Em pauta!

sexta-feira, março 30, 2018

[Review] Nagareboshi Lens


Sobre o pleno e justo amor...

Normalmente, a minha pessoa costuma se surpreender positivamente quando esbarra "sem querer" em um anime e o acaba assistindo. Isso já ocorreu em incontáveis oportunidades, indo desde as obras televisivas, passando por OVAs e especiais, até finalmente chegar aos filmes. Tudo isto englobando títulos bem conhecidos e outros quase que desconhecidos. O anime que receberá a review de número #117, na história do Netoin!, praticamente se fortalece na união de todas as características já citadas, amparadas por uma simplicidade bem justificada.

Trata-se de Nagareboshi Lens. O nome deste anime remete às estrelas cadentes, o qual trabalha bem o dito sobre pedir por um desejo ao se vistar um destes corpos no céu noturno, no anseio do mesmo ser realizado. Não, esta obra tem zero magia ou algo similar, mas se apoia neste dito popular mundialmente conhecido, como referência direta em tudo que ocorre durante a sua exibição.

A palavra de ordem neste anime é o amor, sendo ele mostrado na obra como pleno, justo, harmonioso, jovem e, sobretudo, verdadeiro. A história de Nagareboshi Lens o convida à conhecer uma jovem sonhadora que, com os seus catorze anos de idade, tanto já ouviu sobre contos de amor que espera, um dia, ser alvo de um deles. Trata-se da Hanakago Risa. Ela é uma garota comum, tem suas amizades e um cotidiano bem normal, fugindo assim de escopos mais conhecidos como "clichês" básicos e, de certa forma, abrangentes.

Risa e Touga, ao se conhecerem.

Em um certo dia na escola, a Risa conversava com uma de suas amigas pelos corredores quando, subitamente, uma bola de futebol acabou batendo na janela, estilhaçando-a. Ter caído para trás salvou a garota de ser atingida pelos cacos de vidro. Contudo, foi neste instante que ela conheceu o rapaz de nome Yuugure Touga, o rapaz que estava praticando futebol e que foi até lá ver o ocorrido. A troca de olhares entre estes dois evidenciou o chamado amor à primeira vista.

É provável (ou ao menos a minha pessoa espera por isto) que o mangá de Nagareboshi Lens dê uma atenção maior para as palavras que virão à seguir, pois no anime não é mostrado o exato momento no qual Risa e Touga começam a namorar. A prova disto é que, imediatamente na cena seguinte a deles terem se conhecido, ambos se tratam como um casal. Normalmente, este humilde blogueiro colocaria isto como um ponto bem negativo para a obra em si, mas o contexto de sua história mostrado na sequência de exibição acabou fazendo com que, estranhamente, tal fato anteriormente citado não fizesse grande diferença. Em outras palavras, e ao menos para a minha pessoa, o provável e quase certo ponto negativo acabou sendo neutralizado.

A graça e sutileza mostradas com força nesta animação, durante os seus dezoito minutos de duração, formam todo o escopo da obra em si, onde o enredo se centraliza e que forma sua base de sustentação. Quando foi citado nos primeiros parágrafos, sobre o quanto que o amor mostrado nesta obra era puro e verdadeiro, não foi como palavras sendo lançadas ao léu. Ao contrário, pois trata-se da conotação simples e direta de como Nagareboshi Lens conquistou a minha pessoa pela beleza do sentimento mostrado.

Fortalecendo laços.

Nobre visitante, apenas tenha em mente que ações básicas ganharam ênfase neste singelo OVA. O sentimento que envolve a dupla Risa e Touga é tão puro e verdadeiro que, iconicamente, eles ficam envergonhados com falas simples mas cheias de carisma. É algo tão bonito de ser visto que, realmente, pode fazer com sorrisos sejam esboçados elegantemente. Momentos como uma troca de objetos, a preocupação da Risa sobre o que outras garotas pensam de seu namorado, além da maneira com a qual o Touga foi ao salvamento de sua amada, mostram claramente que o amor por eles emanado é extremamente singelo e apreciável em demasia.

De outra forma, é importante aqui citar que esta curta animação ainda teve tempo de mostrar algumas interessantes variantes de pensamento. Pelo fato da Risa não ser uma garota com beleza descomunal e ser extremamente quieta em seu canto, os demais estudantes eram pegos questionando sobre como ela conseguiu ter o Touga como namorado, uma vez que o rapaz é extremamente popular na escola e alvo da atenção de muitas garotas do local. Para a minha pessoa, este é um fator que poderia ser bem explorado, caso o anime recebesse mais episódios.

Tristemente, Nagareboshi Lens parece fazer parte de um certo grupo de animes cujas criações foram concebidas apenas para fazer aquela propaganda de seus mangás. Hiyokoi é um ótimo exemplo de anime que possui tais características. Romantica Clock e Sugar Soldier possuem também a placa propagandista em suas animações, cuja duração de seus episódios mal chegou ao um minuto e meio. No caso da obra em pauta, este fato não entrou exatamente como um demérito para a mesma, mas ainda assim não deixa de ser um ponto de grande relevância.

 Assim ficou a Risa, logo após o Touga ter elogiado o seu cabelo.

Tecnicamente, Nagareboshi Lens é bem feito. A simplicidade é visível em todos os seus elementos desta área. Obviamente, o excesso de características tão simplórias poderá lhe irritar, visitante, dependendo unicamente do quanto você gosta ou não deste ponto. O estúdio Kinema Citrus (Barakamon; Made in Abyss) é quem fez esta adaptação dos primeiros volumes do mangá, cuja publicação foi feita na revista Ribbon da editora Shueisha, já finalizado com dez volumes. A concepção desta obra leva a assinatura da Murata Mayu.

Ainda no que tange à parte técnica, este anime não tem uma parte sonora de impacto. Contudo o seu tema de encerramento é interessante. Trata-se da música "Hitokuchi Me no Koi", cantada por Another Infinity juntamente da Morinaga Mayumi.

Este anime ainda teve três especiais lançados no último trimestre de 2012 (o OVA foi concebido em março do mesmo ano), cada um com apenas um minuto de duração, mostrando outras vertentes do singelo e belo relacionamento do casal Risa e Touga. Da parte do Netoin!, Nagareboshi Lens merece uma recomendação bem positiva, pois este é um anime que clama pela sua atenção, nobre visitante, com muita simplicidade e honestidade no seu decorrer.

E assim se seguiu...

Momentos...



"Eis que o amor nasceu deste momento..."


"Quando Touga diz para Risa que ela é a primeira namorada em sua vida..."


"Troca de objetos, para fortalecer algo mais do que singelo..."


"A Risa mostrando-se preocupada com o sentimento das outras garotas..."


"As famosas oportunidades que tem de ser aproveitadas..."


"Um pedido e um abraço..."


"Uma preocupação inicial que, ao final, acabou resolvendo-se com uma encarada..."


"É sempre bom dizer o quanto se ama alguém, além de apreciar uma visão magnífica..."


Nagareboshi Lens - Ficha técnica
* origem: mangá, de Murata Mayu
* publicação: encerrada, com dez volumes na revista Ribbon (da Shueisha)
* adaptação para anime: estúdio Kinema Citrus
* total de episódios: um (OVA)
* lançamento: 18 de março de 2012


"Um beijo apaixonado sob o olhar das estrelas..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

2 comentários:

  1. Belo post, Nobre!
    Eu assisti este curto OVA no ano passado e achei bem simpático. Não me chamou atenção para ir até o mangá, mas valeu a pena ter visto. Fico feliz de alguém que eu ''conheço'' ter visto e falado a respeito.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Digno assim, rapaz. Fico contente que tenhas gostado do anime e do post sobre a obra.

      E sim: faz falta mais blogs falarem de obras menos conhecidas.

      Grato pelas palavras.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!