Em pauta!

terça-feira, dezembro 06, 2022

[Análises em Geral] #112: o primeiro jogo de Precure para o Game Boy Advance...


Momento do heroísmo...

O Netoin! está por comemorar o seu décimo sexto aniversário, visitante. Como manda a tradição desta casa na internet, posts especiais serão publicados gradativamente, fazendo parte da citada festividade. E se a questão possuir um alicerce voltado para as chamadas inspirações de criação, então é mais do que correto presumir em mente quais deverão ser as temáticas abordadas ao longo de tais textos especiais. Para iniciar os trabalhos, nada se faz melhor do que unir, literalmente, o útil ao agradável.

A sentença que encerra o parágrafo acima ganha força, a partir do momento no qual a minha pessoa une a paixão pelos animes com o gosto existente aos videogames. A união destes dois hobbies faz com que o post a seguir possa lhe soar deveras atrativo, ao mesmo tempo que chamativo, ao mesmo tempo no qual mantém intacta a razão de existir do Netoin! ao longo de todos estes anos.

Desta maneira, visitante, o tapete lhe é estendido para acompanhar um pouco de certa jornada que coloca as guerreiras da primeira saga Pretty Cure da história dentro de um jogo no 32-bit portátil da Nintendo que, mesmo com a aparente simplicidade, possui elementos que lhe dão muitos pontos positivos e um replay value deveras interessante. Saiba mais, a partir de agora, do jogo Futari wa Pretty Cure: Arienaai! Yume no Sono wa Daimeikyuu (inglês: Futari wa Pretty Cure: I can't believe this! The Dream Garden is a huge labyrinth!; português: Futari wa Pretty Cure: Não acredito nisto! O Jardim dos Sonhos é um grande labirinto!). Assim sendo, tenha uma boa leitura.

História


Pollun, triste, chamando as garotas para o Jardim da Luz, onde Chourou lhes passará uma missão.

Como se faz saber, a franquia Pretty Cure possui todo um modo de levar adiante suas histórias, com temáticas interessantes e cuidadosamente direcionadas para o seu público alvo. Um jogo sobre Precure para o 32-bit portátil da Nintendo, o Game Boy Advance, haveria de manter o enunciado já apresentado. E o fez. Se tu assistiu ao anime Futari wa Precure, que é justamente o primeiro da franquia em pauta, irá reconhecer os seus personagens sem grandes problemas.

Em Futari wa Pretty Cure: Arienaai! Yume no Sono wa Daimeikyuu, tudo se inicia com a fada Pollun extremamente triste e preocupada, chamando pelas jovens Nagisa e Honoka a comparecerem no Jardim da Luz. Neste lugar as aguarda o ancião Chourou, que passa para as meninas algo muito preocupante. Segundo ele diz, o Rei Malvado roubou o Poder dos Sonhos diretamente do Jardim dos Sonhos e, graças a isto, tudo aquilo que as pessoas possuem em seus imaginativos corre grande risco. Para piorar a situação, o citado Poder dos Sonhos acabou sendo quebrado durante o seu roubo e seus fragmentos se espalharam por diferentes locais. Desta maneira, caberá a dupla Nagisa e Honoka - respectivamente as guerreiras Cure Black e White - recuperar os ditos fragmentos e devolver o Poder dos Sonhos ao seu devido lugar.

Contudo, e como não poderia ser diferente, a missão destas guerreiras não será das mais fáceis. Elas deverão trabalhar em conjunto, da maneira mais literal possível, decifrando enigmas por cada local que passarem e derrotar os temidos monstros Zakenna, que obviamente tentarão complicar a ação delas ao máximo que puderem. Tudo isto em nome do resgate dos sonhos das pessoas em todo o mundo.

Jogabilidade e parte técnica


As fases possuem muitos puzzles a espera das duas guerreiras Precure.

Dada a história descrita mais acima, é possível que tu venha a imaginar este jogo como sendo uma ação/aventura em estilo plataforma. Aceitando esta sentença como verdadeira, então você não estará totalmente enganado, nobre visitante. Porém, toda esta aventura - tal como foi bem salientado ao final do parágrafo anterior - está pautada no trabalho em equipe, uma vez que Nagisa e Honoka deverão resolver os mais diferentes tipos de puzzles ao longo dos cenários deste jogo. Isto ao longo de cinco mundos, sendo que cada um contém nove fases e o desafio de um poderoso Zakenna que, como se pode imaginar, é também derrotado ao se resolver puzzles no cenário onde cada um deles está inserido.

No geral, cada fase possui sete corações que devem ser coletados pelas guerreiras Precure e, assim, abrir o portal que permitirá a elas avançarem ao cenário seguinte. Contudo, ambas devem estar no portal juntas, caso contrário não ocorrerá a ida a uma nova fase. Para dar uma pequena complicada nisto, existe um limite de tempo que deverá ser observado por você. Nos dois primeiros mundos, este período temporal em cada cenário é de 240 segundos, mas o mesmo cai para 180 segundos nos três mundos seguintes. E deverás tomar cuidado, pois se tu for atingido por um Zakenna ou cair em algum ponto perigoso de cada fase, então automaticamente perderás dez segundos do tempo total no cenário em que estiver. Observe que os Zakennas presentes nas fases poderão ser derrotados, e alguns deles liberam cartas especiais após isto, sendo que tais cartas estão também espalhadas por certos cenários. Ao mesmo tempo, existem momentos nos quais estes citados inimigos lhe serão de importância para resolver puzzles, então a atenção deverá ser redobrada.

Em si, o jogo não recorre a todo o poderio técnico que o Game Boy Advance tinha a oferecer e, seguramente, nem precisava disto. As fases são bem desenhadas e toda a movimentação das personagens é bem fluída, incluindo quando tu trocar entre elas durante a jogatina. O colorido aqui entra como grande destaque. A parte sonora presente no título não causa nenhum tipo de impacto, mas cumpre bem o seu papel. Além disto, pequenas cenas estáticas do anime Futari wa Precure estarão presentes no decorrer do jogo, incluindo as vozes das duas guerreiras, e isto transcorrerá ao se contar a história, após tu enfrentar o chefe Zakenna de cada mundo e, obviamente, ao finalizar o jogo. Em termos gerais, Futari wa Pretty Cure: Arienaai! Yume no Sono wa Daimeikyuu possui uma bem-vinda dosagem de diversão a sua espera.

Objetivamente


O jogo possui uma boa dosagem de diversão no seu prosseguimento.

Este é um claro exemplo de jogo que está nitidamente voltado a um público mais infantil, dado o seu colorido e aparente simplicidade, mas que esconde uma certa dificuldade que vai se acentuando durante o seu prosseguimento. A história é simples e básica, mas plenamente justificada por tudo que já foi explicado. Como um tipo de plus, este título possui uma sidequest que está ligada diretamente ligada a ação de coletar as cartas especiais no decorrer das fases. Estas liberarão um modo extra de jogo na tela de seleção inicial, tratando-se de um mini game com tais cartas. Analisando de maneira básica, existe um replay value bem interessante no jogo em pauta.

O jogo saiu unicamente para o mercado japonês, mas isto nem de longe é um empecilho para que tu o desfrute. Tudo é bem intuitivo no decorrer da jogatina, uma vez que se faz requerer um mínimo de atenção em cada cenário, no que tange a resolução dos puzzles. Poderá ocorrer de tu ficar ligeiramente abismado com a música das fases, que só muda no grande chefe de cada mundo, mas mesmo isto não tem o poder chatear ou de lhe deixar nervoso enquanto estiver jogando. Ao menos, assim pensa a minha pessoa.

De maneira geral, Futari wa Pretty Cure: Arienaai! Yume no Sono wa Daimeikyuu é um jogo bem recomendável, especialmente se tu for uma pessoa que goste muito da franquia Pretty Cure ou, no mínimo, do anime Futari wa Precure. Aproveitar este título com calma é chave para finalizá-lo sem maiores problemas. Desde agora, este humilde blogueiro espera que tu tenhas apreciado este texto especial, nobre visitante.

E assim se segue...

Imagens gerais do jogo



"A tela inicial do jogo..."


"Ao aceitar a missão..."


"A ordem das fases do primeiro mundo deste jogo..."


"Menos dez segundos como punição, ao ser atingido ou cair em alguma armadilha..."


"Alternar entre as personagens é necessário para avançar no jogo..."


"Sidequest presente para coletar as cartas nas fases..."


Futari wa Pretty Cure: Arienaai! Yume no Sono wa Daimeikyuu
plataforma: Game Boy Advance  /  lançamento: 9-dez-2004 
desenvolvedor: Open Sesame  /  distribuição: Bandai  /  mercado: japonês


"Hora de levar adiante a missão..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ #netoin16anos ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!