Em pauta!

domingo, novembro 18, 2012

Especial: uma conversa com Haikaa Yamamoto

Netotin faz a sua chamada especial...

Saudações, visitante. O texto que se fará seguir é muito especial, graças a um fato que ocorreu no último dia 17 de novembro, que certamente em muito auxiliou este humilde blogueiro no que tange à ganho cultural e, porque não enfatizar, na "descoberta" de uma ótima cantora brasileira que hoje reside no exterior.

Não é difícil acreditar sobre como tudo ocorreu, até porque minha pessoa acabou sendo sorteada para participar de um bate-papo pelo Skype com uma moça chamada Haikaa Yamamoto. Ela é uma cantora nascida no interior do Estado do Paraná. Já viveu em São Paulo/SP, Tóquio (Japão) e Boston (Estados Unidos). Hoje, ela reside em uma das cidades mais conhecidas de todo o globo, a norte-americana Los Angeles.

E durante os quase trinta e cinco minutos de conversação, a Haikaa mostrou ser digna de muitos elogios e reconhecimento. Palavras humildes, ideias culturais à flor da pele e um desejo gritante em enviar a sua mensagem de vida para vários cantos.

Amigo visitante, à partir deste momento você é convidado para acompanhar o texto sobre como desenrolou tal conversa, a troca de opiniões e de experiências nela contida, além de teres a possibilidade de saber um pouco mais sobre a obra que leva a assinatura de Haikaa Yamamoto. Tenha uma boa leitura.

Brasil, "Work of Art" e muito mais...

 Performance da Haikaa, em "Work of Art" (via YouTube)

A Haikaa procurou esbanjar carisma logo no início do bate-papo. Ela procurou deixar bem claro a razão da conversa estar ocorrendo que, como já se fez relatar, foi em razão deste blogueiro ter sido o sorteado para tanto (pela divulgação dos trabalhos dela no Facebook). A jovem se mostrou muito interessada em saber sobre onde minha pessoa vivia para, à partir deste ponto, a primeira temática ser realmente tratada.

Apesar de paranaense, a Haikaa nunca esteve em Curitiba/PR. Ela anseia muito em poder conhecer a cidade, dado o modo como a mesma se faz conhecer. A conversa via Skype ocorreu com ela estando em São Paulo/SP naquele momento, o que levou este blogueiro à questioná-la sobre o que a mesma achava da maior metrópole brasileira. E a resposta não representou grande surpresa.

"Eu não quero sofrer, 
pra depois entender, 
o que é fácil de ver..."
"Work of Art" - Haikaa

Haykaa adora a capital paulista. Muito de tal sentimento provém da época em que ela ali viveu. Além disto, a cidade tem muito de cultura à oferecer e, frente a tal fato, ela perguntou à minha pessoa o que se podia esperar do lado cultural curitibano. Ela ficou à par de que a capital paranaense está ganhando representatividade na área cultural. Entre outros pontos, ela disse que anseia em ver se o transporte de Curitiba/PR é realmente bom como dizem.

A troca de experiências profissionais foi outra vertente tratada durante a conversa. Muito embora em ramificações de atuação diferentes (ela cantora e minha pessoa responsável por treinamento de equipes), para a Haikaa ficou óbvio que os caminhos tem um ponto em comum, que está no trato com as pessoas. Ela busca na arte da música a forma de passar sua mensagem para o mundo.

 A Haikka apresentando-se para todos. Em inglês (aqui) ou em português (aqui), ambos via YouTube.

A Haikaa prega muito o respeito entre todos. Em suas palavras, os dois anos em que ela trabalhou (junto de seus amigos e equipe) na música "Work of Art" foram extremamente proveitosos neste sentido. Para a cantora independente, a visão que o mundo tem do Brasil não é tão exclusivamente atribuída ao carnaval e ao futebol. Contudo, ela gosta de expor as coisas mais fascinantes que o País tem para o mundo.

A jovem artista deixou bem claro que, onde ela vive, há problemas urbanos sérios. Ressaltou conhecer e estar à par dos problemas brasileiros mas também que, acima disto, gosta de levar adiante a calmaria com a qual conversa com as pessoas quando está no Brasil e também as qualidades que vê no País natal. Muito embora residente nos Estados Unidos, ela mantém contato com a sua terra.

"Eu prefiro me ver
com alguém que é capaz,
de querer sempre mais..."
"Work of Art" - Haikaa

Haikaa fez questão de falar das cidades onde já viveu no exterior. Exaltou com alegria o período no qual esteve em Tóquio. De igual maneira, a norte-americana Boston representou muito para ela também. Estando atualmente em Los Angeles, a cantora deixou bem claro a aventura que é viver em tal cidade, onde tudo é longe de uma ponta para a outra. Falou das autopistas (free ways) que lá cruzam grandes áreas (acima do solo). Citou a periferia, as grandes áreas de visitação e o potencial que a cidade exala por seus cantos.

Este humilde blogueiro perguntou para Haikaa sobre a sua obra de nome "Work of Art". Chama a atenção tal música possuir versões em dezenove diferentes idiomas. E nas palavras da jovem cantora, esta obra é algo de muito valor e representatividade. Como citado anteriormente, este foi um trabalho de dois longos anos, que contou com o auxílio de muitas pessoas e onde muitas amizades foram feitas, agregando em uma experiência única e fascinante para ela.

 Mais um fragmento da performance da Haikaa em "Work of Art" (YouTube).

Para Haikaa, existem inúmeras formas de se transmitir cultura e conhecimento. Em seu íntimo, a música não apenas é a sua profissão como também a forma por ela usada para agregar valores na área cultural. Tomando "Work of Art" como ponto de equivalência, o que se pode notar é que a Haikaa demonstrou ser detentora de grande vontade em seguir adiante com o seu ideal.

Ela fez questão de deixar claro, durante a conversação, que nem todos concordam com ela quando a mesma fala sobre o Brasil ou sobre a visão de mundo que ela possui. Entretanto, a Haikaa não faz disto um estopim para conflitos pessoais desnecessários, pois aí também se faz residir o dito respeito pelo próximo. Para ela, o diálogo sadio e convidativo é a melhor forma que duas ou mais pessoas podem ter para fazer uma troca de ideias sucinta e amigável. Não há (na visão dela) a mínima intenção de fazer com que a outra pessoa mude de opinião durante a conversa, mas sim que a mesma pondere sobre o que foi ali debatido, com honestidade.

"Cuando miro en el espejo, veo lo que veo
aquí, frente a frente,
sé que soy diferente."
"Work of Art" - Haikaa

Uma das coisas mais explícitas durante a conversa no Skype foi o amor da Haikaa pela música. Para ela, esta é a arte universal. A letra de uma canção pode levar às mais diferentes emoções e sentimentos possíveis. A música, na visão da Haikaa, é uma força motriz para os mais variados ensinamentos. O ganho cultural é imenso nesta área que, para ela, muito significa. A Haikaa se mostrou muito grata ao apoio que sempre teve de seus amigos (no Brasil, no Japão, na Índia e em outros Países), de seu marido que sempre ficou ao lado dela em todos os momentos e de cada pessoa que tenha compartilhado destes momentos tão importantes e verdadeiros para ela.

É gratificante poder ter um momento de conversação com uma pessoa deste meio. E a conversa não poderia ter terminado de uma melhor forma: com a Haikaa cantando, naquele momento, "Work of Art" em inglês. Um final digno para uma troca de ideias simplesmente única e muito bem-vinda, servindo de estimulante pessoal para "o todo" que ainda está por vir...

Objetivamente

Haikaa e suas dicas, via YouTube (ver em Haikaa Music's Channel).

Nunca este humilde blogueiro poderia esperar por um acontecimento como este. É bem verdade que o conhecimento de minha pessoa sobre a Haikaa não era vasto nem tão pouco de longa data, pois faziam apenas sete meses desde o primeiro contato com as músicas da cantoras, através do Facebook. Mas, após tal conversa tão descontraída e de grande ganho cultural e pessoal, certamente o cenário tenderá a mudar.

Este foi um momento no qual este blogueiro pode presenciar a humildade de uma pessoa do meio artístico e cultural, de forma sublime e ao mesmo tempo contagiante. Uma mensagem digna o bastante de ser passada para frente, com todas as honras.

Este é o recado deste post, amigo visitante: corra atrás de seus sonhos e agarre-os com todas as forças. Até a próxima!

Humildes agradecimentos à Haikaa, pela conversa e 
pela oportunidade da troca de ideias e imenso ganho cultural

Visite o site oficial da cantora Haikaa ao clicar aqui

Assista o vídeo de "Work of Art" no YouTube, clicando aqui

Acesse o Haykaa Music's Channel, no YouTube, ao clicar aqui

A Haikaa está nas redes sociais também: Facebook / Twitter

O NETOIN!, sempre por aí: Facebook / Twitter / E-mail

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

2 comentários:

  1. Olá!!

    Era para eu ter comentado antes nesse post, porém, acabei desistindo de lê-lo em meu celular. Pela simples razão da internet 3G não pegar bem onde trabalho!! n_n''

    Não conhecia essa cantora... E uau, adorei a música "Work of Art", me arrepiou toda. Infelizmente não consegui entender quais eram algumas línguas... Contudo, amei a música o/

    Vou procurar conhecê-la mais. O bate-papo deve ter sido fantástico. Ainda mais para alguém que é fã!! *__*

    Adorei o post!! ^^

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Meu primeiro contato com a Haikaa (indiretamente) foi há sete meses, no Facebook, quando me indicaram curtir a FanPage dela. Curti as músicas dela...

      E podes ter certeza que humildade entra diretamente como sinônimo para a Haikaa.

      Fico feliz que tenhas gostado da cantora e deste post, Naty.^^

      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!