Em pauta!

sábado, junho 05, 2021

[Volta ao Passado] O início de Clannad


Tem muito tempo...

A maior valia da seção [Volta ao Passado], nobre visitante, está justamente nesta cálida oportunidade de trazer à tona grandes lembranças da animação japonesa, sob as mais diferentes perspectivas possíveis. Não raramente, diversos textos aqui presentes remetem justamente a algumas recordações da própria vida deste humilde blogueiro, que tais obras acabam trazendo consigo. Obviamente, o post da vez condiciona os dois pontos citados em um, com imensa atratividade.

Se tu visita o Netoin! há bastante tempo, já tens o pleno conhecimento do quanto Clannad é um anime ímpar para a minha pessoa. Ao lado de várias outras obras memoráveis, o citado título teve o início de sua exibição no Japão, em 5 de outubro de 2007, sendo ele o marco final da conhecida tríade de novels da Key Visual Arts animada pelo estúdio Kyoto Animation, formado por Air, Kanon e, por fim, Clannad. O trabalho anterior em anime tinha sido justamente com Kanon, em sua versão remake, quando o seu último episódio revelou no pós créditos o início de produção da obra que será tratada neste texto.

Com seguridade total, e ao menos no modo de analisar deste humilde blogueiro, o episódio inicial de Clannad faz parte de um seleto grupo, no qual tanto elenco maior como a ambientação são apresentados com maestria. De maneira geral, são vinte e quatro minutos que passam rapidamente, dada a maneira com a qual o trabalho de introdução à obra foi conduzido. Os primeiros minutos dão o acorde certeiro, ao mostrar os jovens Okazaki Tomoya e Furukawa Nagisa na já famosa colina, rumo à escola, mas cada um com suas motivações independentes. Enquanto o rapaz odeia a cidade onde vive e vai ao local de estudos apenas para fugir dos seus próprios problemas, a garota busca por uma razão para achar forças e subir aquela colina, uma vez que ama a escola mas precisa de um fator motivador e seguir adiante.

O primeiro encontro entre Nagisa e Tomoya.
Uma visão da realidade sobre o clube de teatro.

Visitante, é bem nítido o quanto que os caminhos de vida da parte da dupla Okazaki e Nagisa são deveras distintos para cada um, mas ao mesmo tempo cada evento da obra acaba conjurando para que estes dois jovens acabam tendo os seus pontos de ação convergindo entre si, de uma maneira na qual possíveis ramificações até apareçam no decorrer da obra, mas acabam sendo potencialmente fragilizadas pelo próprio andar das ações. Outros grandes e importantes integrantes do elenco de Clannad também aparecem neste episódio inicial, com tomadas certeiras e justas, expondo em poucos minutos muito dos seus comportamentos e modos de ser. Diga-se de passagem, dicas de vários pontos que o enredo do anime trabalhará são brevemente citados, mas nisto a atenção clama para ser um tanto maior.

Na área técnica, o ponto de partida do anime em pauta foi sublime à sua época. Melhorou consideravelmente aquilo que a Kyoto Animation já havia mostrado de - muito - bom anteriormente (especialmente com Suzumiya Haruhin no Yuuutsu e Kanon), e deu uma nova dimensão ao trabalho de adaptação de obras diversas em animes. As músicas de abertura - "Megu Meru" - e de encerramento - "Dango Daikazoku" - não apenas mostraram estar em sintonia com a espinha dorsal do anime em si, como marcaram o ano de 2007 que, por si, já tinha sido muito bom nesta área mesmo antes da estreia de Clannad.

Com tema central de seu enredo amparado pelo significado da palavra [família], Clannad fez uma estreia digna de nota, que soube envelhecer bem e que - a sua forma - ainda chama atenção nos dias atuais, passados quase catorze anos desde a sua primeira exibição. Para a minha pessoa, as recordações que este mesmo episódio trás consigo são muito válidas, em especial por ter sido uma época moderadamente mais simplória que a do tempo presente. No mais, o cotidiano de um fantástico grupo de personagens, sob uma temática familiar e com acontecimentos emocionalmente chamativos, estava apenas se iniciando.

E assim se seguiu...

Momentos...



"Sunohara Youhei..."


"As irmãs Fujibayashi, Ryou e Kyou..."


"Começando a se conhecerem..."


"Sakagami Tomoyo..."


"Momento dos nomes serem conhecidos..."


"A primeira desavença entre Tomoyo e Sunohara..."


"Recriar o clube de teatro demandará trabalho, mas..."


"Ah, a família da Nagisa é muito chamativa..."


"Os Furukawa sabem viver..."


"Porém, a vida em família do Okazaki é quase inexistente..."


Clannad
Episódio #1 - "Na colina onde caem as flores de cerejeira"


"Venha comigo ao lugar onde os sonhos se realizam..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!