Em pauta!

quinta-feira, dezembro 22, 2016

[N! 10 Anos] O momento de festa chegou! São dez anos no ar!


Chegado o momento...

Dez anos. Eis o tempo mais do que cronometrado. Está implícito, sólido e devidamente fortificado. Não é algo raso nem tão pouco incerto. Trata-se de algo real e presente. Caso prefira, são cento e vinte meses de caminhos já traçados. Podem ser definidos como quinhentas e vinte semanas de duração. Indo além, tratam-se de três mil, seiscentos e cinquenta dias. Estes são os números, talvez não tão precisos em algum aspecto que tenha passado batido pela minha pessoa, mas sinceros na mensagem à ser aqui passada.

Não são unicamente pelos dez anos este momento de comemorações, que por si já seriam motivo mais do que suficiente para tanto. Mas trata-se de algo que vai ainda além deste todo manuscrito. É de uma alegria contagiante, sem igual, definida pelo sentimento de dever cumprido até aqui. Entre acertos, falhas, incertezas e conquistas, tudo acabou se salvando. Para a alegria deste blogueiro, para a felicidade deste pequeno espaço na internet e também para a sua satisfação, nobre visitante.

Aparenta ser fácil, mas a verdade tem ao seu lado um grande temor. Até porque, escrever e transmitir ideias sobre dez anos seguidos de atividades é algo bem mais difícil do que aparentava há pouco tempo atrás. O modal aqui poderia ser vasto, fazendo inúmeras citações e lançando em ordem cronológica alguns dos fatos que fizeram a história do NETOIN!, ao longo de tanto tempo. Soa bem digno, inclusive. Porém, e de maneira bem honesta, é preferível transformar este momento em uma conversa mais amistosa, de receptividade além da imaginada para este blog.


Não será agora que o mascote Netotin irá exclamar suas opiniões, até porque ele terá (de maneira assegurada) o momento certo para fazê-lo. Isso não vai demorar. Por agora, a minha pessoa lhe pedirá para pensar em uma resposta única e direta, à questão que será proferida  mais abaixo. Não é para se assustar. Apenas imagine, pense e reflita em tudo aquilo que puder, seja bom ou ruim, alegre ou triste, mágico ou sério.

"O que os últimos dez anos significam para você?"

Esta é a grande questão. A minha pessoa sabe muito bem o que este texto haverá de retratar adiante. Mas para você a impressão poderá ser outra, e quanto à isto não há nada de errado, em absoluto. mas pense. Direcione a resposta para esta pergunta na área propícia para comentários deste humilde blog. E acrescente o que bem desejar à ela, pois é bem válido este ideal para o momento.

Voltando ao escopo central, era difícil imaginar que este espaço chegaria aos dez anos na data e horário nos quais o mesmo foi criado. Era dezembro de 2006 e a vontade era unicamente de colocar para fora algumas opiniões que a minha pessoa tinha sobre o mundo da época. Falava-se sobre animes, mas este não era o foco do blog, que pretendia ser algo mais universal e sem limitações.


Os tempos mudaram. Uma perspectiva diferente surgiu. Não que a minha pessoa tenha adotado o fato de blogar como regra (até porque 2007 prova que isto foi deveras esporádico e raro), mas sim que a necessidade de falar sobre algo em particular acabou ganhando forma e consciência, ao nível de ter criado um segundo blog direcionado à outros assuntos, que não fosse a cultura japonesa em si (isso em fevereiro de 2008). À partir de então, o NETOIN! passou a focar nos animes, mangás e eventos coligados.

Foi exatamente no ano de 2007 que a minha pessoa teve o prazer de formar a primeira parceira desta casa, com o blog Subete Animes, então sob a tutela de um jovem chamado Leandro Nisishima, sendo ele parte da integrante da história dos blogs brasileiros sobre animes, como referência direta na época. Atualmente o rapaz é uma lenda na área, que provavelmente os novos blogueiros não conheçam e/ou nunca tenham dele ouvido falar. Mas, para a minha pessoa, é fato de que o citado rapaz carrega uma boa parte daquilo que o NETOIN! é atualmente. Paralelo à isto e no mesmo ano, um contato com o nobre Alberto "DeCyber" (graças ao anime de Clannad) fez com que o seu blog à época (o The Key of the Broken Hearts) também fizesse parte da história deste pedaço da internet que, hoje, está aniversariando.

O mais impressionante, nisto tudo, é que 2008 ficou marcado como o ano no qual a minha pessoa mais viu animes, dentre os lançados naquele ano e os mais antigos, sem pestanejar e de maneira ininterrupta. Era chegar do trabalho e assistir o que estava na lista. Não por isto, os posts centrados em reviews de animes passaram a ser uma marca deste humilde blog, tendo neles uma gama concisa de possibilidades.


Por sua vez, 2009 foi o ano marcado de maneira negativa para este blog em si. Por duas vezes este espaço na internet esteve perto de finalizar, dar adeus em definitivo. Complicações pessoais deste blogueiro levariam à isto. A reviravolta veio com uma ação de boa fé, oriunda no trabalho ao final de 2009, fazendo com que uma nova visão fosse outorgada e estabelecida. E isso deu uma grande força para que, 2010, acabasse sendo tudo aquilo que o ano anterior acabou deixando de ser, em muito, por negligência da minha pessoa.

E isto que 2009 tinha iniciado muito bem, graças à criação do Kotatsu Shinbun, uma espécie de união de blogueiros na época, visando centralizar forças em um único canto da internet, para promover informes e ótimos trabalhos acerca da cultura japonesa. Pessoas como o jovem Denys (do site Gyabbo!) e o Thiago 3T eram alguns dos grandes amigos que estavam à frente de tal projeto que, mesmo durando apenas um ano, teve imenso valor para a minha pessoa.

O período de 2010 foi mágico, o qual a minha pessoa se sentiu cada vez mais à vontade para fazer textos sobre os animes que tanto admirava. Mas 2011 foi além, representando uma experiência que era inédita para a minha pessoa até então, no que tange ao crescente número de visitações e visualizações de páginas. E isto deve-se a um convite feito, na época, pela nobre amiga Roberta Caroline (do Elfen Lied Brasil), para que este humilde blogueiro ingressasse de vez na rede social Twitter, ao mesmo tempo no qual ela mesma auxiliava com diversas dicas e indicações sobre o que ali postar e quem seguir, apropriadamente.


Vale aqui destacar, ainda referindo-se ao ano de 2011, o quanto a minha pessoa fez estudos diversos para criar o mascote do blog. Durou cerca de dois meses tal trabalho. Até que, em 2 de outubro do citado ano, o Netotin apareceu para todos. Um simpático onigiri com rabo de raposa e sem boca, que adora comer marshmallows e doces variados (saiba mais sobre ele e sua espécie ao clicar aqui). Brincadeiras diversas (principalmente sobre o seu braço, para muitos similar a uma protuberância) foram feitas na época e, até hoje, tal mascote divide opiniões (sendo tão amado quanto odiado). No ano seguinte, duas amigas criaram uma música para ele (cuja letra e link para download podem ser aqui acessados).

O biênio 2012 e 2013 foi de altos e baixos. Não houve uma grande consistência em números gerais, mas no segundo ano citado a minha pessoa resolveu acompanhar ainda mais os demais blogs, vendo-os de perto e analisando suas postagens, formas de interação e de trabalho no todo. Comentários neles, da parte deste blogueiro que vos escreve, eram quase diários. A diversão era total, sem atenuantes ou medo de estar equivocado quanto à isto. Pode-se aqui assegurar, que foi justamente o ano de 2013 aquele que a minha pessoa julga como mais divertido para se blogar. E disparadamente, o de maior interação até então.

Sabe, nobre visitante, até aqui acredito que já tenhas diversas respostas para aquela questão que lhe foi lançada, ao início deste post especial. Acompanhar estes breves relatos, centrados como sendo os mais especiais de suas épocas, pode ter auxiliado neste aspecto. Embora tais relatos estejam próximos do fim, é possível ter uma boa ideia sobre o que estes dez anos podem ter representado.


Para o ano de 2014, fica mais do que válido o registro de que a minha pessoa resolveu investir solidamente em posts diários. Trabalho este no qual sempre houveram críticas deste humilde blogueiro, lançadas especialmente para o jovem Nisishima em 2008 (que assim atuava em seu blog, às vezes com até quatro posts diários). Teve muito de gratificante tal experiência, inegavelmente. Contudo, a mesma encontrou o seu fim em abril de 2015, quando sérios problemas de ordem técnica colocaram em xeque o prosseguimento deste modal de trabalho. Na verdade o mesmo findou-se, mas pode-se aqui exclamar que foi um "mal benigno", pois a experiência adquirida resultou em outros trabalhos ainda mais consistentes e prazerosos de se fazer.

Por sinal, o ano passado foi realmente maravilhoso nos mais diversos aspectos. Seja pelos feedbacks de você que visita o blog, alguns puxões de orelha que foram recebidos humildemente por este blogueiro, e até de uma nota no Crunchyroll, citando este espaço na internet como um dos melhores da área no Brasil (clique aqui para acessar o informe). Além disto, novas seções ganharam espaço neste blog, isto sem comentar o aumento considerável nas participações em podcasts, sendo que o início em tal área se deve ao nobre amigo Evilásio há cinco anos atrás (e seu convite para um podcast da temporada de abril'2011). Desde então, já se passaram mais de cento e noventa podcasts nos quais a minha pessoa participou, representando o NETOIN! e o NUPO.

E 2016 está se encerrando de uma maneira simplesmente maravilhosa e apaixonante, sem a menor falsa modéstia. Seja pelos recordes numéricos quem vem sendo batidos sistematicamente desde novembro, pela acolhida que este blog vem tendo nas redes sociais (sem deixar de mensurar o ótimo trabalho da Blogosfera Otaku Brasil, a qual este humilde espaço na internet tem muita alegria em fazer parte) e, principalmente, por cada comentário que você deixa nos posts, dicas de pautas endereçadas via e-mail, entre tantas outras coisas.


Agora, aquela questão lançada no início do post ganha nova ênfase. Mas ela merece ser repetida, pois esta pequena viagem no tempo (pela história do NETOIN!) pode realmente ter auxiliado nisto.

"O que os últimos dez anos significam para você?"

A minha pessoa chora neste exato momento. Dez anos é o período de uma vida passando à sua frente.Este humilde blogueiro não mais consegue se conter de emoção. Muito embora não exista a menor ideia sobre até quando este espaço na internet estará na ativa, a verdade é que ainda durará por algum tempo, especialmente pelo dia de hoje. Pelo que se comemora. O momento mágico e sublime no qual se comemora uma década de atividades.

A minha pessoa, em nome deste blog e de seu mascote, em muito lhe agradece. Certamente, não imaginas o quanto. Por tudo, ainda além do que isto possa lhe significar. Você visitante que acessa o blog, você amigo blogueiro que deixou seus textos aqui publicados, você que tem interesse em auxiliar com parcerias entre blogs ou com críticas quanto a este espaço na internet, e muito mais.

Humildemente, muito obrigado!
por: Carlírio Neto (dono, administrador e redator único do blog)

NETOIN!
~Um jeito diferente de apreciar a cultura japonesa ~

Nobre visitante, os posts especiais ainda não se findaram.
Por isto, fique no aguardo por mais que haverá de aparecer aqui!

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

12 comentários:

  1. Que venham dez anos, e depois mais dez o//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Lhe agradeço pelos votos, nobre.
      Muito embora, confesso, não sei se conseguiria chegar à tanto, hehe...


      Até mais!

      Excluir
  2. Meus parabéns pela conquista e comemoração de 10 anos que eu sei que não é fácil. Fora que desta casa como eu e meu blog surgiram outros mediante a inspiração e incentivo da parceria contigo.

    E que venha mais 10 anos de ótimos textos, e mesmo que esteja comentando menos, ainda prossigo prestigiando todas as suas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre, muito me alegra as suas palavras. As recebo com muita honraria e dignidade, lhe asseguro isto.


      Até mais!

      Excluir
  3. Gente, dez anos.

    Meu comentário veio atrasado porque esqueci de publicar antes, e infelizmente perdi o texto e da segunda vez nunca fica tão bom, mas saiba que eu acompanho o Netoin (e a blogosfera em geral) há muito mais tempo do que posto, então tenho uma noção de como foram esses anos e acho realmente incrível um blog durar tanto tempo com atualizações frequentes. ^_^ É uma empreitada de verdade. E pensando bem, passa rápido... Mal consigo acreditar que o meu está com três anos e meio, e agradeço demais as parcerias contigo e outros blogs com conteúdo de alto nível que me motivam a dar meus pitacos e compartilhar as coisas legais que eu encontro.

    Enfim, é super incrível e te parabenizo de verdade por esses dez anos! E que venham muitos outros conforme quiseres com a mesma qualidade e sentido. Novamente, muito obrigada mesmo por ter me convidado a participar, grata pela oportunidade de postar aqui!

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre Chell, como gosto muito de enfatizar sempre, a festa é de todos e para todos.
      Se um dia o NETOIN! se tornar uma das casas de pessoas como tu nesta vasta internet, me sentirei extremamente honrado.

      Novamente, muito obrigado.


      Até mais!

      Excluir
  4. Parabéns pelos dez anos de blog!O Netoin foi o primeiro blog de animes que acompanhei e sempre adorei seus artigos.Também pude conhecer outros blogs muito bons graças ao Netoin que me inspiraram á começar á escrever no meu blog.Parabéns,o blog merece muito.E que venham mais dez anos!^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre Angel-chan, muito também lhe agradeço por tais palavras. E espero, honrosa e humildemente, continuar sendo digno de tais. Tanto a minha pessoa quanto este blog na internet.

      Novamente, muito obrigado.


      Até mais!

      Excluir
  5. Saudações.

    Parabéns pelos Dez Anos de Blog! Isso é um grande feito, digno de orgulho! Continue o bom trabalho e vamos em frente!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelos dez anos do Netoin Carlirio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Muito agradecido, nobre Feliciano.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!