Em pauta!

sábado, agosto 14, 2021

[Análises em Geral] #109: conhecendo o jogo King's Knight para o NES 8-bit


Uma aventura simples e perigosa, ao mesmo tempo...

O console de 8-bit da Nintendo marcou bastante a vida deste humilde blogueiro, quando no início de sua adolescência. O videogame, presente no lar a partir de março-1995, sendo ele um modelo oficial nacional da Playtronic, vinha com o cartucho do Super Mario Bros 3 e, por meses, este título foi a grande diversão de minha pessoa e do irmão mais novo, fora os jogos que eram alugados aos finais de semana. Porém, foi com o passar do tempo que o conhecimento sobre a imensidão da biblioteca deste console é que veio à tona.

Porém, o jogo que serve como ponto de atenção deste texto não era do conhecimento de minha pessoa, o que passou a ocorrer de fato tem poucos meses. Um título que carrega consigo a assinatura da Square, não menos que a criadora de grandes sagas tais como Final Fantasy e Seiken Densetsu, entre várias obras de igual naipe. Para a presente ocasião, o alvo de impacto é um jogo que pode ser finalizado, completamente, em menos de trinta minutos, além de estranhamente misturar simplicidade com dificuldade em larga escala.

Trata-se de King's Knight, nobre visitante. Este jogo, lançado originalmente no Japão em 1986 e chegando ao mercado ocidental apenas após três anos [veja a fonte aqui], traz consigo os conceitos básicos de aventura e ação, que são toda a tônica do título. Não existe uma apresentação, nem mesmo com aquelas famosas frases que sobem a tela apenas de se apertar o botão de start. Unicamente, ao executar a citada ação, o jogo se inicia e nada mais, sendo este o momento no qual você é apresentado a um cavaleiro de nome Ray Jack, que deve se aventurar por meio de uma perigosa floresta, em direção a um salvamento todo especial.

A tela inicial de King's Knight (divulgação).

Contudo, o citado cavaleiro não é o único personagem jogável deste título. Segundo consta a história de King's Knight [cuja fonte pode ser aqui acessada], a Princesa Claire foi raptada do Reino de Izander por um Dragão insano. Desta maneira, cabe a quatro bravos aventureiros buscar salvá-la e trazê-la novamente ao seu lar, garantindo assim o retorno da paz para Izander. Os outros três guerreiros são o mago Kaliva, o monstro Barusa, e o jovem ladrão Toby. Juntos ao cavaleiro Ray Jack, estes quatro salvadores passarão sérios apuros em suas jornadas, até chegarem ao covil do Dragão e tentarem derrotá-lo. Basicamente, visitante, é um enredo muito básico e clichê, sem grandes atrativos aparentes. Contudo, essa primeira observação tende a mudar um tanto durante o jogo.

Tu deve ter em mente que, em King's Knight, cada personagem tem uma fase própria. A aventura começa com o cavaleiro, na floresta. Na sequência, é a vez do mago tentar chegar ao covil do Dragão passando por um estranho vilarejo. O simpático monstro é o próximo, ao aventurar-se em um tipo de planície muito densa. Por fim o jovem e inexperiente ladrão, que inicia sua jornada nas praias até o mesmo destino que os demais buscam. Todos devem enfrentar uma horda abissal de inimigos, que a todo instante irão tentar matá-los de variadas formas. E na tela de jogo, tudo que tu tens a disposição é uma barra na parte superior, que mostra a sua vitalidade. Por sinal, a mesma é consumida rapidamente a cada golpe adversário, da mesma forma que decresce um tanto quando tu pegar as setas indicadas [para baixo] no jogo.

Ao completar uma fase, seu personagem automaticamente avança para o covil do Dragão. Entretanto, você jogará todas as quatro fases iniciais de King's Knight, visitante. Se tu morrer com os quatro guerreiros, é o fim de jogo. O dito covil será explorado pelo número de personagens que avançarem, e de maneira única. Em outras palavras, caso tu chegue ao lar do raptor da princesa com dois ou mais personagens, eles estarão juntos no time durante a aventura até chegar ao Dragão. Setas em blocos de cor cinza no cenário (para esquerda, direita ou de rotação), servirão para tu mudar a ordem de quem liderará o grupo, que será o atacante. O personagem que ficar abaixo será o responsável maior pela defesa. E caso tu perca durante sua jornada em tal local, a tela do fim de jogo não será exatamente das mais convidativas.

As telas das quatro fases únicas, cada qual destinada a um personagem específico (divulgação).

Não obstante, King's Knight reserva um segredo em cada uma das quatro fases iniciais, visitante. Ao eliminar áreas dos cenários, você achará uma escadaria. Ao descer por ela, terás algo como uma caverna para ser desbravada, cujo final tem um subchefe no seu aguardo. Acessar tais lugares não é obrigatório, mas lhe renderá bons pontos de nível, que serão essenciais caso tu chegue ao covil do Dragão. Níveis estes que, aliás, tu não tem como saber o andamento, uma vez que o jogo lhe fornece - como já foi citado - uma única barra de vitalidade. Tu só saberá em que nível ficou o seu personagem se encerrar a fase.

História simples. Jogabilidade simples. Dificuldade estressante. Muito possivelmente, King's Knight reservará estas observações de sua parte também, visitante, caso jogue-o em algum momento. Chega a ser frustrante tentar passar das fases e, ao ser atingido por um inimigo, tu perder até vinte e cinco por cento de sua vitalidade e, ao pegar as setas [para cima], elas não recuperarem mais do que cinco por cento de sua energia. Graficamente, este jogo pouco empolga, sendo muito simples mesmo para a época de seu lançamento. Na parte sonora, se muito, King's Knight te apresentará quatro melodias diferentes, mas sem nada realmente chamativo.

Contudo, deve ser aqui enfatizado que este jogo não é ruim, nobre visitante. A bem da verdade, King's Knight é mais desafiador do que pode parecer, muito além do que se fez presente neste texto. Toda a simplicidade visual e de enredo casam perfeitamente. E mesmo com a jogabilidade difícil e um tanto quanto presa, isto acaba se tornando um tipo de atrativo para o jogo em si, algo como um chamariz. É bem verdade que o título em pauta está dentro de uma espiral na qual poucos o conhecem [tal como enfatiza o texto a ser aqui acessado], mas a minha pessoa tende mais a estranhar o porque de ter demorado tanto para sua localização no mercado ocidental, uma vez que poucas frases a traduzir nele se fazem presentes. Assim sendo, King's Knight é um jogo recomendável, nobre visitante.

E assim se segue...

Imagens...



"Quando a fase é terminada..."


"Quando a fase não é concluída..."


"A jogabilidade é simples. Mas as fases estão longe de serem fáceis..."


"Detalhes da quinta - e última -  fase do jogo..."


King's Knight
lançamento: setembro-1986 (Japão); setembro-1989 (Estados Unidos)
criação: Square
plataforma: Nintendo 8-bits


King´s Knight nos consoles virtuais
Nintendo Wii: novembro-2007 (Japão); março-2008 (Estados Unidos)
Nintendo 3DS: fevereiro-2014 (Japão)
Nintendo Wii U: julho-2016 (Japão)


"Esta tela não é nada amistosa..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!