Em pauta!

segunda-feira, abril 08, 2019

[Volta ao Passado] Relembrando a temporada de abril em 2009...


Boas lembranças...

Eis o primeiro post de abril. E com ele, vem à tona lembranças de uma época bem passada, típica e propícia para esta seção. Na verdade, a viagem do tempo da vez lhe guiará para os animes que estrearam na temporada de abril-2009. A safra animística da ocasião em pauta foi deveras interessante, nobre visitante, na qual muitos títulos despontaram com grande fascínio, enquanto outros adquiriram seus espaços com o passar de suas respectivas exibições.

Diversas obras chamaram a atenção do grande público. Nomes como Phantom: Requiem for the Phantom, Sengoku Basara, Cross GamePandora Hearts e Ristorante Paradiso aparecem de imediato na mente deste blogueiro pois, na época em pauta, foram animes que acabaram chamando a atenção do fandom. Contudo, foi em abril de 2009 que estreou a primeira parte de Dragon Ball Kai, conhecida em tal ocasião como a contagem verdadeira dos eventos de Dragon Ball Z, no qual os conhecidos episódios fillers eram desconsiderados. Full Metal Alchemist: Brotherhood também muito ganhou a atenção do público, graças a sua proposta de se manter fiel à história contada no mangá na obra.

Porém, a temporada em pauta também apresentou obras que não agradaram a maior parte do fandom, ou que chamaram a atenção pela famosa curiosidade de momento. Senjou no Valkyria: Gallian Chronicles pode ser citado como exemplo de título pertinente para esta categoria. A comédia romântica Hatsukoi Limited também entra nesta lista. Natsu no Arashi era esperado por muitas pessoas e, este blogueiro bem se recorda, críticas severas foram feitas ao anime. Para finalizar, o OVA Issho ni Training: Training with Hinako muito atiçou a curiosidade do público da época por suas "aulas sobre ginástica em casa", ficando apenas nisto mesmo (favor prestar atenção nas aspas, nobre visitante).

 Saki.

A minha pessoa assistiu a vários dos animes que foram citados nos parágrafos acima, ao mesmo tempo no qual outros nomes ainda irão ser devidamente assistidos, isso em algum momento futuro. A verdade é que, além de tais obras, quatro em especial estão presentes na memória deste humilde blogueiro até hoje, mesmo após longos dez anos terem se passado. Talvez porque, em tal oportunidade, a sina pela animação japonesa era muito grande (da parte deste blogueiro) e, realmente, alguns títulos acabaram caindo em um tipo de graça pessoal (para mais ou para menos).

Nestes termos gerais, o anime Saki acabou proporcionando um bom divertimento. Foi com esta obra que a minha pessoa teve o primeiro contato com o mahjong, ainda mais em uma animação. A obra, ao longo de seus vinte e cinco episódios, proporcionou um tanto da prática do mahjong em si. Na verdade, o jogo em si serviu como pano de fundo para o real foco da obra, que esteve no shoujo-ai com desenvolvimento bem honesto. Obviamente, durante as jogatinas o grande destaque se deu com os efeitos especiais a cada lance de grande pontuação.

Música e slice-of-life nunca haviam combinado tão bem (ao menos até o referido momento) como em K-ON!. O estúdio Kyoto Animation estava realmente com sua agenda cheia naquele ano, e esta era a sua terceira animação em 2009. Na obra em pauta, a simpática Hirasawa Yui estava ingressando no ensino médio e, entre outras coisas, procurava por um clube para suas atividades extras. Embora o que ela adentrou tivesse "música leve" em seu nome, a verdade é que ela (junto de Mio, Tsumugi e Ritsu) formaram um quarteto que aprendeu muito em grupo, com direito a muita descontração e ótimos momentos com chá e bolo na sala do clube.

Suzumiya Haruhi no Yuuutsu (2009).

Se existe um anime que foi categórico para a minha pessoa em tal temporada, este foi Higashi no Eden. Por mais que seu contexto soasse meio confuso nos primeiros episódios, a verdade é que a história soube prender a atenção de minha pessoa, em especial pela emblemática acerca do "salvamento do Japão" por meio dos Selecao (sem o til mesmo). Com isso, apareciam questões sobre confiabilidade, sociedade e perspectivas da juventude nipônica quanto ao seu futuro (com grande e irrefutável referência ao fenômeno NEET). A abertura deste anime sempre será um grande e irretocável destaque. Os filmes que vieram em 2010 deram os acordes finais à história desta obra (muito embora o resultado obtido não tenha sido, exatamente, do agrado de boa parte do público à época).

Por fim, este anime em especial teria de ser citado, muito mais por uma sequência de seus episódios em particular do que qualquer outra coisa. Até porque, de vinte e dois capítulos exibidos entre maio e setembro de 2009, Suzumiya Haruhi no Yuuutsu 2nd Season teve uma repetição no enredo em oito deles, evento este conhecido como o clássico Endless Eight (depois de suas exibições, a minha pessoa passou a ter um respeito ímpar pela Nagato Yuki, além do próprio Kyon). Era o quarto anime da Kyoto Animation no ano em pauta e, com ele, a Suzumiya Haruhi tanto ganhou novos fãs, como também perdeu antigos seguidores.

No geral, nobre visitante, a proposta da seção Volta ao Passado é esta mesma, de trazer velhas lembranças à tona, independente da mesma serem boas ou ruins. Entende-se melhor isso como uma troca de experiências. No caso deste post em particular, o saudosismo bateu com força e trouxe, consigo, quatro obras que não saem da mente deste humilde blogueiro. Quem sabe, nos próximos textos desta mesma seção, outras temporadas poderão ganhar também o mesmo nível de atenção.

Aguardar é preciso...

Momentos...


"Saki e seus momentos iniciais..."


"K-ON! e boas tomadas do seu episódio inicial..."


Relembre os chats da temporada animística de abril-2009


"Uma clássica imagem de Higashi no Eden..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!