Em pauta!

terça-feira, dezembro 19, 2017

[Volta ao Passado] Ações e reações em Clannad...


Texto especial pelo #netoin11anos...

Clannad foi um anime demasiadamente marcante para este humilde blogueiro. Não para menos, desde o seu ano de estreia o mesmo está presente no roll pessoal de obras japonesas preferidas. É bem verdade que não se trata de um título perfeito, livre de falhas e similares, mas consegue (ao mesmo tempo) conter algo singular, chamativo em seu roteiro e elenco, que soube não apenas atrair como (principalmente) manter a atenção do início ao fim de sua exibição.

Vários foram os episódios marcantes da obra no seu contexto geral. Porém, a primeira temporada do anime teve o chamado "momento da iniciativa" por parte da dupla Okazaki Tomoya e Furukawa Nagisa, mesmo que estes personagens não tenham percebido que haviam chegado a tanto, na proximidade de seu término de exibição (mais precisamente no décimo oitavo capítulo). Além disso, a insert song contida no álbum "Soradado" mostrou o quanto a música "Over" foi bem representativa para o momento específico em si (escute-a ao clicar aqui).

No que tange aos fatos do episódio em pauta, basta mencionar que o Tomoya estava suspenso do colégio por três dias, graças aos eventos do episódio anterior (no qual salvou a Sakagami Tomoyo e assumiu a culpa pelo ocorrido). Isto alinhado paralelamente ao fato da Nagisa estar ausente às aulas, em razão de sua frágil saúde. Obviamente, o pessoal do Clube de Teatro (Fujibayashi Ryou, Fujibayashi Kyou, Ichinose Kotomi e Sunohara Youhei) se mostrou bem preocupado a citada dupla. Mas para algumas de suas integrantes havia aí uma oportunidade única, talvez a última, de tentar trazer a atenção de um certo jovem para si mesmas.

 Seriedade e brincadeiras se fizeram presentes no episódio.

 Quando todas tiveram a mesma ideia...

O episódio foi extremamente competente em mostrar que os sentimentos, no geral, estavam em xeque. Não se tratava apenas da Nagisa e do Tomoya, mas sim de todas as outras garotas citadas no parágrafo acima, no que tangia ao anseio delas pelo mesmo rapaz, cada uma ao seu próprio estilo. A Tomoyo cuidando do rapaz em pauta por sentir-se culpada pelos eventos anteriores e, em contrapartida, o Tomoya buscando auxiliá-la na melhora de sua imagem no colégio, às vésperas da eleição para o Conselho Estudantil. Por sua vez, as irmãs Fujibayashi mostraram estar dispostas a uma cartada final pelo afeto do protagonista, valendo aqui frisar que ambas sentiam o mesmo por ele sem haver uma competição entre elas por isto (ao contrário, pois a Kyou sempre buscou auxiliar a Ryou neste ensejo, indo um tanto quanto contra os seus próprios sentimentos).

O ponto alto do capítulo esteve em seus minutos finais, no último evento em prol da Tomoyo (uma partida de tênis contra o capitão da equipe masculina do colégio). Foi ali que toda a emoção veio com força, à tona, na vista clara dos presentes. Sorrisos, olhares baixos, lágrimas. Basicamente, tudo ali converteu-se no final das chances do Tomoya passar a dispensar sua atenção para qualquer outra de suas pretendentes que não fosse a Nagisa.

Contudo, este mesmo episódio teve os seus momentos hilários. E o melhor deles foi na casa do Tomoya quando, na manhã de um domingo, todas as garotas (incluindo até a Ibuki Fuuko nisto) tiveram a ideia de preparar algo para o rapaz comer. Certamente, o jovem Okazaki teve muito trabalho ali (e o seu estômago também). Isso sem contar o pobre Sunohara servindo de alvo constante da Tomoyo e sua fúria.

Isto é Clannad...

Momentos...


"Ações e reações..."


"O Sunohara é um rapaz bem afortunado..."


"A Sagami Tomoyo e sua kohais..."



"Um momento que se aproxima..."



Clannad
Estúdio: Kyoto Animation  /  Temporada: outubro'2007

Episódio #18: "As medidas secretas para a mudança"
Estréia: fevereiro'2008


"Sentimentos à flor da pele..."

Até a próxima!

O Netoin! está com você, no Facebook e no Twitter

[ #netoin11anos ]


Conheça o autor do Netoin!, visitante...
Carlírio Neto
Carlírio Neto, um fã de animação e cultura japonesa desde os anos noventa. Dramas são a especialidade pessoal. O personagem Wataru, de Sister Princess, representa bem a personalidade de minha humilde pessoa.

2 comentários:

  1. Que legal ver alguém comentando sobre Clannad (não vejo muito disso atualmente). Curiosamente, este foi também pra mim um dos episódios mais marcantes. Aquele onde percebemos e entendemos de uma vez por todas que no coração de Tomoya só poderia residir a Nagisa.

    Em meio a toda sorte de confusões dos episódios passados realmente ficava complicado entender o estado das relações e como se encontrava o coração do protagonista, até vir o momento do jogo de tênis onde todos, personagens e expectadores, tiram por fim suas dúvidas a respeito dos sentimentos do rapaz.

    Uma miríade de emoções seria uma boa definição para aquele acontecimento, que teve uma direção excelente!

    A estreia de Clannad já fez seus 10 anos e logo mais a exibição deste episódio fará também. E mesmo tanto tempo depois, continua sendo uma obra excelente em diversos quesitos. Pra mim, um dos melhores da Kyoto Animation.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações


      Nobre, eu concordo totalmente com as suas palavras.

      E já adianto que anseio em fazer um post especial sobre os dez anos de Clannad. Espero poder lançá-lo para breve.


      Até mais!

      Excluir

Dê a sua opinião sobre este texto do Netoin!, visitante.

Critique, elogie, argumente sobre o post que acabou de ler.

Quer indicar alguma matéria? Fique à vontade. Esse espaço também é seu.

Expor as ideias é legal e algo bem-vindo, tenha certeza. Apenas peço para que mantenha o bom senso no que você escrever.

Apenas uma observação deve ser feita, pois não será admitida nenhuma forma de spam.

Agradecido pela sua visita e por seu comentário.

Até mais!