Em pauta!

domingo, julho 07, 2013

Evento em Curitiba/PR - Japan: Kingdom of Characters

Uma chamada interessante...

Quando eventos sobre a cultura japonesa se fazem realizar em Curitiba, este humilde blogueiro procura comparecer em boa parte dos mesmos. Por mais que alguma postagem não seja aqui feita, a presença se garante muitas vezes em razão do que se está a ser tratado em tais eventos.

Um bom exemplo disto foi algo que começou, em Curitiba/PR, no dia seis de julho último. Um evento da Japan Foundation, em cooperação com o Consulado Geral do Japão da capital paranaense, visa trazer conhecimento e características acerca da história dos personagens nipônicos, desde a concepção dos mesmos até o impacto gerado por tais criaturas.

O nome do evento é Japan: Kingdom of Characters (Japão: Reino dos Personagens, no português literal), sendo o mesmo itinerante (se fará presente em mais seis capitais brasileiras, com citação ao final deste post). Este blogueiro teve uma percepção muito boa e satisfatória sobre tal acontecimento, e você está sendo convidado a acompanhar um pouco sobre o mesmo à partir deste momento, nobre visitante.

Desde já, tenha uma boa leitura.

Japan: Kingdom of Characters

Namisuke, o mascote do distrito japonês de Suginami.

Os personagens podem ser representativos das mais variadas formas. Em conjunto com aquilo que representam ou da mensagem que visam passar, as criaturas criadas pelas mentes humanas podem sim se assemelhar a qualquer pessoa. E quando se enfatiza isso nada se faz colocar em xeque, pelo contrário, pois isto nem de longe entra como um demérito ou algo próximo à isto.

À bem da verdade, no que tange ao tema proposto, a criação dos personagens no Japão vai muito além do afago e do apelo emocional. Muitos deles representaram épocas, e não apenas períodos em anos como também (e principalmente) acontecimentos que ocorreram no mesmo período. Inclusive existe um costume singular no Japão, no qual algumas regiões e cidades se fazem representar por carismáticos e adoráveis mascotes, ligados à cultura de suas localidades.

Para que você tenha uma breve percepção disto, basta saber que tudo começara com campanhas publicitárias municipais. Em outras ocasiões, eventos esportivos colegiais (muito comuns no Japão) também serviram para a criação de tais personagens e, indo mais além, algumas regiões nipônicas adotaram tais criaturas como símbolo fiel de seu cotidiano, cultura ou homenagem específica a alguma característica local de diferente abrangência.

A Tousaka Rin, de Fate/Saty Night.

No que tange aos conhecidos personagens oriundos de animes e mangás, o Japão sobressaiu-se com maestria mesmo nas épocas mais penosas de sua história. A transformação social ocorrida em solo nipônico, em meados dos anos noventa do século passado, também impactou em tais criações (dado o surgimento do fenômeno conhecido como hikikomori e afins).

A criatividade dos autores japoneses não conheciam limites. Em sua base, muitos dos temas que podem ser interpretados como surreais para os ocidentais são vistos como comuns pelos orientais, e isto se convertia diretamente na criação de muitas histórias e personagens. Grandes heróis, de estatura maior do que muitos edifícios das metrópoles japonesas, enfrentavam monstros de similar magnitude e importância. Histórias regadas a romances, dramas pessoais e familiares, desastres naturais (comuns no arquipélago japonês) e enredos do cotidiano também serviram de base para a criação de muitos dos personagens conhecidos até hoje.

Nos mais diferentes aspectos e mídias, os japoneses deram uma concepção um pouco mais diferenciada para um aspecto muito especial no que tange à criação de personagens, estando este lançado no quesito carisma dos mesmos. Em vários mangás, animes e tokusatsus, há uma gama considerável de personagens que possuem um significado muito especial para muitas pessoas. Neste caso, o território vai muito mais além do arquipélago japonês, espalhando-se por boa parte do planeta Terra.

O quarto temático da Hello Kitty. Sonho de consumo para as garotas.

Dentro de fator carisma nasceu uma nova concepção, ligada intimamente com as criações nipônicas (muito embora não sendo algo específico à elas). É algo muito natural que, mesmo nos dias atuais, muitas pessoas queiram obter produtos e demais objetos que visam trazer uma recordação direta e visual de seus personagens tão queridos. Possivelmente elementos como a nostalgia contam muito neste aspecto, mas há também a questão do simples consumismo, ligado a vontade de ter algo que faça a pessoa lembrar de um personagem muito querido (mesmo que seja uma caneta, por exemplo).

Existem casos extremos. Não contente em ter um objeto de tal série representativa, há pessoas que anseiam em ter um tipo de coleção completa sobre tal série ou algum personagem em específico. Quartos temáticos reinam absoluto nesta questão, onde meninos e meninas sonham em ter o seu espaço decorado com tudo que o faça lembrar de seus personagens e séries tão queridas.

Além do que já foi citado, é importante ressaltar que o cotidiano japonês apresenta muitos exemplos de pessoas que, independente da idade e de suas ocupações, cultivam um sentimento todo especial por suas criaturas mais queridas, muitas delas oriundas dos animes, mangás e tokusatus. Mochilas, canecas, roupas, toalhas, utensílios domésticos e uma gama considerável de objetos do dia-a-dia mostra, diretamente, o carinho que os nipônicos cultivam por seus personagens tão queridos.

Falando de robôs gigantes...

Com base em tudo que foi aqui descrito, percebe-se que a grande razão de ser deste evento foi atingida em sua plenitude. Um grande ponto à ser destacado está ligado ao fator carisma, mas o mesmo é expandido ao ponto de mostrar que os vínculos político, econômico e social também tiveram grande participação na criação de muitos dos personagens que estão presentes nas mentes de tantas pessoas.

No dia em que este blogueiro esteve no evento, foi possível notar que as seções de fotos eram mais comuns ao lado dos totens dos personagens. O fator de grande interesse estava em uma característica muito bem-vinda, sendo esta a presença de famílias inteiras ao evento. Homens, mulheres e crianças compartilhavam, no espaço reservado dentro do MuMA (localizado em frente ao Terminal urbano do Portão, em Curitiba/PR) as suas paixões e fascínio por este segmento da cultura japonesa, que sabe ser apaixonante e diversificada.

Se você é residente em Curitiba/PR e região metropolitana (ou está em visita na capital paranaense), este humilde blogueiro lhe convida à comparecer ao evento, pois realmente vale muito a visitação. Maiores informações poderão ser vistas ao final desta postagem (e também ao clicar aqui). E pode ter certeza que, além de uma amigável e bem-vinda viagem no tempo, você poderá ter acesso à informações de interesse e de ter algumas questões, sobre o cotidiano japonês, ali sanadas.

Momentos...


Evangelion - Não se pode imaginar um evento sobre personagens de animes sem ter uma representante desta obra. A presença da Rei fazia-se valer, ostentando um exemplo sobre aquilo que o japão expôs para o mundo durante os anos 90 do século passado...


Hello Kitty - A gata mais simpática do mundo todo apareceu em Curitiba/PR, em toda a sua glória e força. E não há maldade alguma nesta afirmativa, pois a felina personagem marca presença até hoje, nas mentes e nos corações de novos e antigos fãs...


Ultraman - Um dos responsáveis diretos pelo aparecimento dos heróis nipônicos em toda a Terra, o Ultraman veio à capital paranaense e atraiu a atenção de muitos no local. Além disto, um dos monitores mostravam cenas de combate deste clássico herói...


Pikachu - A grande família dos Pokémons se fez presente em solo curitibano. E seu representante mais conhecido lá estava, o simpático Pikachu. Um dos monitores do evento mostrava as aberturas de várias temporadas do citado anime...


Quarto - Desnecessário enfatizar que as garotas passavam sedentas de vontade por este local. Esta decoração e utensílios representa o sonho de consumo direto de muitas fãs da Hello Kitty ao redor da Terra. As brasileiras não são exceção à regra...


Figures - Em um evento com tal título, era mais que imprescindível a aparição de figures. Tais objetos são a representação física (mais conhecida) para os fãs de animes terem, consigo, um pouco de seus personagens favoritos. É bem verdade que a diversidade de itens para tal finalidade é alta, mas no evento em questão estava muito bom...


Mapa - Este quadro tinha uma importância muito grande no evento. Nele estavam as localizações dos mais variados mascotes nipônicos, todos eles representando uma região ou uma cidade em específico. Interessante notar como o povo japonês utiliza do mascote, até os dias mais atuais, como algo que vai muito além da "simples" simbologia do lugar ou de um evento...


Cotidiano - O evento também contava com banners, que mostravam o impacto que os mascotes e personagens no geral possuem sobre os japoneses em seu cotidiano. Não importa a idade, o nível escolar ou o ramo de trabalho, pois para todos algum personagem marcou (ou ainda marca) a vida de muitas pessoas no Japão...

Até a próxima, amigo visitante!

Serviço informativo para você!

Visão externa do MuMA, em Curitiba/PR (detalhe).
- 06/07/2013 -

Exposição Itinerante da Fundação Japão
- Japan: Kingdom of Characters -

* São Paulo/SP - (já realizado)
* Curitiba/PR - 6 à 28 de julho de 2013
* Recife/PE - 1º de agosto à 29 de setembro de 2013
* Manaus/AM - 11 à 23 de outubro de 2013
* Belém/PA - 1º à 15 de novembro de 2013
* Brasília/DF - 23 de novembro à 12 de dezembro de 2013
* Rio de Janeiro/RJ - 18 de dezembro de 2013 à 12 de janeiro de 2014

Para maiores informações (locais e horários), acesse aqui

Visite o site da Japan Foundation, ao clicar aqui

Acesse o site do Consulado Geral do Japão em Curitiba/PR, clicando aqui

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


O autor do NETOIN! é...
Carlírio Neto Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade deste humilde blogueiro. Veja um pouco mais sobre o autor do blog NETOIN!aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!