Em pauta!

sábado, março 30, 2019

[Fim de Temporada] Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen


Potencial bem aproveitado, mas...

Um dos primeiros animes no qual este humilde blogueiro "bateu o olho" nesta temporada foi Kaguya-sama. Na verdade, o título em si é bem mais comprido do que este, sendo ele Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen (conhecido melhor pelo diminutivo Kaguya-sama: Love is War, que no português seria Kaguya-sama: O Amor é Guerra). E tenha certeza, visitante, que assisti-lo em grupo (call com amigos) foi uma experiência deveras gratificante, muito embora a obra em si tenha falhado algumas vezes em manter a sua consistência.

Antes de tudo, vale aqui mensurar o básico deste anime, cujo mangá que o originou é um seinen. Esta obra possui um tanto de vários estilos juntos e misturados, tais como a comédia, o romance e um tanto de psicológico, tudo isto sendo envolto por uma ambientação escolar e contando com um elenco que, se não primou pelo carisma absoluto, ao menos mostrou ser bem diversificado e interessante, independentemente de se gostar ou odiar alguns personagens em específico.

O enredo de Kaguya-sama é demasiado simples, nobre visitante. À rigor, temos a maior representação de um Conselho Estudantil, no qual o rapaz esforçado (para manter a sua bolsa de estudos) é o presidente e a moça (rica e um tanto quanto desligada do mundo à sua volta) é a vice-presidente. Basicamente ambos se gostam, mas existe uma recusa ímpar nos dois tentarem se declarar pois, na mente destes personagens, a negação da derrota é forte e persistente (para eles, quem se declarar é o perdedor desta "contenda"). Este, resumidamente, é o eixo central de todo o anime.

 Luzes que enaltecem momentos específicos do anime...

Nobre visitante, está bem claro o quanto o alicerce central de Kaguya-sama é básico. Entretanto (e felizmente), isso não significou que a obra em si tenha sido chata ou um fracasso. Na verdade, o que ocorreu foi bem o contrário. Dentro de seus papéis e agindo de acordo com suas preposições, a dupla principal do anime soube entreter. Contudo, existe um grande e importante "porém" nisto tudo, pois outra dupla interessante de personagens auxiliou (e muito) na longevidade deste anime, seja mantendo a atenção do telespectador (com seus entraves pontuais) ou divertindo na medida mais do que exata (pois o casal principal do Conselho Estudantil, em vários momentos, conseguia deixar a obra morna demais). Com isso, quatro foram os personagens principais do anime em pauta.

Shirogane Miyuki é o presidente, sempre com olhar cansado e demasiadamente ocupado. Por vezes, ele se mostra sério em demasia e raramente esboça um sorriso. A Shinomiya Kaguya é a moça extremamente rica que, muito embora não jogue seu poderio financeiro na face dos outros, mostra-se como uma pessoa desligada do mundo real nas coisas mais simplórias possíveis (além de ter um déficit de confiança em si própria). Sempre sorridente, extremamente carismática e cheia das peripécias, a Fujiwara Chika encabeça a segunda dupla de protagonistas. Ela é filha de um importante político e, não obstante a isto, algumas de suas brincadeiras e/ou falas no anime fazem alusão à classe política em si. Por fim tem-se o Ishigami Yuu, que é o tesoureiro do Conselho Estudantil. Com fala calma e uma aura tensa em seu esplendor, este rapaz costuma ser mal compreendido em suas ideias, sendo ele possuidor de um certo temor da Kaguya (sendo isto facilmente compreensível).

Vários outros personagens de suporte aparecem no decorrer do anime, como a Hayasaka Ai (empregada principal da Kaguya, que costuma lhe falar boas verdades) e a Shirogane Kei (irmã do Miyuki e grande amiga da Chika). Na melhor avaliação possível, o elenco de Kaguya-sama desenvolve um bom papel. E como dito nos primeiros parágrafos deste post, o comportamento dos personagens (em especial dos maiorais do Conselho Estudantil) possuem o dom de te fazer, minimamente, detestá-los. No caso da minha pessoa, as ações da Kaguya em específico foram do desinteresse à raiva em diversos momentos (muito embora alguns resquícios de melhoria no modo de agir dela tenham sido elogiáveis).

 Da persuasão à distância ao conflito presencial...

É importante frisar que, durante boa parte de sua exibição, Kaguya-sama conseguiu ter um tipo de auto-controle bem feito, no que tange às suas piadas e motivações para vários dos eventos que foram apresentados. Ressalta-se, contudo, que muitos dos grandes momentos deste anime existiram graças às intervenções da Chika e do Ishigami (na maior parte das ocasiões em razão da citada moça), uma vez que poucos foram os momentos nos quais a dupla Miyuki e Kaguya conseguiram sobressair-se entre eles mesmos. A personalidade da alta cúpula do Conselho Estudantil pode servir de explicação para isso, mas não como desculpa para eventuais (e certeiras) avaliações negativas neste aspecto.

Embora seja verdade que este humilde blogueiro não tenha se incomodado com a péssima política anti-confissão exaltada pela dupla Miyuki e Kaguya, a verdade é que muitas pessoas se sentiram extremamente incomodadas com tal situação pautada. Como se isso apenas não bastasse, o comportamento da Kaguya em específico foi o estopim de várias "trocas opinativas" durante as calls nas quais a minha pessoa se fez presente para assistir Kaguya-sama. Observando-se os comentários presentes pela internet afora, foi possível identificar que tais visões quanto à atuação do elenco foi bem próxima com a presente neste post.

Partindo da simplicidade de seu enredo central, o anime conseguiu fluir muito bem. Os pontos negativos já citados contrastam interessantemente com os positivos, que não são poucos. Kaguya-sama soube entreter e manter a atenção de uma maneira bem-vinda, sem maiores apelações ou furos consideráveis na sua história. Nada chegou perto da perfeição, nem mesmo as intervenções da Chika, mas ainda assim não houve um maior comprometimento que fizesse este anime cair demasiadamente em conceito e pronta avaliação. Em outras palavras, a experiência em se assistir a esta obra não foi arranhada.

Como ficou a Chika após ajudar o Miyuki a aprender os fundamentos do voleibol...

Em si, o estúdio A-1 Pictures fez um ótimo trabalho. A conversão de Kaguya-sama para anime foi bem feita, caprichada e visualmente bonita. Nada esplendoroso ou que marque época, verdade seja aqui dita. Mas houve esmero e responsabilidade no desenvolvimento do anime nesta sua parte técnica. Aliás, e citando positivamente (embora possa não parecer), Kaguya-sama pode se orgulhar de ter uma sequência de abertura "brega" em todo o seu conceito, que é considerada (com total merecimento) como uma das melhores da temporada animística de janeiro-2019 (clique aqui para visualizá-la).

Você poderá se incomodar com o modo de ser da Kaguya. Talvez se sentirá fora de sintonia com a precaução demasiada do Maiyuki. Por ventura, se colocará no lugar do Ishigami em vários momentos. Inclusive, talvez sorrirás na maior parte das vezes que a Chika aparecer. Independentemente de qualquer um destes fatores (além de outros que certamente devem existir), este anime merece ser visto, pois não existe uma negligência quanto ao seu propósito, além dos pontos negativos presentes não se sobressaírem quanto aos positivos.

Nobre visitante, se tu não assistiu ao anime em pauta, veja-o sem medo e divirta-se na medida certeira. A recomendação do Netoin! é positiva. Caso já o tenhas feito, poderá opinar mais abaixo sobre o que concordas ou discordas desta análise. De modo geral, este humilde blogueiro lhe agradece por lido este post até o seu final.

E assim se segue...

Momentos gerais...
Clique nas imagens para vê-las em tamanho real


"Chika, a filha de político e um dos grandes nomes deste anime..."


"A Chika não apenas sorri muito, como também se impressiona e..."


"Basicamente, o pavor do Ishigami é mais do que compreensível..."


"A Kaguya sabe dar medo..."


"A Chika sabe ser ela mesma, sempre..."


"Esta saída do Ishigami foi bem rotineira no anime..."



"Ação em andamento..."



"As últimas facetas do quarteto principal..."


"A diferença entre sonho e realidade está mais acima..."


Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen
origem: mangá  /  estúdio: A-1 Pictures
temporada: janeiro-2019  /  total de episódios: 12

*** avaliação final: 7,5 pontos de 10,0 possíveis ***


Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen


"Realmente, o amor é uma guerra..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!