Em pauta!

terça-feira, fevereiro 09, 2016

[Fim de Temporada] Jan'2016 - Destaques em aberturas e encerramentos!

A nova chamada.
Que iniciam-se os trabalhos dos destaques deste ano...

A temporada de janeiro'2016 ainda não terminou, mas a lista com os destaques em aberturas e encerramentos já se faz presente, nobre visitante. Por mais que ainda esteja adentrando na metade de tal período, os animes já apresentaram as suas sequências que iniciam e terminam cada episódio. Desta forma, o pequeno adiantamento deste post especial foi possível (até porque, em março, outros textos de ordem extra haverão de aparecer por aqui).

Uma vez mais, com a série que vem sendo publicada aqui no NETOIN! desde a temporada de janeiro'2014, é chegado o momento de você acompanhar mais um especial com os destaques em aberturas e encerramentos, nesta oportunidade com os animes exibidos na temporada de janeiro'2016.

Como manda a tradição desta humilde casa na internet, apenas os animes vistos pela minha pessoa poderão aparecer nas duas listas oficiais. Tais obras poderão (ou não) se fazerem presentes nos dois top'5 existentes, cada um deles direcionado para um tópico propício (abertura e/ou encerramento). Este é um ponto de máxima atenção, uma vez que este humilde blogueiro julga como sendo injusto colocar no ranqueamento máximo obras não vistas.

Desta maneira, estes são os animes que poderão aparecer nas distintas listas: Active Raid: Kidou Kyoushuushitsu Dai Hachi Gakari, Ajin, Akagami no Shirayuki-hime 2nd Season, Assassination Classroom 2nd Season, Ao no Kanata no Four Rhythm (Aokana), Boku Dake ga Inai Machi (Erased), Durarara!!x2 Ketsu, Gate: Jieitai Kanochi nite Kaku Tatakaeri 2nd Season, Hai to Gensou no Grimgar, Haikyuu!! Second Season, HaruChika: Haruta to Chika wa Seishun Suru, Heavy Object, Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!, Mahou Tsukai Precure, Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans, Musaigen no Phantom World, Norn9: Norn+Nonet, Phantasy Star Online 2 The Animation, Prince of Stride: Alternative, Sekkou Boys, Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu (Showa Rakugo), Utawarerumono: Itsuwari no Kamen, YamiShibai 3rd Season.

Logo mais abaixo, estarão listados os top's 5 de aberturas e de encerramentos. As menções honrosas farão parte do post, abrangendo nesta oportunidade tanto as obras vistas como as não assistidas pela minha pessoa (ao menos como citações à parte, os animes não assistidos terão o seu espaço). Uma vez mais, não haverão as citações negativas nesta oportunidade.

Tenha uma boa leitura!

Nota: a convenção usada nos top's de abertura e encerramento inicia-se pelo quinto colocado, para então finalizar com o primeiro lugar. O pódio apresenta uma coloração diferenciada no símbolo ao lado do nome da obra, que visa salientar uma ligação com os procedimentos olímpicos (bronze, prata e ouro, respectivamente).

Top'5 - Aberturas

Showa Genroku Rakugo Shinjuu.
 Akagami no Shirayuki-hime 2nd Season
Música: "Sono Koe ga Chizu ni Naru" (Hayami Saori)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Haikyuu!! Second Season
Música: "FLY HIGH!!" (BURNOUT SINDROMES)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans
Música: "Survivor" (BLUE ENCOUNT)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Showa Genroku Rakugo Shinjuu
Música: "Usurai Shinju" (Hayashibara Megumi)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Boku Dake ga Inai Machi
Música: "Re: Re:" (ASIAN KUNG FU GENERATION)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

Boku Dake ga Inai Machi.
O processo para a escolha final do top'5 da temporada, nos quesitos em pauta, sempre são delimitados pela opinião restritamente pessoal. Contudo, questões como a técnica usada na sequência e o quanto a mesma combina (ou não) com a melodia (e a proposta do anime em si) são pontos bem cruciais. Desta maneira, a minha pessoa resolveu levar todos estes dados em consideração para formar não apenas os top's da atual temporada, como também nas citações das menções honrosas.

Começando pelas aberturas de janeiro'2016, pode-se dizer que quatro músicas estavam já pré definidas. O difícil acabou sendo mensurar as colocações finais de cada uma. Por sua vez, definir quem entraria na quinta posição se converteu em uma tarefa mais difícil. Prince of Stride e/ou Grimgar, por bem pouco, não acabaram adentrando na lista final. Com isso, o dócil shoujo Akagami no Shirayuki-hime 2nd Season fez por merecer adentrar no último posto do top'5, graças a uma música que combinou muito bem com a sequência de abertura e o foco da atual temporada desta obra. O pessoal que sabe praticar um bom vôlei, além de desferir muitos momentos de um humor bem-vindo, abiscoitaram a quarta colocação. É claro que esta citação vai para Haikyuu!! Second Season, com uma melodia que causou desconfiança antes da mudança de abertura, mas que não demorou para cair na graça do fandom.

O pódio foi de elevado naipe. Começando pela simbólica medalha de bronze, que acabou nas mãos de um corajoso grupo que tem lutado pela liberdade e igualdade de valores no espaço, sendo tal citação cabível para Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans. Por sua vez, o segundo lugar tem trazido à tona uma antiga arte da cultura japonesa, que tem caído em popularidade com o passar dos anos. Esta frase diz respeito ao anime Showa Genroku Rakugo Shinjuu, cuja abertura consegue resumir muito bem todo o espírito que envolve esta obra. Com isso, o título simbólico de janeiro'2016, no quesito aberturas, ficou à cargo do anime Boku Dake ga Inai Machi, com uma sequência inicial que traduz bem aquilo que se pode esperar do anime em seu desenvolvimento, isso para nãos e falar de sua arrebatadora música.

Menções honrosas: Prince of Stride: Alternative (MyAnimeList, AniList) com "Strider's High" (OxT - Masayoshi Oshi x Tom H@ck); Dagashi Kashi (MyAnimeList, AniList) com "Checkmate!?" (MICHI); Dimension W (MyAnimeList, AniList) com "Genesis" (STEREO DIVE FOUNDATION); Hai to Gensou no Grimgar (MyAnimeList; AniList) com "Knew Day" ([K] NoW_NAME).

Top'5 - Encerramentos

Haikyuu!! Second Season.
 Assassination Classroom 2nd Season
Música: "Kaketa Tsukei" (Miyawari Shion)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Mahou Tsukai Precure
Música: "CURE UP! RA PA PA!" (seiyus da Mirai e da Riko)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Haikyuu!! Second Season
Música: "Hatsunetsu" (tacica)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Boku Dake ga Inai Machi
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

 Hai to Gensou no Grimgar
Música: "Harvest" ([K] NoW_NAME)
Páginas referentes: MyAnimeList / AniList

Hai to Gensou no Grimgar.
O parágrafo que iniciou o texto sobre as aberturas combina, na totalidade, com sua contraparte nos encerramentos. Diga-se de passagem, a escolha das sequências de finalização acabou sendo um tanto mais difícil no todo. As emoções estão garantidas e o momento derradeiro acabou de chegar, aqui no NETOIN!, pois apenas três obras se faziam garantidas na listagem final, enquanto outras seis disputavam os dois últimos postos possíveis em tal enquadramento.

O top dos encerramentos tem início com a quinta colocação. Uma disputa bem acirrada se faz aqui presente. Sekkou Boys, Gundam Iron Blooded Orphans, Utawarerumono e/ou Norn9, por extrema pouca diferença, não adentraram na lista final. No fim, acabou prevalecendo um carisma e calma não muito esperada na sequência de finalização apresentada por Assassination Classroom 2nd Season. Aliás, foi uma surpresa muito positiva, analisando desde a música irresistivelmente tranquila até a sequência animada, mostrando a proposta desta primeira parte da segunda temporada das desventuras do Kuro-sensei e grande companhia. Da calma para a alegria movida às pequenas e carismáticas feiticeiras, tem-se Mahou Tsukai Precure com a quarta colocação nos encerramentos de janeiro'2016. É bem verdade que pode soar meio clichê o modo com o qual a franquia Pretty Cure tem apresentado seus encerramentos, mas o que realmente conta é a união música e ambientação na obra e, no caso, o resultado disto é algo deveras elogiável.

O pódio deu certo trabalho para definir o posicionamento final, mas acredita-se aqui que certa justiça acabou sendo feita. O simbólico bronze ficou com o pessoal esperto e muito carismático de Haikyuu!! Second Season, aproveitando dos efeitos de uma sequência animada em preto e branco, ao lado de música inspirativa, algo que o elenco movido a um bom vôlei deve ter aproveitado muito bem. O segundo lugar acabou nas mãos de uma das obras mais aclamadas pela crítica na atual temporada, sendo ela Boku Dake ga Inai Machi. O encerramento bem sentimental, trabalhando harmoniosamente com a sequência cálida na tela, proporcionam uma experiência fascinante no anime em questão. Desta maneira, o simbólico título da temporada (no que tange aos encerramentos) ficou com Hai to Gensou no Grimgar, o anime que tem sabido dividir opiniões no atual momento da animação japonesa, mas que soube emocionar em sua sequência de finalização. Uma imagem estática, na qual o direcionamento muda para cada personagem enquanto a dócil melodia é entoada, resume de uma maneira precisa o espírito do anime em si.

Menções honrosas: Sekkou Boys (MyAnimeList, AniList) com "Hoshizora Rendezous" (Sekkou Boys); Norn9: Norn+Nonet (MyAnimeList, AniList) com "Zero Tokei" (Oda Kaori); Utawarerumono: Itsuwari no Kamen (MyAnimeList, AniList) com "Hoshifuru Sora Aogimite" (Suara); Luck & Logic (MyAnimeList, AniList) com "Meiyaku no Kanata" (Nitta Emi); Mobile Suit Gundam: Iron Blooded Orphans (MyAnimeList, AniList) com "STEEL - Teketsu no Kizuma" (TRUE).

Top's em aberturas e encerramentos geral

Até a próxima!

O NETOIN! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in NETOIN! ]


Conheça o autor do NETOIN!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!