Em pauta!

domingo, dezembro 31, 2017

[Especial] Está chegando o top de 2017!


Hora das explicações...

O ano de 2017 está se encerrando e, de acordo com o momento propício, o Netoin! prepara os acordes da casa para o já tradicional post de destaques do ano no âmbito animístico japonês, nobre visitante.

Dito isto, este post vem aqui esclarecer para você quais serão as regras deste ano para o pleito acerca dos animes de 2017. Ao todo, quase setenta animes estarão legíveis para esta simbólica premiação. Por mais que este ano por terminar não tenha sido tão generoso quanto 2016 (no que tange aos animes nele exibidos), ainda assim muitas obras realmente boas apareceram para o deleite do fandom, e nelas é que virá o todo por agora.

Além disto, uma pequena análise sobre 2017 lhe será apresentada, tendo o cunho pessoal devidamente inflamado, amparado por tudo aquilo que o ano em pauta representou no que tange aos animes nele exibidos.

Tenha uma boa leitura...

As regras necessárias

Tsuki ga Kirei.

O primeiro ponto de atenção estão nas regras que o Netoin! adota para fazer tal tipo de post anual. É necessário saber delas, o que lhe proporcionará uma abrangência maior de compreensão, visitante. A primeira a se destacar é que somente animes que foram vistos pela minha pessoa poderão se fazer presentes no pleito oficial do blog. Desta maneira, evita-se que obras não visualizadas acabem ganhando menções que poderiam soar injustas, independente das mesmas de serem positivas ou negativas.

Em um segundo escalão, os animes de início em outubro'2016 (ou em algum momento do citado ano) e que terminaram em 2017 poderão aparecer em qualquer ponto deste especial anual. Seguem-se, para tanto, os seguintes animes: All Out!!, Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans 2nd Season, Nobunaga no Shinobi, Sangatsu no Lion (a primeira temporada), Time Bokan 24 e Trickster: Edogawa Ranpo "Shounen Tanteidan" yori.

A terceira pauta é uma causa oposta à anterior, pois os animes que começaram em 2017 e que prosseguirão na temporada de janeiro'2018 (ou adiante) serão elegíveis apenas para o pleito do próximo ano. Neste caso, os animes que concorrerão apenas em 2018 são: Mahoutsukai no YomeOsomatsu-san 2nd Season e Sangatsu no Lion 2nd Season.
* Observação: a única exceção a esta regra está nos animes da série Pretty Cure.

Como quarta menção entra um ponto a ser destacado, sendo este o fato dos títulos que tiveram duas temporadas sendo exibidas em 2017, desde que tenham apresentado início e fim no ano corrente, serão ranqueados como um anime apenas. Este é o caso direto de Yami Shibai (que teve a quarta e quinta temporadas exibidas em 2017).

Por fim, se seguirão agora os nomes dos animes que, de acordo com as quatro normativas impostas mais acima, poderão acabar aparecendo neste post especial. Os mesmos estarão perfilados, mais abaixo, de acordo com as temporadas em que foram exibidos.

* janeiro'2017: ACCA: 13-ku Kansatsu-ka, All Out!!ChäoS;Child, Demi-chan wa Kataritai, Fuuka, Gabriel DropOut, Hand Shakers, Idol Jihen, Kira Kira Precure A La Mode, Kobayashi-san Chi no Maid Dragon, Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo! 2nd Season, Kuzu no Honkai, Little Witch Academia (TV), Masamune-kun no Revenge, Minami Kamakura Koukou Joshi Jitensha-buMobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans 2nd SeasonNobunaga no ShinobiPiace: Watashi no Italian, Rewrite 2nd SeasonSangatsu no LionSeiren, Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu: Sukeroku Futatabi-hen (Shouwa Rakugo 2nd Season)Time Bokan 24Trickster: Edogawa Ranpo "Shounen Tanteidan" yoriUrara MeirochouYoujo SenkiYamiShibai 4th Season e Yowamushi Pedal: New Generation.
* em azul: animes pertinentes à segunda regra.
* em vermelho: anime pertinente à quarta regra.
* total de animes elegíveis: vinte e oito (28), contemplando toda a listagem presente.

* abril'2017: Alice to Zouroku, Clockwork Planet, Eromanga-senseiKira Kira Precure A La ModeLittle Witch Academia (TV)Natsume Yuujinchou Roku, Oushitsu Kyoushi Heine, Re:Creators, Shingeki no Kyojin Season 2, Shuumatsu Nani Shitemasu ka? Isogashii desu ka? Sukutte Moratte Ii desu ka?, Tsuki ga Kirei, Uchouten Kazoku 2nd Season, World Fool News (TV) Part II e Yowamushi Pedal: New Generation.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* total de animes elegíveis: onze (11), excetuando os que já estavam em exibição desde a temporada anterior.

* julho'2017: Aho Girl, Ballroom e Youkoso, Centaur no Nayami, Fate/ApocryphaKira Kira Precure A La ModeKoi to Uso, Made in Abyss, Netsuzou TrapRe:CreatorsSenki Zesshou Symphogear AXZ, Tsurezure Children, Vatican Kiseki Chousakan, Yami Shibai 5th Season e Youkoso Jitsuryoku Shijou Shugi no Kyoushitsu e.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* em vermelho: anime pertinente à quarta regra.
* total de animes elegíveis: doze (12), excetuando os que já estavam em exibição desde a temporada anterior.

* outubro'2017: AnimegatarisBallroom e YoukosoBoku no Kanojo ga Majimesugiru Sho-bitch na KenFate/ApocryphaHouseki no Kuni (TV), Imouto sae Ireba Ii, Inuyashiki, Just Because!, Juuni Taisen, Kekkai Sensen & Beyond, Kino no Tabi: The Beautiful World - The Animated Series, Kira Kira Precure A La ModeKonohana Kitan, Kujira no Kora wa Sajou ni Utau, Mahoutsukai no Yome, Net-juu no Susume, Omiai Aite wa Oshiego Tsuyoki na Mondaiji, Osomatsu-san 2nd Season, Sangatsu no Lion 2nd SeasonTouken Ranbu: Hanamaru, Shokugeki no Souma: San no Sara e Shoujo Shuumatsu Ryokou, Urahara.
* em azul: animes que continuaram da temporada anterior.
* em vermelho: animes pertinentes à terceira regra (não concorrerão ao pleito de 2017, mas sim para o de 2018).
* total de animes elegíveis: dezesseis (16), excetuando os que já estavam em exibição desde a temporada anterior, além das obras pertinentes à terceira e /ou quarta regras.

Total de animes elegíveis no pleito de 2017: sessenta e sete (67)

Animegataris.

As regras já estão explanadas, nobre visitante, na medida que os nomes de todos os animes elegíveis também são conhecidos neste momento. Entretanto, note que houve uma diminuição agressiva no total de animes vistos, entre os anos de 2016 (noventa e quatro obras) e de 2017 (sessenta e sete). Inúmeros fatores levaram à isto que, de momento, não são exatamente convenientes de serem aqui citados.

Tal como ocorrera em 2016, os animes estarão alocados em agrupamentos de acordo com as suas posições finais, seguindo as instruções deste blog. Assim sendo, você terá três listas (cada uma com dez obras citadas), sendo elas as de bronze (do 21º ao 30º), de prata (do 11º ao 20º) e de ouro (do 1º ao 10º).

Para este ano, entretanto, haverá uma novidade, sendo ela o fato dos posts de piores e melhores do ano serem reduzidos em um só (ao contrário do que tem sido feito desde 2014). Além disto, tal texto estará bem mais convidativo para a sua apreciação, nobre visitante.

Reveja os pleitos anteriores do Netoin! aqui
2010  /  2011  /  2012  /  2013

Considerações gerais sobre 2017

Demi-chan wa Kataritai.

O ano de 2017, opinando rigorosamente, teve muitos altos e baixos no universo dos animes nele exibidos. Algumas obras apareceram com um pré status de sérias candidatas a melhores do ano, mas acabaram tendo um desempenho muito abaixo de qualquer expectativa lançada. Por outro lado, surgiram muitos títulos interessantes, para os quais o fandom no todo (incluindo a minha pessoa) quase nada neles apostavam inicialmente.

Embora seja verdade que o enunciado no parágrafo acima seja comum de ocorrer sempre, a verdade é que 2017 forçou um tanto neste quesito, de maneira quase brusca e incisiva. Contudo, e conclusivamente, foram doze meses interessantes que, dispostos em uma média geral padronizada, acabaram ficando dentro de uma zona aceitável de conforto.

Era pedir demasiadamente demais que, depois de um 2016 que lembrou os velhos bons tempos em seus animes, 2017 conseguisse manter a escrita (e infelizmente não o fez). Por outro lado, o ano a ser terminado poderia ter sido muito pior do que acabou sendo e, felizmente, isto não aconteceu. Nobre visitante, tenha a certeza de que o próximo post, com os destaques gerais do ano, lhe darão uma bela conotação sobre a razão pela qual a minha pessoa assim pensa.

Esteja, desde agora, com o convite em mãos para deixar registrada vossa opinião sobre 2017 nos animes, tanto no campo de comentários do blog como também através do e-mail oficial da casa [blognetoin@gmail.com].

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ made in Netoin! ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!