Em pauta!

segunda-feira, dezembro 22, 2014

[N! 8 Anos] Festa! Confraternização! Aniversário no ar!

A chamada tradicional.
Um momento para festar e ponderar...

Uma difícil jornada que iniciou-se no já distante 22 de dezembro de 2006. Em tal data, este humilde espaço na internet havia sido criado com apenas um propósito, sendo este de publicar na internet as opiniões que minha pessoa nutria sobre os mais variados assuntos. Não era algo restrito à animação japonesa, fato este que passou a ser verídico de fato em março de 2008, quando o blog co-irmão foi criado e este lar, o NETOIN!, passou a ter como alicerce a dita cultura pop nipônica.

Ao longo de sete anos, este blog foi mudando de fisionomia. Mesmo sendo exclusivo para animes, mangás e eventos de cultura japonesa, o tempo procurou mostrar que mudanças foram sendo necessárias. Aos poucos foram aparecendo mudanças de foco temático nos posts, além da manutenção e criação de novas seções e/ou páginas, bem como a compra de um domínio acabou sendo concretizada no início de 2013, fazendo com que este lar na internet tivesse uma identidade própria ainda mais fortalecida.

Nobre visitante, se você pensar que o nome NETOIN! deriva de um simples apelido (dentre vários) que minha pessoa tinha no emprego da época, torna-se natural conceituar o quanto que esta nomenclatura está ausente daquelas que podem ser consideradas mais tradicionais na blogosfera com tema cultura oriental, não apenas a brasileira como também a estrangeira. Entretanto, e de maneira vagarosa mas humilde, este mesmo nome cravou o seu espaço em definitivo dentre os blogs de animes do Brasil. Distante de um topo ou pódio em algum tipo de ranqueamento, este mesmo blog completa seu oitavo aniversário na data de hoje, da mesma maneira com a qual iniciou os seus trabalhos no final de 2006.

Não se faz necessário levantar aqui questões sobre números, porcentagem de visitas, total de comentários, podcasts participados ou montante de posts publicados ao longo de oito anos. Porém, pode-se aqui dizer que o NETOIN! experimentou uma baixa de acessos entre 2012 e 2013, mas que no período seguinte (2013 à 2014) tudo acabou sendo recuperado, em absoluto. Para aumentar o nível de felicidade por parte deste humilde blogueiro, e-mails passaram a ser dirigidos diretamente sobre o blog em si,  contendo dúvidas e até sugestões de temas para serem trabalhados. Levando em consideração que a interação com quem visita este espaço aumentou, então a porcentagem de alegria aumentou drasticamente.

Em meio a tudo isso, este blog ainda carrega consigo o ideal de ter trazido para a blogosfera o primeiro mascote próprio (trata-se do Netotin, o bolinho de arroz sem boca que tem um rabo de raposa e possui ~netin! como sua fala peculiar). Por mais que ele tenha aparecido pouco por aqui ou no seu próprio espaço particular, o ano de 2015 reserva boas surpresas acerca deste personagem que consegue ser amado por alguns e temido por outros. Contudo, isto tudo quase se perdeu ao longo deste ano de 2014, pois em três oportunidades distintas cogitou-se a ideia deste blog ter suas atividades paralisadas (como ocorreu no segundo semestre de 2009) ou ser encerrado em definitivo. Mas blogar já deixou de ser uma atividade simplória tem algum tempo para a minha pessoa e, visando uma calma própria e uma ocupação para diversos momentos necessários, o NETOIN! seguiu até que a situação encontrou a sua normalização. Por isso, e até segunda ordem, o ano de 2015 iniciará com força para este humilde espaço na internet.

Pessoal dos posts especiais fez a festa!
Na imagem, da esquerda para a direita: Red Kim, Gabriel "Hajimee", Nayara, Evilásio,
Netotin, Melima,  Raphaella, Claudionor (acima) e Roberta Caroline.
No que tange à 2014 em si, uma nova seção não apenas ganhou seu espaço como também consolidou a sua continuidade para o próximo ano. Trata-se do [N! Drops], que até o momento conta com oitenta e dois textos e que ganhou uma identidade deveras usual, podendo ser expandida com amplitude. Isto tanto é verdade que, na temporada de janeiro'2015, os posts de tal área é que se encarregarão de trabalhar os animes da mesma que serão comentados (porém não ao nível da análises semanais destacadas, uma vez que elas não aparecerão no citado mês).

Outra série de posts que acabou tendo uma repercussão além do que pode ser conotada como satisfatória é sobre destaques em aberturas e encerramentos por temporada. Não apenas a continuidade da mesma foi mantida para 2015, como principalmente ela terá um peso extremamente importante quando, daqui a um ano, se fizer aparecer o post com os destaques dos animes de tal ano. Pode parecer estranho algo assim ser conotado em um post festivo, mas a verdade é que a oportunidade se torna propícia para tanto, uma vez que certas seções ainda não se encerraram em 2014 e que saber de suas manutenções para o próximo ano já gera uma expectativa extremamente positiva sobre tais.

As reviews de animes quase não apareceram neste ano que está próximo do fim. Outrora o NETOIN! foi mais conhecido justamente por tais tipos de textos. Nada melhor do que certas tradições retornarem ao seu patamar em 2015, e justamente estes posts mais incisivos terão uma bela participação neste processo. Esta é a ideia, a qual este humilde blogueiro espera poder levar adiante o mais cedo que for possível.

Infelizmente, a campanha de aniversário deste ano não teve nenhum sorteio. É verdade que em 2013 a ideia foi um grande sucesso, mas as condições de minha pessoa para repetir a ação não foram sequer mínimas. Caso tudo corra conforme os planejamentos iniciais, as festividades de um nono aniversário poderão ter boas surpresas. Porém, e assim como ocorreu em 2013, neste ano algumas pessoas foram convidadas à fazer posts especiais extremamente temáticos, sucintos e harmoniosamente ligados com aquilo que cada um tem de melhor para transmitir. No total, seis nobres blogueiros e dois grandes visitantes do blog aceitaram investir na causa e trouxeram, aqui no NETOIN!, suas ideias acerca dos temas à eles indicados.

A ilustração que se faz presente, além de alguns parágrafos nais acima, é uma homenagem direta para as nobres pessoas (que aos seus modos próprios) contribuíram amigavelmente com a campanha de aniversário. Minha humilde pessoa em muito agradece à estes bravos e respeitosos oito aventureiros que, com os seus temas, fizeram uma hiperligação extremamente visível entre um post e outro. Este era um efeito proposital e dinâmico, propício para a causa e extremamente válido para um ganho informativo e/ou cultural cada vez maior. Uma vez mais, muito obrigado à todos vocês.

Netotin, o mascote mais do que orgulhoso!
Nobre visitante, você merece tantas parabenizações quanto os ilustres amigos que fizeram estes trabalhos com tanto esmero para o blog. A cada visita, comentário, opinião, crítica ou sugestão, a minha pessoa sente o nível de responsabilidade para/com o NETOIN! apenas aumentando. Tudo engrandece a causa, trás satisfação e leva tudo para a mais franca das ponderações. Isto porque é sumariamente difícil levar adiante um lar como este, na internet, por oito anos à fio. Mas a recompensa tem sido cada vez maior do que a premissa que poderia ser feita para tal.

Para cada um dos blogs/sites parceiros atuais, incluindo aqueles que já não mais existem (foram fechados, paralisados e afins), o muito obrigado extremamente cordial também. O oitavo aniversário é de extrema importância e alegria para este pequeno espaço na internet, mas se deve em continuidade à todos vocês em similar escala. Nada aqui se faz dirigir com palavras ao léu, uma vez que são todas extremamente sinceras e de representatividade. Gratidão é a palavra correta.

É bem verdade que, tal como já se fez comentar em parágrafos acima deste, o futuro seja incerto. O presente teve um período de risco que foi vencido, mas novos desafios haverão de aparecer. A força para enfrentá-los existe, muito embora apenas esta característica não seja suficiente para se obter o triunfo. Desde agora, o NETOIN! conta com você para ter um 2015 ainda melhor, cheio de posts, novidades e mantendo a sua linha própria de apresentação na internet. E até breve.

Sinceras gratidões à você!
por: Carlírio Neto - criador, administrador e redator do NETOIN!

Relembre as outras festividades do NETOIN!
2007  /  2008  /  2009  /  2010  /  2011  /  2012  /  2013

Reveja os guests posts especiais da campanha [N! 8 Anos]

Nobre visitante, muito obrigado por cada visita, clique, comentário e indicação.
Que o NETOIN! possa, nos próximos meses e/ou anos, se tornar uma extensão de 
sua casa na internet, com bons textos, linhas opinativas e informativas para você.
Estas são as palavras sinceras deste humilde blogueiro, Carlírio Neto.

NETOIN!
"Há oito anos, um jeito diferente de apreciar a cultura japonesa"

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in #netoin8anos ] 

2 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez por completar mais um ciclo, mesmo que tenha enfrentado diversos problemas no ano corrente. Não deixou transparecer ao blog, mantendo a qualidade de sempre em seus textos e que me fez criar o meu blog(mesmo que não seja a mesma linhagem e qualidade desta casa).

    Não cheguei a comentar em em nenhum post desta série especial de aniversário, mas como sempre uma grande idéia e muito bem aproveitada nos textos dos escolhidos para tal feito.

    E espero que mais datas como esta seja comemoradas e que venha os 9 e principalmente uma comemoração de 10 anos, que para um blog e principalmente sobre animação e cultura japonesa que tantos nascem e morre rapidamente é um grande feito.

    Parabéns a você Carlirio pelo empenho e ao Netoin! por mais um ano de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Lhe agradeço humildemente por tais palavras, nobre @Açougueiro@.
      Espero que este blog possa seguir correspondendo com tais expectativas, que são de grande responsabilidade para a minha pessoa.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!