[Volta ao Passado] Ações e reações em Clannad... ~ Netoin!

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

[Volta ao Passado] Ações e reações em Clannad...


Texto especial pelo #netoin11anos...

Clannad foi um anime demasiadamente marcante para este humilde blogueiro. Não para menos, desde o seu ano de estreia o mesmo está presente no roll pessoal de obras japonesas preferidas. É bem verdade que não se trata de um título perfeito, livre de falhas e similares, mas consegue (ao mesmo tempo) conter algo singular, chamativo em seu roteiro e elenco, que soube não apenas atrair como (principalmente) manter a atenção do início ao fim de sua exibição.

Vários foram os episódios marcantes da obra no seu contexto geral. Porém, a primeira temporada do anime teve o chamado "momento da iniciativa" por parte da dupla Okazaki Tomoya e Furukawa Nagisa, mesmo que estes personagens não tenham percebido que haviam chegado a tanto, na proximidade de seu término de exibição (mais precisamente no décimo oitavo capítulo). Além disso, a insert song contida no álbum "Soradado" mostrou o quanto a música "Over" foi bem representativa para o momento específico em si (escute-a ao clicar aqui).

No que tange aos fatos do episódio em pauta, basta mencionar que o Tomoya estava suspenso do colégio por três dias, graças aos eventos do episódio anterior (no qual salvou a Sakagami Tomoyo e assumiu a culpa pelo ocorrido). Isto alinhado paralelamente ao fato da Nagisa estar ausente às aulas, em razão de sua frágil saúde. Obviamente, o pessoal do Clube de Teatro (Fujibayashi Ryou, Fujibayashi Kyou, Ichinose Kotomi e Sunohara Youhei) se mostrou bem preocupado a citada dupla. Mas para algumas de suas integrantes havia aí uma oportunidade única, talvez a última, de tentar trazer a atenção de um certo jovem para si mesmas.

 Seriedade e brincadeiras se fizeram presentes no episódio.

 Quando todas tiveram a mesma ideia...

O episódio foi extremamente competente em mostrar que os sentimentos, no geral, estavam em xeque. Não se tratava apenas da Nagisa e do Tomoya, mas sim de todas as outras garotas citadas no parágrafo acima, no que tangia ao anseio delas pelo mesmo rapaz, cada uma ao seu próprio estilo. A Tomoyo cuidando do rapaz em pauta por sentir-se culpada pelos eventos anteriores e, em contrapartida, o Tomoya buscando auxiliá-la na melhora de sua imagem no colégio, às vésperas da eleição para o Conselho Estudantil. Por sua vez, as irmãs Fujibayashi mostraram estar dispostas a uma cartada final pelo afeto do protagonista, valendo aqui frisar que ambas sentiam o mesmo por ele sem haver uma competição entre elas por isto (ao contrário, pois a Kyou sempre buscou auxiliar a Ryou neste ensejo, indo um tanto quanto contra os seus próprios sentimentos).

O ponto alto do capítulo esteve em seus minutos finais, no último evento em prol da Tomoyo (uma partida de tênis contra o capitão da equipe masculina do colégio). Foi ali que toda a emoção veio com força, à tona, na vista clara dos presentes. Sorrisos, olhares baixos, lágrimas. Basicamente, tudo ali converteu-se no final das chances do Tomoya passar a dispensar sua atenção para qualquer outra de suas pretendentes que não fosse a Nagisa.

Contudo, este mesmo episódio teve os seus momentos hilários. E o melhor deles foi na casa do Tomoya quando, na manhã de um domingo, todas as garotas (incluindo até a Ibuki Fuuko nisto) tiveram a ideia de preparar algo para o rapaz comer. Certamente, o jovem Okazaki teve muito trabalho ali (e o seu estômago também). Isso sem contar o pobre Sunohara servindo de alvo constante da Tomoyo e sua fúria.

Isto é Clannad...

Momentos...


"Ações e reações..."


"O Sunohara é um rapaz bem afortunado..."


"A Sagami Tomoyo e sua kohais..."



"Um momento que se aproxima..."



Clannad
Estúdio: Kyoto Animation  /  Temporada: outubro'2007

Episódio #18: "As medidas secretas para a mudança"
Estréia: fevereiro'2008


"Sentimentos à flor da pele..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ #netoin11anos ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

  • 1Blogger
  • Disqus

1 Comentário

  1. Que legal ver alguém comentando sobre Clannad (não vejo muito disso atualmente). Curiosamente, este foi também pra mim um dos episódios mais marcantes. Aquele onde percebemos e entendemos de uma vez por todas que no coração de Tomoya só poderia residir a Nagisa.

    Em meio a toda sorte de confusões dos episódios passados realmente ficava complicado entender o estado das relações e como se encontrava o coração do protagonista, até vir o momento do jogo de tênis onde todos, personagens e expectadores, tiram por fim suas dúvidas a respeito dos sentimentos do rapaz.

    Uma miríade de emoções seria uma boa definição para aquele acontecimento, que teve uma direção excelente!

    A estreia de Clannad já fez seus 10 anos e logo mais a exibição deste episódio fará também. E mesmo tanto tempo depois, continua sendo uma obra excelente em diversos quesitos. Pra mim, um dos melhores da Kyoto Animation.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre este texto do NETOIN!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!

comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Blog sobre animação japonesa - Não copie os textos. Favor entrar em contato com o dono do blog para maiores dúvidas e detalhes. - Netoin! 2006-2018 (ano 11)
^
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Walgreens Printable Coupons