez citar anteriormente, esta animação mostra um mundo sem precedentes para boa parte das mentes humanas. Não apenas pelo surrealismo nele incorporado, como principalmente pela paz imaculada que o rodeia. De uma forma amigável e contagiante, esta animação pode ser considerada um verdadeiro sonho que todos podem ver...

Objetivamente

No cair da noite...

Iblard Jikan é uma criação do consagrado Estúdio Ghibli, que foi regido sob a batuta de Naoshisa Inoue. É datado de 2007, tendo sido comercializado em DVD e BD na referida época. Pode-se enfatizar que, em se tratando de um trabalho regido pela riqueza no uso das cores e do traçado de seus cenários, é inegável a qualidade da obra que abusou com extrema eficiência do fator surrealismo em sua mensagem.

Ainda no que pode ser descrito como mensagem, a parte musical de Iblard Jikan é tão esplendorosa quanto à animação propriamente dita. Não apenas os seus olhos poderão lhe agradecer ao ver tal obra, como os seus ouvidos irão ficar satisfeitos e felizes ao escutarem melodias tão amigáveis e relaxantes, condizentes na totalidade com a ambientação deste título.

Com base em tudo que foi aqui mostrado, Iblard Jikan é uma animação recomendada em sua totalidade. Tendo a oportunidade, reserve um pequeno período de seu dia e deixe-se levar pela harmonia plena...

[ made in NETOIN! ]

----------------------------------------------------------------------------------------------

Visite o site oficial de Naoshisa Inoue, ao clicar aqui.

O autor do NETOIN! é...
Carlírio NetoCarlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

5 comentários:

  1. Legal, eu já havia visto dias atrás uma recomendação sobre esse OVA e o visual me atraiu bastante. Com os seus comentários, acho que irei gostar. Vou por na lista de download =)

    ResponderExcluir
  2. Saudações

    Amiga Roberta, esse anime é de uma serenidade que cativa sem pedir. Esta obra é uma verdadeira aquarela em movimento...

    Acredito que gostarás desta animação.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom ler resenhas sobre obras que colocam a arte acima da comercialidade. Gosto de experimentações como as vistas em Iblard Jikan, onde o espectator é convidado a ter sua própria interpretação acerca da obra.

    Ótimo texto e muito boa recomendação.

    Até!

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não assisti, mas agora coloco Jikan na minha listinha...
    Carlinhos parabéns pelo blog... conte sempre com o Otaku banzai, afinal é pra isso que serve as parcerias =)

    ResponderExcluir
  5. Saudações

    Bebop, escreveste uma grande verdade. Iblard Jikan não tem um propósito comercial centrado e/ou estabelecido. Cativa pela falsa simplicidade com grande entusiasmo...

    Otakubanzai, cada blog parceiro é imensamente importante para esta humilde casa na internet. Sinta-se sempre à vontade por aqui.


    Até mais!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!