Em pauta!

sábado, outubro 21, 2017

[Volta ao Passado] Don Drácula no Japão!


De 1982 para o tempo presente...

Por diversas vezes, o anime Don Drácula fez parte de pautas aqui no Netoin!, visitante. Em todas elas, sempre esteve adiante palavras de empenho que fazem completo jus à esta obra, entre as quais destacam-se o humor (sempre caricato) e a seriedade (que em alguns momentos destoava em boa parte o destino mais infantil deste título). Com apenas oito episódios produzidos (por diferentes razões que culminaram com a falta de recursos para continuar com a sua animação), pode-se dizer que, ainda assim, Don Drácula executou muito bem o seu papel.

O primeiro episódio deste anime, como pauta deste post, é um dos bons exemplos de execução para a introdução de quaisquer obra. Nele, não apenas os principais personagens foram apresentados, como também toda a ambientação se fez presente sem a menor cerimônia. Para uma obra como Don Drácula, este acabou sendo o ponto principal para que a minha pessoa se sentisse apreciado por tal.

O grande vampiro Conde Drácula acabou indo embora da Transilvânia (na Romênia) e se mudando para o Japão, mais precisamente na região de Nerima, visando ficar o mais distante possível do seu grande caçador e arquirrival, o professor Von Helsing. Ele apartou em solo japonês junto de sua filha, a graciosa Chocola (que na dublagem brasileira recebeu o nome de Sangria), e também do seu fiel serviçal Igor. Interessante aqui frisar que o Drácula se mudou com sua mansão e tudo, para uma área distante da cidade.


Conde Drácula, Chocola, Von Helsing e Igor: que quarteto...

De acordo com este anime, a personalidade do Conde Drácula é de alguém extremamente bobo, por vezes agindo sem muito raciocinar, mas que ainda sim detém muito da chamada cultura vampiresca (com o adendo de que ele suga apenas o sangue de mulheres muito bonitas) sendo, além disto, possuidor de um grande coração (principalmente no que diz respeito à sua filha Chocola). Seu grande inimigo, o Von Helsing, é aparentemente um ser bastante astuto mas que, para sua infelicidade, é sempre acometido por terríveis ataques crônicos em momentos bem importantes. Este episódio inicial deixou muito bem estes pontos citados em grande evidência.

Cabe aqui ressaltar que a Chocola é uma garota muito esperta, por vezes agindo de maneira contrária aos costumes mais tradicionais vindos do seu pai. Ela entende a periculosidade sobre o Von Helsing ter ido para o Japão, mas se recusar a mudar seu novo estilo de vida em razão disto. Por sua vez, o Igor segue sempre o seu mestre, mesmo não concordando na totalidade com os seus atos. Interessante notar que o seu tapa-olho não tem uma serventia real ou necessidade de ali estar, sendo apenas um simples enfeite facial. Não menos importante, a mulher que sempre pede para o Conde Drácula lhe sugar o sangue chama-se Blonda e, como é possível imaginar, o grande vampiro foge dela por julgá-la muito feia.

Don Drácula é uma das muitas obras que levam a assinatura do grande Osamu Tezuka. Inclusive, ele dirigiu a conversão para anime desta obra, que originalmente foi um mangá publicado na Weekly Shounen no ano de 1979. O anime foi transmitido em 1982 no Japão, chegando ao Brasil  em 1984 (quando foi televisionado pela Rede Manchete durante muitos anos). Com um primeiro episódio bem caricato, de nível satisfatório no humor e chamativo na sua essência, seguramente Don Drácula merece a sua pronta atenção, nobre visitante.

E assim se segue...

Momentos...



"Blonda e um dos grandes temores do Conde Drácula em evidência..."



"Von Helsing chegou ao Japão..."



"Conversas, negociações e algo mais..."


"Desculpe mestre, mas sua filha é mais esperta do que o senhor..."



"A Chocola está em perigo..."



"Ataque crônico chegando..."


Don Drácula
Episódio #1 - "O caçador chegou"



"Um destino cruel para o Von Helsing..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!